2023

Métodos e Técnicas de Observação em Ciências da Terra da Atmosfera e do Espaço

Nome: Métodos e Técnicas de Observação em Ciências da Terra da Atmosfera e do Espaço
Cód.: FIS10342M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Física

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning

Apresentação

Dá a conhecer as principais metodologias e técnicas utilizadas nas Ciências da Terra e da
Atmosfera, com uma importante componente prática.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer e compreender as metodologias e técnicas  frequentemente utilizadas nas Ciências da Terra, da Atmosfera e do Espaço e que contribuem para o conhecimento da distribuição espacial de parâmetros físicos ou de estruturas, quer na Terra sólida quer na atmosfera envolvente.
Fornecer as competências para a compreensão e utilização de instrumentação actual de observação em ciências geofísicas, e para o delineamento de uma campanha de medidas.
- Capacidade de utilizar tecnologias de informação, efectuar pesquisas bibliográficas e comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta Unidade, em português ou numa segunda língua. Desenvolver competências de trabalho independente e de gestão de tempo.
- Promover o trabalho em equipa.

Conteúdos Programáticos

Estudo de vários instrumentos utilizados em detecção remota (RADAR, LIDAR, Interferometria, Espectroscopia, Fotometria). Sistemas de satélite. Princípios Físicos Gerais de Detecção Remota em Sistemas Passivos e Activos. Sistemas de amostragem in situ de gases e aerossóis. Barometria, termometria, higrometria, anemometria. Radiosondagens. GPS. Sismómetros, gravímetros e magnetómetros. Redes globais de observação.
Observação, interpretação e registo de dados geofísicos de campo de índole diversa encontrados em diferentes locais.

Métodos de Ensino

O ensino/aprendizagem baseia-se em aulas laboratoriais e de campo, em que os alunos tomam contacto com a instrumentação e com os métodos e técnicas associados e posteriormente aplicam estes conhecimentos nas medições de campo. O acompanhamento tutorial visa o processamento dos dados registados e análise dos resultados. A consolidação da aprendizagem é feita através da realização de tarefas obrigatórias que envolvem a aplicação dos conhecimentos adquiridos e a elaboração de relatórios.
A avaliação pode seguir o regime de avaliação contínua ou avaliação final. No caso de avaliação contínua a classificação é a média das tarefas propostas (50%) e um trabalho de projeto proposto no inicio do semestre (50%). No caso de avaliação final a classificação é a média de uma prova de avaliação no final do semestre (50%) com a nota das tarefas obrigatórias realizadas ao longo do semestre (50%).

Avaliação

 A avaliação é baseada em testes de campo para a interpretação de situações pontuais; pelo menos um trabalho em que os alunos devem aplicar as competências adquiridas.

Bibliografia

- Kidder, S. Q. and T. H. Haar, 1995: Satellite Meteorology: An Introduction. Academic Press, 466 p.
- Brock, F. V. and S. J. Richardson, 2001: Meteorological Measurement Systems. Oxford University Press, USA,
304 p.
- Milsom J., 2003. Field Geophysics. John Wiley & Sons; 3 edition, 244 p.
- Guide to Meteorological Instruments and Methods of Observation. WMO-No. 8, Seventh edition, 2008 (Updated in 2010).
http://www.wmo.int/pages/prog/www/IMOP/CIMO-Guide.html