2023

História da Música em Portugal II

Nome: História da Música em Portugal II
Cód.: MUS01011L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Musicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A disciplina orienta-se no sentido de proporcionar uma compreensão contextualizada das grandes correntes da História da Música em Portugal: do Período Joanino a meados do séc. XIX.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

História da Música em Portugal II
Da Antiguidade a princípios do Renascimento
2011-12
 
I. Objectivos

 


– Adquirir uma compreensão contextualizada da História da Música em Portugal e dos correspondentes repertórios durante o séc. XVIII.


– Desenvolver as capacidades de análise, problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e as capacidades de exposição, escrita e oral.

Conteúdos Programáticos

II. Programa


 


História da Música em Portugal II


 


– A «italianização» da vida musical portuguesa nas décadas de 1710-20.


– Música sacra nos reinados de D. João V, D. José e D. Maria I.


– Os novos géneros vocais do Barroco: o tono humano, a cantata e a serenata.


– A ópera na Corte e nos teatros públicos, até à abertura do Teatro de S. Carlos (1793).


– Música de tecla e repertórios instrumentais, de Carlos Seixas aos finais do Antigo Regime.


– O repertório orquestral e os concertos públicos no século XVIII.


­– A canção urbana na segunda metade do século XVIII.

Métodos de Ensino

Leccionação expositiva dos conteúdos fundamentais, proporcionando-se espaços de reflexão crítica sobre estudos de caso, discussão de problemáticas propostas e temas abrangidos pelo programa. Para um acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos será solicitado aos alunos nas aulas práticas que participem em discussões de textos e no comentário de audições ou visionamentos de obras musicais. Será requerida aos alunos a apresentação oral de um trabalho escrito sobre um tema do programa.

Avaliação

IV. Regime de avaliação

 


1. Avaliação contínua


 


- 1 apresentação oral sobre um tema da matéria com um máximo de 60 m de duração (A – 60%)


- 1 prova escrita final com a duração máxima de 2 horas (PE – 40%)


 


N.B. Os alunos ordinários não têm acesso ao regime de avaliação por exame final. O acesso ao exame de recurso é condicionado à existência do elemento (A) da avaliação contínua e a classificação final é neste caso obtida pela mesma fórmula de ponderação, onde o exame de recurso substitui a (PE).


 


2. Avaliação por exame final


 


- 1 ensaio de síntese com cerca de 2500 palavras previamente acordado com o docente (E – 25%); o aluno terá que entrar em contacto com o docente para acordar sobre o tema do ensaio com um mínimo de um mês de antecedência relativamente à data do exame final.


- 1 prova escrita com a duração máxima de 2 horas. (PE – 75%)


 


N.B. O regime de avaliação por exame final é exclusivo para os trabalhadores estudantes e para os alunos que beneficiam dos regimes especiais previstos no cap. IX do Regulamento Escolar Interno em vigor.


 


3. Calendário das avaliações


 


- A agendar, nos termos do Regulamento Escolar Interno em vigor. Depois de publicadas, as datas das avaliações não serão alteradas senão por motivos ponderosos. Não serão aceites trabalhos ou provas além dos prazos estipulados.


 

Bibliografia

III. Bibliografia seleccionada


 


Obras historiográficas gerais


 


Branco, João de Freitas, História da música portuguesa, Col. Saber 42, Lisboa, Europa-América, 1959 (2.ª ed. rev. e aumentada, org., fixação de texto, pref. e notas de João Maria de Freitas Branco, Lisboa, Europa-América, 1995; 3.ª ed., 1995; 4.ª ed., 2005)


Brito, Manuel Carlos de, e Cymbron, Luísa, História da música portuguesa, Lisboa, Universidade Aberta, 1992


Nery, Rui Vieira, e Castro, Paulo Ferreira de, História da música, Sínteses da Cultura Portuguesa, Lisboa, Europália '91, IN-CM, 1991


 


 


 


Obras de referência biobibliográfica


 


Nery, Rui Vieira, Para a história do Barroco musical português, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1980


Vasconcelos, Joaquim de, Os musicos portuguezes, 2 vols., Porto, Imprensa Portuguesa, 1870


Vieira, Ernesto, Diccionario biographico de musicos portuguezes: historia e bibliographia da musica em Portugal, 2 vols., Lisboa, Lambertini, 1900


Viterbo, Francisco Marques de Sousa, Subsídios para a História da Música em Portugal, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1932


 


Estudos seleccionados


 


Alvarenga, João Pedro d', «Domenico Scarlatti in the 1720s: Portugal, travelling, and the Italianisation of the Portuguese musical scene» in Domenico Scarlatti: thirteen essays to commemorate the 250th anniversary of his death, ed. Dean Sutcliffe e Massimiliano Sala, Ad Parnassum Studies, Bologna, Ut Orpheus Edizioni, 2007 [no prelo]


––––  «Carlos Seixas: um esboço biográfico e uma leitura sintética da sua obra», Aguasfurtadas: Revista de Literatura, Música e Artes Visuais, 10, Dez. 2006, pp. 164-78


––––  Estudos de musicologia, Lisboa, Colibri, Centro de História da Arte da Universidade de Évora, 2002


––––  «Música sacra no tempo de Dona Maria I: obras de João de Sousa Carvalho e José Joaquim dos Santos» in XVIII Jornadas Gulbenkian de Música Antiga: do Barroco aos Pós-Barrocos, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997, pp. 50-56


––––  «Sobre a autoria das obras para tecla atribuídas a João de Sousa Carvalho» [1995] Revista Portuguesa de Musicologia, 4-5, 1994–95, pp. 115-45


Brito, Manuel Carlos de, «Renascença, maneirismo, barroco: o problema da periodização histórica na música portuguesa dos séculos XVI e XVII» in De musica hispana et aliis: miscelánea en honor al Prof. Dr. José López-Calo, S.J., coord. Emilio Casares e Carlos Villanueva, Santiago de Compostela, Universidade, 1990, vol. 1, pp. 539-554


––––  Opera in Portugal in the Eighteenth Century, Cambridge, University Press, 1989


––––  Estudos de história da música em Portugal, Lisboa, Estampa, 1989


Ferreira, Manuel Pedro, «Da música na história de Portugal» Revista Portuguesa de Musicologia, Lisboa, 4-5, 1994-95, pp. 167-216


Kastner, Macario Santiago, Três compositores lusitanos para instrumentos de tecla: António Carreira, Manuel Rodrigues Coelho, Pedro de Araújo, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1979


––––  Carlos Seixas, Coimbra, Coimbra Editora, 1947


––––  Contribución al estudio de la música española y portuguesa, Lisboa, Ática, 1941


Nery, Rui Vieira, «Algumas considerações sobre as origens e o desenvolvimento da modinha luso-brasileira» in Modinhas, lunduns e cançonetas com acompanhamento de viola e guitarra inglesa (séculos XVIII-XIX),ed. Manuel Morais, Lisboa, IN-CM, 2000, pp. 9-23


––––  «Italian models and problems of periodization in portuguese Baroque music» in Routes du Baroque: la contribution du Baroque à la Pensée et à l'Art européens, Lisboa, Secretaria de Estado da Cultura, 1990, pp. 217-223


Scherpereel, Joseph, A orquestra e os instrumentistas da Real Câmara de Lisboa, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1985


 


 

Equipa Docente