2024
Tópicos de Comportamento Organizacional
Nome: Tópicos de Comportamento Organizacional
Cód.: GES12562D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos:
1. Estudar de forma aprofundada um conjunto de variáveis do Comportamento Organizacional, estimulando a criação de constructos entre as variáveis do CO.
2. Dotar os alunos de uma perspectiva comportamental/humanista por se acreditar ser a mais eficaz para atingir um sucesso sustentável para o negócio e para a organização.
3. Promover a capacidade de investigação e de análise crítica dos alunos no que concerne à compreensão e relacionamento dos diversos fenómenos organizacionais.
Competências
1. Dotar os alunos de uma perspectiva comportamental/humanista direcionada para os objectivos do negócio/actividade.
2. Promover o espírito crítico e de cidadania.
3. Fomentar a comunicação oral e escrita.
4. Incentivar a capacidade de trabalhar em equipa.
5. Promover a capacidade de investigação dos alunos na compreensão dos fenómenos comportamentais e na construção de grelhas de leitura adequadas.
1. Estudar de forma aprofundada um conjunto de variáveis do Comportamento Organizacional, estimulando a criação de constructos entre as variáveis do CO.
2. Dotar os alunos de uma perspectiva comportamental/humanista por se acreditar ser a mais eficaz para atingir um sucesso sustentável para o negócio e para a organização.
3. Promover a capacidade de investigação e de análise crítica dos alunos no que concerne à compreensão e relacionamento dos diversos fenómenos organizacionais.
Competências
1. Dotar os alunos de uma perspectiva comportamental/humanista direcionada para os objectivos do negócio/actividade.
2. Promover o espírito crítico e de cidadania.
3. Fomentar a comunicação oral e escrita.
4. Incentivar a capacidade de trabalhar em equipa.
5. Promover a capacidade de investigação dos alunos na compreensão dos fenómenos comportamentais e na construção de grelhas de leitura adequadas.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 Tendências dos modelos de Comportamento Organizacional Confluência de Perspectivas e Modelos
Módulo 2 Estrutura, Cultura e Liderança Organizacional Relações, Interacções e Contradições
Módulo 3 Impactos Sócio-Organizacionais da Tecnologia Do Taylorismo ao Pós-Taylorismo Moderno
Módulo 4 Inovação, Criatividade e Mudança Organizacional A Responsabilidade de Reinventar as Organizações
Módulo 2 Estrutura, Cultura e Liderança Organizacional Relações, Interacções e Contradições
Módulo 3 Impactos Sócio-Organizacionais da Tecnologia Do Taylorismo ao Pós-Taylorismo Moderno
Módulo 4 Inovação, Criatividade e Mudança Organizacional A Responsabilidade de Reinventar as Organizações
Métodos de Ensino
O processo de ensino/aprendizagem é totalmente centrado no aluno. Cada aluno terá uma grande margem de liberdade na escolha dos tópicos a investigar de forma aprofundada. Pretende-se que o aluno faça uma pesquisa no sentido de estudar as variáveis do CO que estejam mais alinhadas com as áreas científicas sobre as quais versará o seu projecto de tese. São fornecidos pela equipa docente um conjunto de referenciais bibliográficos válidos para a globalidade do programa da u.c., dando, em simultâneo, a cada aluno uma orientação tutorial dirigida ao seu foco/âmbito de pesquisa ao longo de todo o semestre.
O processo de avaliação desta unidade curricular é unicamente constituído por um trabalho escrito individual. O trabalho será objecto de apresentação e discussão oral e consiste no estudo e análise comparativa de dois artigos científicos sobre os conteúdos do programa, selecionados pelo alunos.
O processo de avaliação desta unidade curricular é unicamente constituído por um trabalho escrito individual. O trabalho será objecto de apresentação e discussão oral e consiste no estudo e análise comparativa de dois artigos científicos sobre os conteúdos do programa, selecionados pelo alunos.
Bibliografia
Armstrong, M. (2009), Handbook of Human Resource Management Practice, 11th Edition, Kogan Page.
Brooks, I. (2009), Organizational Behavior Individuals, Groups and Organisation, 4ª Ed., Pearson Education.
Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C. (2016), Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa, 8.ª edição, RH editora.
Ferreira, J. M. C., Neves, J. & Caetano A., (2011), Manual de Psicossociologia das Organizações, Lisboa, Escolar Editora.
Gomes, J. F.S., Cunha, M. P. & Rego, A. (2006), Comportamento Organizacional e Gestão - 21 Temas e Debates para o Século XXI, Lisboa, RH Editora.
Johnson, C.E. (2013), Meeting the Ethical Challenges of Leadership: Casting Light or Shadow, 5th Edition, Sage Publ.
Robbins, S. & Judge, T. (2016), Organizational Behavior, Pearson, 17th Edition.
Schein, E. H. & Schein P. (2016), Organisational Culture and Leadership, 5th edition, Jossey-Bass.
Brooks, I. (2009), Organizational Behavior Individuals, Groups and Organisation, 4ª Ed., Pearson Education.
Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C. (2016), Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa, 8.ª edição, RH editora.
Ferreira, J. M. C., Neves, J. & Caetano A., (2011), Manual de Psicossociologia das Organizações, Lisboa, Escolar Editora.
Gomes, J. F.S., Cunha, M. P. & Rego, A. (2006), Comportamento Organizacional e Gestão - 21 Temas e Debates para o Século XXI, Lisboa, RH Editora.
Johnson, C.E. (2013), Meeting the Ethical Challenges of Leadership: Casting Light or Shadow, 5th Edition, Sage Publ.
Robbins, S. & Judge, T. (2016), Organizational Behavior, Pearson, 17th Edition.
Schein, E. H. & Schein P. (2016), Organisational Culture and Leadership, 5th edition, Jossey-Bass.