2023

Iniciação à Investigação em Música e Musicologia I

Nome: Iniciação à Investigação em Música e Musicologia I
Cód.: MUS12948L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Musicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Promover competências, aptidões e análise dos métodos de investigação associados à investigação em Artes, nomeadamente interpretação, composição e musicologia;
Capacidade para analisar e selecionar as melhores abordagens e metodologias em função do objecto de estudo e das hipóteses de trabalho e estudo em projecto.
Desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e das capacidades de exposição escrita e oral.

Conteúdos Programáticos

Etapas da investigação:
- Investigação qualitativa e quantitativa
- Métodos de recolha de dados (pesquisa documental, técnicas de observação, inquéritos)
- Análise e interpretação dos resultados.
Formalização do trabalho:
- Capacidade de estruturar resultados
- Capacidade de sintetizar resultados: quadros e tabelas
- Redacção e apresentação dos trabalhos científicos
- Referências bibliográficas e estilo editorial
- Apresentação de resultados

Métodos de Ensino

Introdução dos alunos à pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e metodologias de investigação. A uc tem uma forte componente prática na preparação dos estudantes para a investigação, recolha de dados, organização e arquivo. Estudantes preparam uma proposta de investigação, com base num tópico que esteja de acordo com o curso e campo de trabalho individual.

Avaliação

Avaliação contínua:
Tabalho escrito sobre um tema de investigação (50%)
Recensão de um artigo científico (50%)

Avaliação Final
Exame escrito (100%)

Bibliografia

Bibliografia específica relacionada com cada um dos projectos a desenvolver.

Bell, J. (2002). Como realizar um projecto de investigação: Um guia para a pesquisa em Ciências Sociais e da Educação. Gradiva.
Eco, U. (1997). Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Editorial Presença.
Harper-Scott, J. P. E., & Samson, J. (Eds.). (2009). An Introduction to Music Studies. Cambridge University Press.
Knowles, J. G. & Cole, A. (Eds.) (2008). Handbook of the arts in qualitative research: perspectives, methodologies, examples, and issues. Sage Publication.
Reis, F. L. (2018). Investigação Científica e Trabalhos Académicos - Guia Prático. Sílabo.
Silva, A. S. & Pinto, J. M. (orgs). (2001). Metodologia das Ciências Sociais. Edições Afrontamento.
Sousa, M. J., & Baptista, C. S. (2011). Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios. Pactor.

Equipa Docente