2024

Seminário de praticas Interpretativas II

Nome: Seminário de praticas Interpretativas II
Cód.: MUS12896M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Disciplina semestral visando o estudo de conceitos e práticas da realidade artística musical actual, com especial ênfase na área Musicológica da 'Performance Practice': sua investigação e resultados práticos.

Conteúdos Programáticos

- A música na actualidade; a relação entre texto, intérprete, e ouvinte - uma perspectiva pós-moderna.
- A psicologia da interpretação
- A semântica da interpretação
- A relação entre interpretação e análise
- A relação entre interpretação e recepção

Métodos de Ensino

Abordagem teórico-prática referente ao contexto profissional de performance practice;
- Análise, reflexão e pesquisa sobre temáticas relacionadas com a performance musical;
- Elaboração, discussão e apresentação em contexto de sala de aula, de projetos artísticos relacionados com a performance musical;

Avaliação

Avaliação Contínua (com os seguintes parâmetros a considerar):
Assiduidade e Participação nas aulas - 10 %
Apresentação de um trabalho de prática interpretativa a apresentar em sala de aula - 20%
Elaboração de uma recensão crítica e respetiva apresentação oral em contexto de sala de aula ? 40%
Apresentação de um projeto artístico (original) - 30%
O aluno pode optar por uma avaliação Final: Teste escrito: 100%

Bibliografia

Adorno, Theodor (1990). "On Popular Music", translated by George Simpson. In On Record: Rock, Pop, and the Written Word, edited by Simon Frith and Andrew Goodwin, 301?14. Routledge.
Adorno, Theodor (2002). Essays on Music. University of California Press.
Cook, N. (1990). Music, Imagination, and Culture. Oxford: Clarendon Press.
Cook, N. (1998) Music: A Very Short Introduction. Oxford University Press.
Cook, N.; Everist M. (eds.). (1999). Rethinking Music. Oxford University Press.
Kerman, J. (1985). Contemplating Music: Challenges to Musicology. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
Parncutt, R.; McPherson, G. (eds.). (2002) . The Science and Psychology of Music: Strategies for teaching and
learning. USA: Oxford University Press.
Rink, J. (ed.). (2002). Musical Performance: A guide to understanding, Cambridge: CUP.
Rink, J. (ed.). (2005). The Practice of Performance: Studies in musical interpretation. Cambridge: CUP.

Equipa Docente