2023

Microeconometria

Nome: Microeconometria
Cód.: ECN10320D
7.5 ECTS
Duração: 15 semanas/195 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Analisam-se aprofundadamente os métodos econométricos aplicáveis aos principais tipos de dados microeconómicos, as principais especificações alternativas, os métodos de estimação e seus pressupostos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo é o de facultar o contacto com trabalhos de investigação aplicada em diversos domínios e preparar os estudantes para o trabalho aplicado com dados seccionais e de painel. A apresentação dos tópicos poderá ser diferente de ano para ano de acordo com os interesses de investigação dos alunos

Os estudantes deverão adquirir competências para executar trabalho empírico com este tipo de dados, utilizando software adequado, nomeadamente:
• Capacidade de análise e manipulação de dados.
• Desenvolvimento de raciocínio crítico e da capacidade de abstração.
• Capacidade de formulação e de interpretação de modelos econométricos
• Capacidade de trabalhar em equipa e de comunicar.
• Desenvolvimento da capacidade de utilização de software econométrico

Conteúdos Programáticos

Introdução: Dados microeconómicos. Problemas comuns em Microeconometria. A relevância da análise de especificação

• Complementos de Modelos com Variável Dependente Limitada: Modelos Tobit; Modelos a duas partes; Modelos de seletividade.

• Complementos de Modelos com dados de painel: Modelos dinâmicos, Modelos não lineares.

• Modelos de Duração: Modelos paramétricos e semiparamétricos. Dados contínuos e discretos.

• Econometria Espacial: Dependência espacial e heterogeneidade espacial. Testes para a autocorrelação espacial. Modelos de Regressão Espacial.

• Avaliação de Políticas/Programas: Experiências sociais e naturais, Método das Diferenças-nas-Diferenças,Métodos de Matching

Métodos de Ensino

O ensino é realizado com base em aulas teórico-práticas, em que após a transmissão dos conteúdos teóricos os alunos resolvem exercícios e respondem a questões que ajudam a perceber os conceitos e a pôr os conhecimentos em prática. Na resolução de exercícios é dada primazia à utilização de dados reais com apoio de software econométrico adequado.
Em termos de avaliação os alunos terão que realizar um projeto empírico individual.

Bibliografia

Cameron e Trivedi (2005), Microeconometrics- Methods and Applications, Cambridge University Press.
LeSage, J. and Pace, K. R. (2009), Introduction to Spatial Econometrics, CRC Press, Taylor & Francis Group.
Wooldridge, J. M. (2010), Econometric Analysis of Cross Section and Panel Data, Cambridge, Mit Press.

Equipa Docente