2025

Climatologia

Nome: Climatologia
Cód.: GEO13354L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geografia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos de Climatologia e de Meteorologia. Enquanto disciplina propedêutica da Geografia (Física e Humana), pretende-se que os alunos desenvolvam competências ao nível da compreensão de processos físicos naturais que será fundamental para outras unidades curriculares a jusante, assim como intervir diretamente nas vertentes técnica e científica que esta área do conhecimento por si só proporciona. Em Climatologia, os estudantes desenvolverão conhecimentos, aptidões e competências de molde a: a) compreender o sistema climático e principais padrões de circulação, b) compreender os processos físicos que tornam o sistema climático funcional, c) compreender e aplicar os principais sistemas de classificação climáticas, d) interpretar a influência do Homem no Clima (variabilidade climática vs. alterações climáticas), e e) compreender a origem dos dados climáticos, saber interpretá-los e modelá-los.

Conteúdos Programáticos

Climatologia. Clima e estado do tempo. Escala dos fenómenos atmosféricos.
A Terra: Geometrias; movimentos da Terra; o tempo
O Sistema Climático. A Atmosfera.
Radiações solar, terrestre e atmosférica. Balanços de radiação e de energia
Termodinâmica da Atmosfera: temperatura e humidade do ar; estabilidade atmosférica; evaporação e evapotranspiração; condensação; precipitação
Ciclo Hidrológico (componentes). Balanços de massa de água, balanços hídricos no solo e em aquíferos
Dinâmica da Atmosfera: pressão atmosférica, vento, circulação geral da atmosfera; massas de ar e frentes.
Classificações climáticas: Köppen e Thornthwaite; clima de Portugal.
Elementos e factores climáticos. Variabilidade e alteração climática.
Dados climáticos: observações e instrumentos meteorológicos; análise climatológica
Meteorologia Sinóptica: conceito, sistemas de observação, cartas meteorológicas
Modelação em Climatologia: Conceitos gerais, volumes de controlo, Global Circulation Models (GCMs)

Métodos de Ensino

A climatologia é base fundamental para a compreensão de processos físicos e termodinâmicos da atmosfera, temática de superlativa importância na formação dos novos geógrafos. Nas aulas teórico-práticas serão expostos detalhadamente conceitos, princípios e teorias fundamentais da climatologia e meteorologia, seguida da resolução de problemas práticos ilustrativos que ajudem os alunos a compreender a exposição teórica. Deste modo pretende-se estimular os alunos ao debate dos conceitos e das metodologias associadas à sua aplicação prática.
Os trabalhos práticos a realizar em paralelo com outras formas de avaliação (ver secção seguinte) permitirão aos alunos consolidar competências de investigação e adquirir conhecimentos científicos e profissionais essenciais. Os alunos deverão ter acesso atempado à bibliografia proposta. O trabalho à distância (em tempo sensivelmente idêntico ao das horas de contacto) será estimulado (estudo individual, preparação de trabalhos).

Avaliação

A avaliação inclui duas componentes, uma teórico-prática (T-P), outra essencialmente prática (P). Os estudantes podem optar por avaliação contínua (AC) ou final (AF)(época normal). A avaliação da componente T-P decorre da realização de frequências (FR) em AC ou de um exame no final do semestre (E) em AF. A da componente P resulta da execução de trabalhos práticos (TP) ao longo do semestre. Em ambos os regimes, o desempenho na componente T-P vale 75% da Classificação Final (CF) da unidade curricular enquanto o da componente P vale 25%. A aprovação final em AC requer nota mínima de 50% em ambas as componentes e de 8 valores em cada FR. Em AF, a contribuição relativa para a CF virá: 75% ? E ? 95% e 5% ? TP ? 25%, consoante a proporção de TPs avaliados. Em exames realizados noutros períodos de avaliação (recurso, especial ou extraordinária) todos os conteúdos programáticos serão objeto de avaliação numa só prova escrita, correspondendo a nota obtida à CF final da unidade curricular.

Bibliografia

Ahrens, C. 2008 Meteorology Today. An introduction to weather, climate and environment 9th ed. Thomson
Andrade, J. 2003 Agrometeorologia. Apontamentos para aulas teórico-práticas. Univ. de Évora.
Barry. R. e Chorley, R. 2003 Atmosphere Weather and Climate. 8ª ed. Routledge, Londres.
Hartmann, D. 2015 Global physical climatology, Vol.103. Newnes
Hidore, J. e Oliver, J. 1993 Climatology: An Atmosphere Science, MacMillan Publishing Company, NY.
Marsh, W . e Dozier, J 1981 Landscape; an introduction to Physical Geography, Willey
Miranda, P. 2001 Meteorologia e Ambiente. Universidade Aberta, Lisboa.
Peixoto, J. 1987 O Sistema Climático e as Bases Físicas do Clima. O homem, o Clima e o ambiente I. SEARN, Lisboa.
Ribeiro, O., Lautensach, H. e Daveau,S. 1988 Geografia de Portugal II ? O Ritmo Climático e a Paisagem?, Sá da Costa ed. Lisboa,
Rohli, R. e Anthony J. 2017 Climatology. Jones & Bartlett Learning
Strahler, A. 1992 Modern Physical Geography, John Willey & Sons, NY