2024
Sociologia da Música
Nome: Sociologia da Música
Cód.: MUS12946L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Musicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Adquirir uma compreensão contextualizada do objecto de estudo da sociologia e da sua natureza. Adquirir e compreender as noções e conceitos necessários à abordagem sociológica da produção artística, nomeadamente musical. Reconhecer a música como fenómeno sócio-cultural e contribuir para uma visão crítica da História da Música Ocidental. Promover o desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos. Desenvolver as capacidades de exposição, escrita e oral.
Conteúdos Programáticos
1 - Introdução à Sociologia
2 - O Acontecimento musical enquanto facto social, interacção social e identidade social
3 - Formas de existência da música enquanto sistemas dinâmicos, contextos de criação/produção, mediação e recepção.
4 - Modelos de sociabilidade e práticas culturais com música.
5 - Cultura de massa e globalização, sociedade de consumo e níveis da cultura.
2 - O Acontecimento musical enquanto facto social, interacção social e identidade social
3 - Formas de existência da música enquanto sistemas dinâmicos, contextos de criação/produção, mediação e recepção.
4 - Modelos de sociabilidade e práticas culturais com música.
5 - Cultura de massa e globalização, sociedade de consumo e níveis da cultura.
Métodos de Ensino
Leccionação expositiva dos conteúdos fundamentais, estudos de caso, discussão de problemáticas propostas e acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos. Audição e visualização de exemplos seleccionados.
Avaliação
Os alunos podem optar por:
- Avaliação contínua:
Teste escrito (50%)
Trabalho escrito individual (35%)
Apresentação oral com suporte digital (15%)
- Avaliação final:
Exame final escrito (100%)
- Avaliação contínua:
Teste escrito (50%)
Trabalho escrito individual (35%)
Apresentação oral com suporte digital (15%)
- Avaliação final:
Exame final escrito (100%)
Bibliografia
BERMINGHAM, Ann; BREWER, John (ed.), The Consumption of Culture 1600-1800. Image, Object, Text, London: Routledge, 1997.
BLAUKOPFT, Kurt, Sociologia de la Musica, Madrid: Real Musical, 1988.
CARVALHO, Mário Vieira de, Razão e Sentimento na Comunicação Musical, Lisboa: Relógio dÁgua, 1999.
GIDDENS, Anthony, Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 3a ed., 2000.
LEPPERT, Richard e McClary, Susan, Music and Society: The Politics of Composition, Performance, and Reception, Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
LEPPERT, Richard (ed.), Essays on music, Theodor W. Adorno, Berkeley, University of California Press, 2002.
MARTIN, Peter J., Sounds and Society. Themes in the Sociology of Music, N.Y.: Manchester University Press, 1995.
SHEPERD, John, Music as Social Text, Cambridge: Polity Press, 1991.
SUPICIC, I., Music in Society: A Guide to the Sociology of Music, New York: Pendragon Press, 1987.
BLAUKOPFT, Kurt, Sociologia de la Musica, Madrid: Real Musical, 1988.
CARVALHO, Mário Vieira de, Razão e Sentimento na Comunicação Musical, Lisboa: Relógio dÁgua, 1999.
GIDDENS, Anthony, Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 3a ed., 2000.
LEPPERT, Richard e McClary, Susan, Music and Society: The Politics of Composition, Performance, and Reception, Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
LEPPERT, Richard (ed.), Essays on music, Theodor W. Adorno, Berkeley, University of California Press, 2002.
MARTIN, Peter J., Sounds and Society. Themes in the Sociology of Music, N.Y.: Manchester University Press, 1995.
SHEPERD, John, Music as Social Text, Cambridge: Polity Press, 1991.
SUPICIC, I., Music in Society: A Guide to the Sociology of Music, New York: Pendragon Press, 1987.
Equipa Docente
- Pedro Filipe Russo Moreira [responsável]