2024
Comportamento do Consumidor
Nome: Comportamento do Consumidor
Cód.: GES10964M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os resultados esperados de aprendizagem e as competências a adquirir nesta unidade curricular são:
*Capacidade para compreender o comportamento de consumo e de compra dos indivíduos e das organizações nos variados mercados de produtos e serviços;
* Domínio das várias teorias e modelos do comportamento do consumidor;
* Conhecimento dos factores determinantes do processo de decisão de compra;
* Compreender a interrelação entre os diversos tópicos da teoria de comportamento do consumidor.
*Capacidade para compreender o comportamento de consumo e de compra dos indivíduos e das organizações nos variados mercados de produtos e serviços;
* Domínio das várias teorias e modelos do comportamento do consumidor;
* Conhecimento dos factores determinantes do processo de decisão de compra;
* Compreender a interrelação entre os diversos tópicos da teoria de comportamento do consumidor.
Conteúdos Programáticos
1 Estudo do comportamento do consumidor
1.1 Evolução e tendências futuras
1.2 Métodos para estudar o consumidor
1.3 Ética no comportamento do consumidor
2 O processo de tomada de decisão de compra e consumo
2.1 Reconhecimento do problema e procura de informação
2.2 Avaliação de de alternativas
2.3 Compra e consumo
2.4 Actuação Pós-compra
3 Influências ao processo de decisão
3.1 Diferenças individuais
3.2 Influência dos factores externos
4 Influenciando o comportamento do consumidor
4.1 Mudanças de atitude
4.2 Processamento da informação
4.2.1 Percepção
4.2.2 Aprendizagem e memória
1.1 Evolução e tendências futuras
1.2 Métodos para estudar o consumidor
1.3 Ética no comportamento do consumidor
2 O processo de tomada de decisão de compra e consumo
2.1 Reconhecimento do problema e procura de informação
2.2 Avaliação de de alternativas
2.3 Compra e consumo
2.4 Actuação Pós-compra
3 Influências ao processo de decisão
3.1 Diferenças individuais
3.2 Influência dos factores externos
4 Influenciando o comportamento do consumidor
4.1 Mudanças de atitude
4.2 Processamento da informação
4.2.1 Percepção
4.2.2 Aprendizagem e memória
Métodos de Ensino
As sessões lectivas combinam, interligam e aprofundam conhecimentos teóricos e práticos, resultados de investigação e metodologias para estudar o consumidor e a sua aplicação a casos concretos. As sessões presenciais, adoptam uma metodologia de ensino participativa activa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões, que estimulam o raciocínio, abstracção e exposição oral. incluem discussão de casos e resultados de investigação, análise de ideias e vídeos, seminários, ensaios individuais e em grupo e apresentação/discussão de artigos. Adicionalmente incentivam ao acompanhamento e à pesquisa fora da sala, com apoio do estudo à distância através da plataforma Moodle.
Avaliação
A avaliação é feita com base nos seguintes elementos:
1. Em regime de avaliação contínua:
I- Trabalho em grupo, com peso de 40% na nota final, consiste numa apresentação/discussão de 20m em aula de um tema de comportamento do consumidor.
II- Estudo de caso individual (peso de 30% para a nota final)
III- Análise individual de um artigo científico (30%).
2. Em regime de avaliação final:
I- Recensão crítica de 2-3 artigos científicos, realizada individualmente, sobre um tópico do programa à escolha dos alunos. O peso para a nota final deste trabalho, que também não deve exceder as 1500 palavras, será de 50%
II - Prova escrita que incide sobre toda a matéria, com peso de 50%
A nota mínima em cada elemento de avaliação é 7/20.
1. Em regime de avaliação contínua:
I- Trabalho em grupo, com peso de 40% na nota final, consiste numa apresentação/discussão de 20m em aula de um tema de comportamento do consumidor.
II- Estudo de caso individual (peso de 30% para a nota final)
III- Análise individual de um artigo científico (30%).
2. Em regime de avaliação final:
I- Recensão crítica de 2-3 artigos científicos, realizada individualmente, sobre um tópico do programa à escolha dos alunos. O peso para a nota final deste trabalho, que também não deve exceder as 1500 palavras, será de 50%
II - Prova escrita que incide sobre toda a matéria, com peso de 50%
A nota mínima em cada elemento de avaliação é 7/20.
Bibliografia
Principal/Principal:
Blackwell,R. D.; Miniard, P.W.; Engel, J.F.(2006). Consumer Behavior, 10th Edition, Forth Worth, The Dryden Press.
Schiffman, L. G.; Wisenblit, J.L.(2018). Consumer Behavior, Prentice Hall, 12th Edition.
Solomon, M.; Bamossy, G.; Askegaard, S.; Hogg, M. (2013). Consumer behaviour: an European perspective, Prentice Hal
Revistas Científicas /Scientific Journals:
Journal of Consumer Culture
Journal of Consumer Marketing
Journal of Consumer Satisfaction, Dissatisfaction and Complaining Behavior (JCS/D&CB)
The Journal of Customer Behaviour
Journal of Consumer Research
Blackwell,R. D.; Miniard, P.W.; Engel, J.F.(2006). Consumer Behavior, 10th Edition, Forth Worth, The Dryden Press.
Schiffman, L. G.; Wisenblit, J.L.(2018). Consumer Behavior, Prentice Hall, 12th Edition.
Solomon, M.; Bamossy, G.; Askegaard, S.; Hogg, M. (2013). Consumer behaviour: an European perspective, Prentice Hal
Revistas Científicas /Scientific Journals:
Journal of Consumer Culture
Journal of Consumer Marketing
Journal of Consumer Satisfaction, Dissatisfaction and Complaining Behavior (JCS/D&CB)
The Journal of Customer Behaviour
Journal of Consumer Research