2024
Seminário de Práticas Interpretativas I
Nome: Seminário de Práticas Interpretativas I
Cód.: MUS12894M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Disciplina semestral visando o estudo de conceitos e práticas da realidade artística musical actual, com especial ênfase na área Musicológica da 'Performance Practice': sua investigação e resultados práticos.
Conteúdos Programáticos
- A música na actualidade; a relação entre texto, intérprete, e ouvinte - uma perspectiva pós-moderna.
- A psicologia da interpretação
- A semântica da interpretação
- A relação entre interpretação e análise
- A relação entre interpretação e recepção
- A psicologia da interpretação
- A semântica da interpretação
- A relação entre interpretação e análise
- A relação entre interpretação e recepção
Métodos de Ensino
Abordagem teórica referente ao contexto profissional da performance practice;
- Exposição teórica com base em artigos científicos;
- Análise, reflexão e pesquisa sobre temáticas relacionadas com a performance musical;
- Exposição sobre a semântica da interpretação: todas as anotações que uma partitura pode ter que podem influenciar a interpretação.
- A relação entre interpretação e análise: importância da análise musical para a memorização e aprendizagem efetiva, e a sua influência nas escolhas e decisões interpretativas.
- Exposição teórica com base em artigos científicos;
- Análise, reflexão e pesquisa sobre temáticas relacionadas com a performance musical;
- Exposição sobre a semântica da interpretação: todas as anotações que uma partitura pode ter que podem influenciar a interpretação.
- A relação entre interpretação e análise: importância da análise musical para a memorização e aprendizagem efetiva, e a sua influência nas escolhas e decisões interpretativas.
Avaliação
Avaliação Contínua (com os seguintes parâmetros a considerar):
Assiduidade e Participação nas aulas - 20 %
Elaboração de uma recensão crítica e respetiva apresentação oral em contexto de sala de aula ? 80%
O aluno pode optar por uma avaliação Final: Teste escrito: 100%
Assiduidade e Participação nas aulas - 20 %
Elaboração de uma recensão crítica e respetiva apresentação oral em contexto de sala de aula ? 80%
O aluno pode optar por uma avaliação Final: Teste escrito: 100%
Bibliografia
Adorno, Theodor (1990). "On Popular Music", translated by George Simpson. In On Record: Rock, Pop, and the Written Word, edited by Simon Frith and Andrew Goodwin, 301?14. Routledge.
Adorno, Theodor (2002). Essays on Music. University of California Press.
Cook, N. (1990). Music, Imagination, and Culture. Oxford: Clarendon Press.
Cook, N. (1998) Music: A Very Short Introduction. Oxford University Press.
Cook, N.; Everist M. (eds.). (1999). Rethinking Music. Oxford University Press.
Rink, J. (ed.). (2002). Musical Performance: A guide to understanding, Cambridge: CUP.
Rink, J. (ed.). (2005). The Practice of Performance: Studies in musical interpretation. Cambridge: CUP.
Adorno, Theodor (2002). Essays on Music. University of California Press.
Cook, N. (1990). Music, Imagination, and Culture. Oxford: Clarendon Press.
Cook, N. (1998) Music: A Very Short Introduction. Oxford University Press.
Cook, N.; Everist M. (eds.). (1999). Rethinking Music. Oxford University Press.
Rink, J. (ed.). (2002). Musical Performance: A guide to understanding, Cambridge: CUP.
Rink, J. (ed.). (2005). The Practice of Performance: Studies in musical interpretation. Cambridge: CUP.
Equipa Docente
- Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas [responsável]