2023
Física Geral I
Nome: Física Geral I
Cód.: FIS13008L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Física
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
As disciplinas de Física Geral I e II devem ser consideradas em conjunto, quanto aos objetivos gerais no contexto
do curso. Abordam vários fenómenos e conceitos físicos, indispensáveis para a compreensão do progresso
científico e tecnológico atual, procurando relacionar a Física - quer nos domínios mais clássicos, quer nos avanços
mais recentes - com as outras Ciências e Engenharias, e dar uma perspetiva atualizada de alguns dos seus
domínios de investigação de hoje em dia. Duma forma qualitativa, pretende-se interessar o estudante por todos os
domínios de Física, incluindo alguns dos contemporâneos que não são abordados no ensino secundário. Além
disso, pretende-se desenvolver nos alunos mecanismos de raciocínio, aplicando competências matemáticas
elementares, bem como iniciá-los na experimentação em laboratório, dado que, em geral, muitos nunca antes
tiveram essa experiência.
do curso. Abordam vários fenómenos e conceitos físicos, indispensáveis para a compreensão do progresso
científico e tecnológico atual, procurando relacionar a Física - quer nos domínios mais clássicos, quer nos avanços
mais recentes - com as outras Ciências e Engenharias, e dar uma perspetiva atualizada de alguns dos seus
domínios de investigação de hoje em dia. Duma forma qualitativa, pretende-se interessar o estudante por todos os
domínios de Física, incluindo alguns dos contemporâneos que não são abordados no ensino secundário. Além
disso, pretende-se desenvolver nos alunos mecanismos de raciocínio, aplicando competências matemáticas
elementares, bem como iniciá-los na experimentação em laboratório, dado que, em geral, muitos nunca antes
tiveram essa experiência.
Conteúdos Programáticos
I.Mecânica
Método científico. Medições, unidades, dimensões.
Cinemática e dinâmica do ponto material. Leis de Newton e suas aplicações.
Trabalho e energia. Colisões e momento linear. Leis de conservação.
Sistemas de partículas. Corpo rígido. Momento angular.
Gravitação universal.
II.Oscilações e ondas
Movimento periódico. Movimento harmónico simples. Oscilações forçadas e ressonância.
Osciladores acoplados. Modos normais.
Ondas progressivas. Efeito Doppler.
Sobreposição e interferência. Ondas estacionárias.
III.Opção
A.Termodinâmica
Equilíbrio térmico e temperatura.
Gás ideal. Equação de estado. Energia interna, calor, trabalho.
Calorimetria. Trabalho e calor em processos termodinâmicos.
Teoria cinética dos gases.
2ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas. Processos reversíveis e irreversíveis. Entropia.
B.Tópicos de propriedades mecânicas de sólidos.
Tensão, deformação, elasticidade, lei de Hooke.
Modelo microscópico de constantes mecânicas de sólidos.
Método científico. Medições, unidades, dimensões.
Cinemática e dinâmica do ponto material. Leis de Newton e suas aplicações.
Trabalho e energia. Colisões e momento linear. Leis de conservação.
Sistemas de partículas. Corpo rígido. Momento angular.
Gravitação universal.
II.Oscilações e ondas
Movimento periódico. Movimento harmónico simples. Oscilações forçadas e ressonância.
Osciladores acoplados. Modos normais.
Ondas progressivas. Efeito Doppler.
Sobreposição e interferência. Ondas estacionárias.
III.Opção
A.Termodinâmica
Equilíbrio térmico e temperatura.
Gás ideal. Equação de estado. Energia interna, calor, trabalho.
Calorimetria. Trabalho e calor em processos termodinâmicos.
Teoria cinética dos gases.
2ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas. Processos reversíveis e irreversíveis. Entropia.
B.Tópicos de propriedades mecânicas de sólidos.
Tensão, deformação, elasticidade, lei de Hooke.
Modelo microscópico de constantes mecânicas de sólidos.
Métodos de Ensino
Exposição dos conteúdos programáticos nas aulas de contacto com os alunos (por vezes, usando projeções). Resolução de exercícios. Trabalhos experimentais no laboratório.
Avaliação: resolução na aula de 4 mini-testes de problemas e relatórios dos trabalhos no laboratório; possibilidade de exames de frequência durante o semestre; exame final. A componente prática vale 30% da nota final, e os restantes 70% resultarão das classificações nos testes ou exame.
Avaliação: resolução na aula de 4 mini-testes de problemas e relatórios dos trabalhos no laboratório; possibilidade de exames de frequência durante o semestre; exame final. A componente prática vale 30% da nota final, e os restantes 70% resultarão das classificações nos testes ou exame.
Bibliografia
Feynman, Lectures on Physics.
Tipler and Mosca, Physics for Scientists and Engineers.
J. Dias de Deus e outros, Introdução à Física.
Serway, Física.
Alonso and Finn, Física.
Tipler and Mosca, Physics for Scientists and Engineers.
J. Dias de Deus e outros, Introdução à Física.
Serway, Física.
Alonso and Finn, Física.