2024
Modelos Analíticos
Nome: Modelos Analíticos
Cód.: GES12555D
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A finalidade desta unidade curricular é familiarizar o aluno com o processo de resolução de problemas e com o processo de modelação analítica. Pretende-se que o aluno adquira os seguintes conhecimentos:
Saber formalizar e resolver analiticamente os vários problemas de optimização;
Saber formalizar e resolver problemas complexos de programação linear;
Saber formalizar e resolver problemas de decisão sequencial;
Saber formalizar os vários tipos de jogos e aplicar os conceitos de equilíbrio adequados para cada tipo de jogo.
Nesta unidade são desenvolvidas as seguintes competências:
Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas complexos;
Capacidade de construção e de resolução de modelos teóricos;
Capacidade de desenvolver raciocínios formais.
Saber formalizar e resolver analiticamente os vários problemas de optimização;
Saber formalizar e resolver problemas complexos de programação linear;
Saber formalizar e resolver problemas de decisão sequencial;
Saber formalizar os vários tipos de jogos e aplicar os conceitos de equilíbrio adequados para cada tipo de jogo.
Nesta unidade são desenvolvidas as seguintes competências:
Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas complexos;
Capacidade de construção e de resolução de modelos teóricos;
Capacidade de desenvolver raciocínios formais.
Conteúdos Programáticos
1. Decisão individual em contexto de incerteza
Elementos dos problemas de decisão
Critérios de escolha sem utilização de probabilidades
Valor Esperado e Utilidade Esperada
Aspectos comportamentais na tomada de decisão
Métodos de extração da função de utilidade
Análise de decisões sequenciais
2. Modelos de Programação Linear
Formalização e pressupostos do modelo
Programação linear: resolução gráfica
A lógica do algoritmo do Simplex
Análise de sensibilidade e interpretação do Dual
3. Optimização Livre e Optimização Condicionada
Derivação
Teoremas da função composta, função inversa e função implícita
Optimização livre
Optimização condicionada com restrições de igualdade
Optimização condicionada com restrições de desigualdade
4. Decisões na presença de interdependência estratégica
Formalização de jogos na forma estratégica e na forma extensiva
Jogos estáticos com informação completa
Jogos dinâmicos com informação completa
Jogos estáticos com informação imperfeita
Jogos dinâmicos com info
Elementos dos problemas de decisão
Critérios de escolha sem utilização de probabilidades
Valor Esperado e Utilidade Esperada
Aspectos comportamentais na tomada de decisão
Métodos de extração da função de utilidade
Análise de decisões sequenciais
2. Modelos de Programação Linear
Formalização e pressupostos do modelo
Programação linear: resolução gráfica
A lógica do algoritmo do Simplex
Análise de sensibilidade e interpretação do Dual
3. Optimização Livre e Optimização Condicionada
Derivação
Teoremas da função composta, função inversa e função implícita
Optimização livre
Optimização condicionada com restrições de igualdade
Optimização condicionada com restrições de desigualdade
4. Decisões na presença de interdependência estratégica
Formalização de jogos na forma estratégica e na forma extensiva
Jogos estáticos com informação completa
Jogos dinâmicos com informação completa
Jogos estáticos com informação imperfeita
Jogos dinâmicos com info
Métodos de Ensino
As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a exemplos concretos. As secções são apoiadas em apresentações PowerPoint mas sempre com utilização do quadro, para fazer demonstrações de resultados e resolver exercícios.
Os alunos têm de realizar quatro trabalhos práticos em grupo, onde põem em prática a sua capacidade de modelação e resolução analítica de problemas.
Em dois trabalhos práticos os alunos assumem o papel de uma empresa que tem que resolver um determinado problema. Os alunos devem utilizar o software adequado e têm que elaborar um relatório que inclui a análise do problema e algumas recomendações. Os outros dois trabalhos práticos são de natureza mais analítica e têm como objectivo ajudar os alunos a desenvolver a capacidade de elaborar raciocínios formais.
A nota é baseada na nota de 4 trabalhos práticos em grupo e na nota de uma frequência. A nota final dá um peso de 10% a cada trabalho prático em grupo e 60% à Frequência
Os alunos têm de realizar quatro trabalhos práticos em grupo, onde põem em prática a sua capacidade de modelação e resolução analítica de problemas.
Em dois trabalhos práticos os alunos assumem o papel de uma empresa que tem que resolver um determinado problema. Os alunos devem utilizar o software adequado e têm que elaborar um relatório que inclui a análise do problema e algumas recomendações. Os outros dois trabalhos práticos são de natureza mais analítica e têm como objectivo ajudar os alunos a desenvolver a capacidade de elaborar raciocínios formais.
A nota é baseada na nota de 4 trabalhos práticos em grupo e na nota de uma frequência. A nota final dá um peso de 10% a cada trabalho prático em grupo e 60% à Frequência
Bibliografia
Clemen, R. T. (1997), Making Hard Decisions, an Introduction to Decision Analysis, Duxbury Press.
Harrington, Joe, (2014), Games, Strategies and Decision Making, Worth Publisher
Fudenberg, D. and Tirole, J., (1991), Game Theory, The MIT press.
Pires, C., 2011, Cálculo para Economia e Gestão, Escolar Editora.
Taha, H, 2O16, Operations Research: An Introduction, 10o edition, Pearson Education.
No estudo de determinados tópicos os alunos podem beneficiar de leituras complementares:
Anderson, Sweeny and Williams, (2015), Quantitative Methods for Business, John Wiley&Sons Inc. New York.
Dixit, A. and S. Skeath, (2014) Games of Strategy, W.W.Norton & Company, 3nd ed.
Dutta, P., (1999), Strategies and Games Theory and Practice, The MIT Press
Goodwin, P. e G. Wright, (2014), Decision Analysis for Management Judgment, John Wiley &
Sons.
Hammond, J, R. Keeney e H. Raiffa, (1999), Smart Choices, A practical guide to making
better life decisions, Broadway Book
Harrington, Joe, (2014), Games, Strategies and Decision Making, Worth Publisher
Fudenberg, D. and Tirole, J., (1991), Game Theory, The MIT press.
Pires, C., 2011, Cálculo para Economia e Gestão, Escolar Editora.
Taha, H, 2O16, Operations Research: An Introduction, 10o edition, Pearson Education.
No estudo de determinados tópicos os alunos podem beneficiar de leituras complementares:
Anderson, Sweeny and Williams, (2015), Quantitative Methods for Business, John Wiley&Sons Inc. New York.
Dixit, A. and S. Skeath, (2014) Games of Strategy, W.W.Norton & Company, 3nd ed.
Dutta, P., (1999), Strategies and Games Theory and Practice, The MIT Press
Goodwin, P. e G. Wright, (2014), Decision Analysis for Management Judgment, John Wiley &
Sons.
Hammond, J, R. Keeney e H. Raiffa, (1999), Smart Choices, A practical guide to making
better life decisions, Broadway Book
Equipa Docente
- Cesaltina Maria Pacheco Pires [responsável]