2024
Análise Musical I
Nome: Análise Musical I
Cód.: MUS13001L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Familiarizar-se com e compreender determinadas formas musicais.
Aprender a reconhecer essas formas auditivamente e visualmente.
Adquirir uma compreensão da relação entre a teoria e a prática em música;
Estimular o interesse em trabalhar de forma autónoma e em grupo;
Apresentar ideias com clareza e saber comunica-las de forma eficiente.
Aprender a reconhecer essas formas auditivamente e visualmente.
Adquirir uma compreensão da relação entre a teoria e a prática em música;
Estimular o interesse em trabalhar de forma autónoma e em grupo;
Apresentar ideias com clareza e saber comunica-las de forma eficiente.
Conteúdos Programáticos
Tipos de temas convencionais
Formas ternárias
Formas binárias
Tema e variações
Formas sonatas
Formas rondó
Forma rondo-sonata
Formas não convencionais
Formas ternárias
Formas binárias
Tema e variações
Formas sonatas
Formas rondó
Forma rondo-sonata
Formas não convencionais
Métodos de Ensino
A Unidade curricular é lecionada em Turma.
Para além de uma componente expositiva pelo docente, deve ser incentivada uma componente de pesquisa e de estudo analítico, para além das aulas, por parte do aluno e ainda deve ser fomentado o debate sobre as questões fundamentais em análise.
Para além de uma componente expositiva pelo docente, deve ser incentivada uma componente de pesquisa e de estudo analítico, para além das aulas, por parte do aluno e ainda deve ser fomentado o debate sobre as questões fundamentais em análise.
Avaliação
Avaliações (AV)
Os alunos podem escolher entre:
- Avaliação Contínua:
? Assiduidade (A);
? Duas frequências (F);
? Um trabalho de análise ou uma apresentação oral (TA).
A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:
AV = (A x 0,15) + (F1 x 0,3) + (F2 x 0,3) + (TA x 0,25)
O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (este limite não se aplica aos alunos que tenham o estatuto de trabalhador estudante).
Trabalhador-estudante:
AV = (F1 x 0,35) + (F2 x 0,35) + (TA x 0,30)
- Exame final:
? Exame escrito de duas horas (E)
AV = (E x 1,0)
Os alunos podem escolher entre:
- Avaliação Contínua:
? Assiduidade (A);
? Duas frequências (F);
? Um trabalho de análise ou uma apresentação oral (TA).
A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:
AV = (A x 0,15) + (F1 x 0,3) + (F2 x 0,3) + (TA x 0,25)
O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (este limite não se aplica aos alunos que tenham o estatuto de trabalhador estudante).
Trabalhador-estudante:
AV = (F1 x 0,35) + (F2 x 0,35) + (TA x 0,30)
- Exame final:
? Exame escrito de duas horas (E)
AV = (E x 1,0)
Bibliografia
ABROMONT, C., Montalembert, Euge?ne de, Guide des formes de la musique occidentale, Paris, Fayard - Henri Lemoine, 2010.
BOCHMANN, C. (2003). A linguagem harmónica do tonalismo. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa.
CAPLIN, William E. (2013). Analyzing Classical Form. An Approach for the Classroom. New York: Oxford University Press.
HEPOKOSKI, J. & Darcy, W. (2006). Elements of Sonata Theory. Norms, Types, and Deformation in the Late-Eighteenth-Century Sonata. Oxford, New York: Oxford University Press.
KÜHN, C. (2003). Tratado de la forma musical. Barcelona: S.A. Idea Books.
ROSEN, C. (2005). The Classical Style. Haydn, Mozart, Beethoven (new edition). London: Faber & Faber.
Bibliografia específica (i.e., de acordo com as obras em análise em cada semestre)
BOCHMANN, C. (2003). A linguagem harmónica do tonalismo. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa.
CAPLIN, William E. (2013). Analyzing Classical Form. An Approach for the Classroom. New York: Oxford University Press.
HEPOKOSKI, J. & Darcy, W. (2006). Elements of Sonata Theory. Norms, Types, and Deformation in the Late-Eighteenth-Century Sonata. Oxford, New York: Oxford University Press.
KÜHN, C. (2003). Tratado de la forma musical. Barcelona: S.A. Idea Books.
ROSEN, C. (2005). The Classical Style. Haydn, Mozart, Beethoven (new edition). London: Faber & Faber.
Bibliografia específica (i.e., de acordo com as obras em análise em cada semestre)
Equipa Docente
- Benoît Gibson [responsável]