2024
Análise Musical IV
Nome: Análise Musical IV
Cód.: MUS13004L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Compreender as funções musicais da textura, do timbre e da dinâmica;
Desenvolver competências em leitura de partituras;
Adquirir uma compreensão da relação entre a teoria e a prática na música;
Estimular o interesse na capacidade de trabalhar de forma independente;
Reflectir criticamente sobre a sua própria prática;
Apresentar ideias com clareza e saber comunicá-las de forma eficiente.
Desenvolver competências em leitura de partituras;
Adquirir uma compreensão da relação entre a teoria e a prática na música;
Estimular o interesse na capacidade de trabalhar de forma independente;
Reflectir criticamente sobre a sua própria prática;
Apresentar ideias com clareza e saber comunicá-las de forma eficiente.
Conteúdos Programáticos
Os aspectos qualitativos e quantitativos das texturas;
Tipos de texturas musicais;
Uníssono
Melodia e acompanhamento
Melodia secundária
Escrita por partes
Textura contrapontística
Acordes
Texturas Complexas
A variação da textura como factor estrutural.
Tipos de texturas musicais;
Uníssono
Melodia e acompanhamento
Melodia secundária
Escrita por partes
Textura contrapontística
Acordes
Texturas Complexas
A variação da textura como factor estrutural.
Métodos de Ensino
A Unidade curricular é lecionada em Turma.
Para além de uma componente expositiva pelo docente, deve ser incentivada uma componente de pesquisa e de estudo analítico, para além das aulas, por parte do aluno e ainda deve ser fomentado o debate sobre as questões fundamentais em análise.
Avaliações (AV)
Os alunos podem escolher entre:
- Avaliação Contínua:
duas frequências (F);
um trabalho de análise (TA);
A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:
AV = (F1 x 0,3) + (TA x 0,3) + (F2 x 0,4)
O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (estes limites não se aplicam os alunos que tenham estatuto de trabalhador estudante).
- Exame final:
exame escrito de duas horas (E)
AV = (E x 1,0)
Para além de uma componente expositiva pelo docente, deve ser incentivada uma componente de pesquisa e de estudo analítico, para além das aulas, por parte do aluno e ainda deve ser fomentado o debate sobre as questões fundamentais em análise.
Avaliações (AV)
Os alunos podem escolher entre:
- Avaliação Contínua:
duas frequências (F);
um trabalho de análise (TA);
A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:
AV = (F1 x 0,3) + (TA x 0,3) + (F2 x 0,4)
O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (estes limites não se aplicam os alunos que tenham estatuto de trabalhador estudante).
- Exame final:
exame escrito de duas horas (E)
AV = (E x 1,0)
Avaliação
Avaliações (AV)
Os alunos podem escolher entre:
- Avaliação Contínua:
Assiduidade (A);
Duas frequências (F);
Um trabalho de análise ou uma apresentação oral (TA).
A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:
AV = (A x 0,15) + (F1 x 0,3) + (F2 x 0,3) + (TA x 0,25)
O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (este limite não se aplica aos alunos que tenham o estatuto de trabalhador estudante).
Trabalhador-estudante:
AV = (F1 x 0,35) + (F2 x 0,35) + (TA x 0,30)
- Exame final:
Exame escrito de duas horas (E)
AV = (E x 1,0)
Os alunos podem escolher entre:
- Avaliação Contínua:
Assiduidade (A);
Duas frequências (F);
Um trabalho de análise ou uma apresentação oral (TA).
A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:
AV = (A x 0,15) + (F1 x 0,3) + (F2 x 0,3) + (TA x 0,25)
O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (este limite não se aplica aos alunos que tenham o estatuto de trabalhador estudante).
Trabalhador-estudante:
AV = (F1 x 0,35) + (F2 x 0,35) + (TA x 0,30)
- Exame final:
Exame escrito de duas horas (E)
AV = (E x 1,0)
Bibliografia
BARRIÈRE, J.-B. (Ed.). (1991). Le timbre. Metaphore pour la composition. Paris: Christian Bourgois éditeur, I.R.C.A.M.
BERRY, W. (1987. ) Structural Functions in Music, New York (NY): Dover Publications.
LIGETI, G. (1958). Metamorphoses of Musical Form. in Die Reihe 7, pp. 519.
PISTON, W. (1969). Orchestration. London: Victor Gollancz Ldt.
RATNER, L. G. (1980). Classic music: expression, form, and style, New
York (NY): Schirmer.
Bibliografia específica (i.e., de acordo com as obras em análise em cada semestre)
BERRY, W. (1987. ) Structural Functions in Music, New York (NY): Dover Publications.
LIGETI, G. (1958). Metamorphoses of Musical Form. in Die Reihe 7, pp. 519.
PISTON, W. (1969). Orchestration. London: Victor Gollancz Ldt.
RATNER, L. G. (1980). Classic music: expression, form, and style, New
York (NY): Schirmer.
Bibliografia específica (i.e., de acordo com as obras em análise em cada semestre)
Equipa Docente
- Benoît Gibson [responsável]