2023

Avaliação do Estado de Massas de Águas Superficiais Interiores

Nome: Avaliação do Estado de Massas de Águas Superficiais Interiores
Cód.: BIO10365M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: B-learning

Apresentação

Pretende-se aprofundar o conhecimento e a compreensão sobre a estrutura e funcionamento dos ecossistemas aquáticos através da definição de conceitos e descrição de processos para uma aprendizagem dirigida para intervenções aplicadas relacionadas com a gestão sustentável dos ecossistemas aquáticos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Fornecer uma visão integrada dos sistemas aquáticos na sua interligação com o sistema terrestre envolvente. Estrutura e funcionamento de sistemas aquáticos superficiais interiores (sistemas lóticos, sistemas lênticos, zonas húmidas).
2. Formação avançada sobre qualidade ecológica em massas de água superficiais interiores. Respostas biológicas às perturbações humanas.
3. Integração da avaliação ecológica em programas de gestão de bacias hidrográficas. Capacidade para entender os sistemas ecológicos na sua globalidade e identificar problemas e encontrar soluções. Capacidade de agir com autonomia na perspectiva da intervenção profissional.
4. Ao nível das competências nas técnicas de comunicação é objectivo que os alunos adquiram competências na apresentação de resultados oralmente e sob a forma de escrita sucinta (relatório e artigo científico). Objectivo transversal aos objectivos 1, 2 e 3.

Conteúdos Programáticos

1. Ecossistemas de água doce: diversidade à escala global (Definição de Ecossistemas de águas interiores; Clima, hidrologia e escalas espacial e temporal; Componentes do regime hidrológico; Processos físicos, químicos e biológicos; Ligações à escala da bacia hidrográfica; Rede hidrográfica, bacias hidrográficas e regiões hidrográficas em Portugal (escala regional))
2. Ecossistemas lênticos (Processos Físico-químicos e biológicos)
3. Ecossistemas lóticos (Processos Físico-químicos e biológicos)
4. Indicadores biológicos (Perturbações naturais versus perturbações antropogénicas; Diretiva Quadro da Água da União Europeia (DQA))
5. Serviços de Ecossistema (Compromisso, sinergia e des-serviço; biodiversidade; Valorização e benefícios dos Serviços de Ecossistemas; envolvimento e perceção dos atores sociais)
6. Conservação ecológica e Restauro (Dimensões do restauro; incerteza, desafios/oportunidades, sucesso; Perceção pública da restauração do rio; Soluções de Base Natural

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino: exposição dos conhecimentos de base e de casos de estudo; discussão de casos concretos/ propostas de intervenção; seminários com especialistas nacionais e internacionais; saídas de campo.
Avaliação: contínua ou exame final
A avaliação continua prevê 2 avaliações, uma da componente teórica e outra da componente prática. A avaliação da componente teórica: 2 provas de 1.30h a meio e final do semestre.
A frequência às aulas práticas é obrigatória e obtida pela presença em 2/3 das aulas, com realização das tarefas que constam em protocolos independentemente do regime de avaliação. Esta incidirá num trabalho de grupo.
Aprovação final: média do resultado obtido na componente teórica e componente prática, com fatores de ponderação de 60% e 40%.
Regime de avaliação por exame final: uma única prova de 1.30h que incidirá sobre todo o Programa Curricular das aulas teóricas.
Para aprovação à UC, a nota obtida pelos estudantes terá que ser igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia

Armengol Joao, Moreno-Amich Ramon & Palau Antoni, 2006 – The Ecology of the Iberian inland waters: Homage to Ramon Margalef. Limnetica Vol. 25. Número 1-2. Universitat de Barcelona, com la colaboración de Endesa, Universitat de Girina, fundació privada: Girina, Universitat i futur: 612 pp
Arnold G & Valk van der, 2006 – The Biology of Freshwater Wetlands. Oxford University Press: 173 pp
Barnes R. S. K. & Mann K. H., 2004 – Fundamentals of Aquatic Ecology. Blackwell Publishing: 270 pp
Boulton Andrew L. & Brock Margaret A., 1999 – Australian Freshwater Ecology Processes and Management. Gleneagles Publishing, Australia: 300 pp
Closs Gerry, Downes Barbara & Boulton Andrew, 2003 – Freshwater Ecology. Blackwell Publishing: 221 pp
Jeffries Michael & Mills Derek, 1990 – Freshwater Ecology, Principles and Applications. John Wiley & Sons: 285 pp
Margalef R., 1994 – Limnology Now. A Paradigm of Planetary Problems.Elsevier, Amsterdam, Lausanne, New York, Oxford, Shannon, Tokyo: 553

Equipa Docente