2024

Desempenho de Aeronaves

Nome: Desempenho de Aeronaves
Cód.: EME13231L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Engenharia Aeroespacial

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Com este curso pretende-se introduzir os estudantes aos princípios físicos do voo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Introdução aos fundamentos do Desempenho de Voo de uma aeronave.
2. Prever o desempenho de uma determinada aeronave em voo de nível, subida ou descida e volta coordenada; e identificar as velocidades ideais para cada fase do voo e a força ou potência necessária.
3. Estimar o alcance e autonomia máxima de uma aeronave, assim como o alcance e autonomia para voo de nível com velocidade constante e em cruise climb.
4. Estimar distâncias de descolagem e aterragem, e peso máximo à descolagem.
5. Transformar requisitos operacionais em objetivos de projeto, quer sejam eles aerodinâmicos, estruturais, propulsivos ou de estabilidade.
6. Definir o envelope de voo de uma aeronave.

Conteúdos Programáticos

Capítulo 1 - Introdução
Capítulo 2 - Voo Planado
Capítulo 3 - Força e potência propulsiva necessária para voo de nível
Capítulo 4 - Força e potência propulsiva disponível
Capítulo 5 - Voo de nível
Capítulo 6 - Subida a velocidade constante
Capítulo 7 - Subida em voo acelerado
Capítulo 8 - Alcance e autonomia
Capítulo 9 - Descolagem
Capítulo 10 - Aterragem
Capítulo 11 – Manobras
Capítulo 12 - Envelope de voo

Métodos de Ensino

A unidade curricular de Desempenho de Aeronaves é ministrada através de aulas teóricas e de aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e princípios das diferentes matérias abordadas. As aulas teórico-práticas são utilizadas para consolidar os conhecimentos dos alunos através da aplicação prática dos diferentes conceitos abordados ao longo da unidade curricular.

Avaliação

Os elementos de avaliação da unidade curricular de Desempenho de Aeronaves são classificados utilizando o intervalo [0,20]. Avaliação contínua ou por exame final de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Évora.
São os seguintes os elementos de avaliação:
• [P] Série de problemas (30%)
• [T1] Teste 1 (35%)
• [T2] Teste 2 (35%)
• [E] Exame final (70%).

O aluno poderá escolher 1 de 2 possíveis regimes de avaliação, em que a Nota Final [NF] é calculada da seguinte forma:
i) AVALIAÇÃO CONTÍNUA: NF = P*0.3 + T1*0.35 +T2*0.35
Se NF>= 9.5 ^ P>= 9.5 ^ T1>= 8.0 ^ T2>= 8.0 então aluno Aprovado.

ii) AVALIAÇÃO FINAL: NF = P*0.3 + E*0.7
Se NF>= 9.5 ^ P>= 9.5 ^ E>= 9.5 então aluno Aprovado.

Bibliografia

Main references:
Anderson, J. D. (2010). Aircraft performance and design. Boston: McGraw-Hill.
Anderson, J. & Bowden, M. (2022). Introduction to Flight, McGraw Hill Co., 9th Edition.
Ojha, S. K. (1995). Flight Performance of Aircraft, AIAA Education Series.
Complementary references:
Shevell, R. S. (1989). Fundamentals of Flight, Prentice Hall.
Hale, F. H. (1991). Introduction to Aircraft Performance, Selection and Design, John Wiley & Sons.
Vinh, N. X. (1995). Flight Mechanics of High-Performance Aircraft, Cambridge University Press.
Anderson, J. D., & Eberhardt, S. (2010). Understanding Flight (2nd ed.), McGraw-Hill.
Roskam, J. e Lan, C. E. (2003). Airplane Aerodynamics and Performance, Roskam Aviation and Engineering Corporation, Box 274, Route 4, Ottawa, Kansas.
European Aviation Safety Agency. (2014). Flight Performance and Planning 1, ATPL ground training series Book 06. Oxford.
Marques, J.M.G. (2023). Desempenho de Veículos Aeroespaciais: resumos e exercícios resolvidos.

Equipa Docente