2024

Modelos Analíticos

Nome: Modelos Analíticos
Cód.: GES12555D
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A finalidade desta unidade curricular é familiarizar o aluno com o processo de resolução de problemas e com o processo de modelação analítica. Pretende-se que o aluno adquira os seguintes conhecimentos:
• Saber formalizar e resolver analiticamente os vários problemas de optimização;
• Saber formalizar e resolver problemas complexos de programação linear;
• Saber formalizar e resolver problemas de decisão sequencial;
• Saber formalizar os vários tipos de jogos e aplicar os conceitos de equilíbrio adequados para cada tipo de jogo.
Nesta unidade são desenvolvidas as seguintes competências:
• Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas complexos;
• Capacidade de construção e de resolução de modelos teóricos;
• Capacidade de desenvolver raciocínios formais.

Conteúdos Programáticos

1. Decisão individual em contexto de incerteza
Elementos dos problemas de decisão
Critérios de escolha sem utilização de probabilidades
Valor Esperado e Utilidade Esperada
Aspectos comportamentais na tomada de decisão
Métodos de extração da função de utilidade
Análise de decisões sequenciais
2. Modelos de Programação Linear
Formalização e pressupostos do modelo
Programação linear: resolução gráfica
A lógica do algoritmo do Simplex
Análise de sensibilidade e interpretação do Dual
3. Optimização Livre e Optimização Condicionada
Derivação
Teoremas da função composta, função inversa e função implícita
Optimização livre
Optimização condicionada com restrições de igualdade
Optimização condicionada com restrições de desigualdade
4. Decisões na presença de interdependência estratégica
Formalização de jogos na forma estratégica e na forma extensiva
Jogos estáticos com informação completa
Jogos dinâmicos com informação completa
Jogos estáticos com informação imperfeita
Jogos dinâmicos com info

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a exemplos concretos. As secções são apoiadas em apresentações PowerPoint mas sempre com utilização do quadro, para fazer demonstrações de resultados e resolver exercícios.
Os alunos têm de realizar quatro trabalhos práticos em grupo, onde põem em prática a sua capacidade de modelação e resolução analítica de problemas.
Em dois trabalhos práticos os alunos assumem o papel de uma empresa que tem que resolver um determinado problema. Os alunos devem utilizar o software adequado e têm que elaborar um relatório que inclui a análise do problema e algumas recomendações. Os outros dois trabalhos práticos são de natureza mais analítica e têm como objectivo ajudar os alunos a desenvolver a capacidade de elaborar raciocínios formais.
A nota é baseada na nota de 4 trabalhos práticos em grupo e na nota de uma frequência. A nota final dá um peso de 10% a cada trabalho prático em grupo e 60% à Frequência

Bibliografia

• Clemen, R. T. (1997), “Making Hard Decisions, an Introduction to Decision Analysis”, Duxbury Press.
• Harrington, Joe, (2014), Games, Strategies and Decision Making, Worth Publisher
• Fudenberg, D. and Tirole, J., (1991), Game Theory, The MIT press.
• Pires, C., 2011, Cálculo para Economia e Gestão, Escolar Editora.
• Taha, H, 2O16, Operations Research: An Introduction, 10o edition, Pearson Education.

No estudo de determinados tópicos os alunos podem beneficiar de leituras complementares:
• Anderson, Sweeny and Williams, (2015), Quantitative Methods for Business, John Wiley&Sons Inc. New York.
• Dixit, A. and S. Skeath, (2014) “Games of Strategy”, W.W.Norton & Company, 3nd ed.
• Dutta, P., (1999), “Strategies and Games – Theory and Practice”, The MIT Press
• Goodwin, P. e G. Wright, (2014), Decision Analysis for Management Judgment, John Wiley &
Sons.
• Hammond, J, R. Keeney e H. Raiffa, (1999), “Smart Choices, A practical guide to making
better life decisions”, Broadway Book

Equipa Docente