2024
Sociologia das Artes do Espectáculo
Nome: Sociologia das Artes do Espectáculo
Cód.: MUS12905M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Musicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Adquirir uma compreensão contextualizada do objecto de estudo da sociologia e da sua natureza. Adquirir e compreender as noções e conceitos necessários à abordagem sociológica da produção artística, nomeadamente musical. Reconhecer a música como fenómeno sócio-cultural e contribuir para uma visão crítica da História da Música Ocidental. Analisar o notório crescimento da economia da cultura nas sociedades modernas e da sua influência; promover a reflexão sobre os mecanismos e condições políticas, económicas e sociais que, a diferentes níveis, determinam as artes do espectáculo, debatendo as questões da maior ou menor intervenção do Estado, da função social e dos direitos do trabalhador artístico, do consumo, dos públicos e da formação do gosto.
Promover o desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos. Desenvolver as capacidades de exposição, escrita e oral.
Promover o desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos. Desenvolver as capacidades de exposição, escrita e oral.
Conteúdos Programáticos
- O Acontecimento musical enquanto facto social, interacção social e identidade social
- Formas de existência da música enquanto sistemas dinâmicos, contextos de criação/produção, mediação e recepção.
- Modelos de sociabilidade e práticas culturais com música.
- Cultura de massa e globalização, sociedade de consumo e níveis da cultura.
- Os media na sociedade contemporânea e a arte
- A indústria cultural
- Economia e política das artes do espectáculo
- Políticas da cultura: intervencionismo estatal e iniciativa privada.
- A arte enquanto profissão: o mercado de trabalho artístico.
- A nova figura do programador cultural.
- Da produção à recepção: A sociologia dos públicos
Noção e definições de público.
- Formas de existência da música enquanto sistemas dinâmicos, contextos de criação/produção, mediação e recepção.
- Modelos de sociabilidade e práticas culturais com música.
- Cultura de massa e globalização, sociedade de consumo e níveis da cultura.
- Os media na sociedade contemporânea e a arte
- A indústria cultural
- Economia e política das artes do espectáculo
- Políticas da cultura: intervencionismo estatal e iniciativa privada.
- A arte enquanto profissão: o mercado de trabalho artístico.
- A nova figura do programador cultural.
- Da produção à recepção: A sociologia dos públicos
Noção e definições de público.
Métodos de Ensino
Exposição dos conteúdos fundamentais, estudos de caso, discussão de problemáticas propostas e acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos. Utilizar-se-á uma metodologia que combine a exposição teórica, a partir da necessidade de teorizar ideias apresentadas pelos alunos, o debate e a crítica com base em exemplos de trabalhos de investigação.
Avaliação
O aluno pode optar entre,
Avaliação contínua:
- Trabalho individual escrito (60%)
- Apresentação oral do trabalho com suporte digital (15%)
- Resumo de um artigo científico (25%)
ou
Avaliação Final:
Exame escrito (100%)
Avaliação contínua:
- Trabalho individual escrito (60%)
- Apresentação oral do trabalho com suporte digital (15%)
- Resumo de um artigo científico (25%)
ou
Avaliação Final:
Exame escrito (100%)
Bibliografia
Adorno, T. (2003). Sobre a Indústria da Cultura. Angelus Novus.
Alexander, V. D. (2003). Sociology of the arts: Exploring fine and popular forms. John Wiley & Sons. Blackwell Publishing.
Becker, H. S. (2010). Mundos da arte. Livros Horizonte.
Bourdieu, P. (2010). A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo. Edições, 70.
Lopes, J. T. (2008). Da Democratização à Democracia Cultural: Uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público. Profedições
Martin, P. J. (1995). Sounds and society: Themes in the sociology of music. Manchester University Press.
Menger, P.M. (2005). Retrato do artista enquanto trabalhador. Metamorfoses do capitalismo. Roma Editora.
Shepherd, J. (1991). Music as Social Text. Polity Press.
Santos, M. D. L. L. D., & Pais, J. M. (Orgs) (2010). Novos trilhos culturais: práticas e políticas. Imprensa de Ciências Sociais
Tota, A. L. (2000). A sociologia da arte. Do museu tradicional à arte multimédia. Editorial Estampa.
Alexander, V. D. (2003). Sociology of the arts: Exploring fine and popular forms. John Wiley & Sons. Blackwell Publishing.
Becker, H. S. (2010). Mundos da arte. Livros Horizonte.
Bourdieu, P. (2010). A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo. Edições, 70.
Lopes, J. T. (2008). Da Democratização à Democracia Cultural: Uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público. Profedições
Martin, P. J. (1995). Sounds and society: Themes in the sociology of music. Manchester University Press.
Menger, P.M. (2005). Retrato do artista enquanto trabalhador. Metamorfoses do capitalismo. Roma Editora.
Shepherd, J. (1991). Music as Social Text. Polity Press.
Santos, M. D. L. L. D., & Pais, J. M. (Orgs) (2010). Novos trilhos culturais: práticas e políticas. Imprensa de Ciências Sociais
Tota, A. L. (2000). A sociologia da arte. Do museu tradicional à arte multimédia. Editorial Estampa.
Equipa Docente
- Pedro Filipe Russo Moreira [responsável]