2023

Estratigrafia

Nome: Estratigrafia
Cód.: GEO13320L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Nesta formação os alunos desenvolvem competências na análise de sequências estratigraficas reunindo informação litoestratigrafica, bioestratigrafia e cronoestratigrafica para compreender as etapas da história geológica gravadas nas bacias sedimentares.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Interpretar as etapas da história e evolução da Terra a partir da informação estratigráfica; Definir e caracterizar unidades estratigráficas; Com a análise de mapas geológicos executar, compreender e interpretar colunas estratigráficas; Analisar e interpretar as relações entre diferentes rochas, caracterizando as suas relações no espaço e no tempo (Datação Relativa vs. Absoluta); Analisar e interpretar sucessões de fáceis, em termos de evolução dos ambientes sedimentares; Compreender e utilizar a tabela estratigráfica internacional. Desenvolver competências no domínio da análise de registos estratigráficos e conteúdos fossilíferos.

Conteúdos Programáticos

Definição e objectivos. Princípios da Estratigrafia. Dimensão ?tempo? e ordenamento dos acontecimentos; Paleontologia, Sedimentologia e Geocronologia aplicadas à Estratigrafia. Biostratigrafia e Magnetoestratigrafia; Análise de sequências sedimentares e vulcano-sedimentares; Correlações estratigráficas; Descontinuidades sedimentares; Fácies sedimentares; Paleoclimatologia e Paleogeografia; Escalas cronostratigráfica e geocronológica; Métodos de datação radiometrica; A tabela estratigráfica Internacional;
As etapas da História e Evolução da Terra; Précâmbrico: Arcaico, Paleoproterozoico, Mesoproterozoico e Neoproterozoico; Fanerozoico: Paleozóico, Mesozóico e Cenozóico;
Ciclos de formação e fragmentação de supercontinentes: Rodinia, Gondwana e Pangeia; A evolução da vida na Terra; A evolução da tectónica de placas, a deriva continental, a reciclagem crustal e as orogenias; Modelos de reconstruções paleogeograficas e paleoclimaticas.

Métodos de Ensino

Métodos de ensino:
Aulas teóricas com recurso a meios multimédia.
Recurso à plataforma Moodle (bi-learning).
Aulas práticas com resolução exercícios analisando dados de casos de estudo: elaboração de cortes geológicos e desenho de colunas litostratigráficas a partir de mapas geológicos, correlação estratigráfica e interpretação de ambientes sedimentares, conteúdo fossilífero e a evolução paleogeográfica. Relatório de iniciação à investigação em Estratigrafia sequência, com a análise de fácies sedimentares e definição de modelos e sistemas deposicionais.
Métodos de avaliação:
Relatórios das actividades desenvolvidas nas aulas laboratoriais.
Duas frequências teóricas (2) ou Exame Final teórico (1). Exame final prático (1).
Nota Final=0.5* (Nota teórica) + 0.4* (Nota Prática) + 0.1* (relatórios de actividade prática

Bibliografia

Miall, A.D. (2016) Stratigraphy; A modern synthesis, Springer, 454p.
Brookfield, M., (2004). Principles of Stratigraphy. Blackwell, Malden, Oxford, Carlton, 340p.
Condie, K.C., Sloan, R., 1998. Origin and evolution of Earth. Principles of Historical Geology. Prentice-Hall, 498p.
Doyle, P., Bennet, M.R., Baxter, A.N., 2001. The Key to Earth History: An Introduction to Stratigraphy. 2nd Edition. Wiley, 293p.
Dabrio, C., Hernando, S., 2003. Estratigrafia. Facultad de Ciencias Geológicas, Univ. Complutense de Madrid, Colección Geociencias, 382p.