2024
Teorias Fundamentais de Gestão e suas Aplicações
Nome: Teorias Fundamentais de Gestão e suas Aplicações
Cód.: GES12554D
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Este curso examina a evolução do pensamento em gestão e as teorias abrangentes que foram aplicadas com sucesso em múltiplas áreas funcionais da organização. Exemplos de teorias que se aplicam em áreas tão diferentes como operações, marketing e comportamento organizacional, incluem, por exemplo, a teoria da agência, a análise de custos de transação, resource based view (RBV), a teoria da contingência.
Na conclusão do curso, os alunos devem ser capazes de:
1. Compreender o enquadramento das contribuições teóricas e alcançar o rigor e a relevância na investigação.
2. Identificar e formular problemas de investigação, especificar objetivos/questões de investigação e conectar com lacunas de investigação.
3. Sintetizar a literatura existente e relacionar com a questão da investigação.
4. Alinhar lacunas, questões de investigação e desenvolvimento empírico com a lente teórica.
5. Explicar a contribuição da investigação à luz dos fundamentos teóricos.
Na conclusão do curso, os alunos devem ser capazes de:
1. Compreender o enquadramento das contribuições teóricas e alcançar o rigor e a relevância na investigação.
2. Identificar e formular problemas de investigação, especificar objetivos/questões de investigação e conectar com lacunas de investigação.
3. Sintetizar a literatura existente e relacionar com a questão da investigação.
4. Alinhar lacunas, questões de investigação e desenvolvimento empírico com a lente teórica.
5. Explicar a contribuição da investigação à luz dos fundamentos teóricos.
Conteúdos Programáticos
Parte 1-Visão geral do pensamento em gestão
-Uma breve história do pensamento em gestão
-Emergência do marketing como uma área de investigação
-A revolução Japonesa
-Vantagem competitiva
-Os teóricos militares
Parte 2-Algumas lentes teóricas importantes
-Teoria da Agência
-Análise dos custos de transação
-Resource based view (RBV)
-Teoria da Contingência
-Uma breve história do pensamento em gestão
-Emergência do marketing como uma área de investigação
-A revolução Japonesa
-Vantagem competitiva
-Os teóricos militares
Parte 2-Algumas lentes teóricas importantes
-Teoria da Agência
-Análise dos custos de transação
-Resource based view (RBV)
-Teoria da Contingência
Métodos de Ensino
As sessões de ensino são teóricas e aplicadas, e amplamente divididas em duas partes. Na primeira parte, o instrutor do curso analisaria a história do pensamento em gestão e depois analisaria algumas das principais construções teóricas e quadros que foram utilizados na investigação em gestão. Na segunda parte, os candidatos a doutorados usariam uma ou duas construções teóricas para desenvolver as propostas de papel iniciais.
Divulgação do conteúdo da lição e bibliografia (com indicação dos textos básicos), uma semana antes, através da página da Universidade de Évora na intranet, na plataforma de e-learning da Universidade: www.moodle.uevora.pt.
A avaliação basear-se-ia na: a) análise de cinco trabalhos (dentro de uma área escolhida pelos alunos) para compreender e analisar a teoria de gestão usada, e como é desenvolvida nos jornais. b) propor um trabalho de investigação, e desenvolver e adequar o fundamento teórico.
Divulgação do conteúdo da lição e bibliografia (com indicação dos textos básicos), uma semana antes, através da página da Universidade de Évora na intranet, na plataforma de e-learning da Universidade: www.moodle.uevora.pt.
A avaliação basear-se-ia na: a) análise de cinco trabalhos (dentro de uma área escolhida pelos alunos) para compreender e analisar a teoria de gestão usada, e como é desenvolvida nos jornais. b) propor um trabalho de investigação, e desenvolver e adequar o fundamento teórico.
Bibliografia
Barkema, H. G., Chen, X. P., George, G., Luo, Y., & Tsui, A. S. (2015). West meets East: New concepts and theories. Academy of Management Journal, 58(2), 460-479.
Fleet David D. Van and Peterson Tim O. (1994) Contemporary Management (Houghton Mifflin Company), Third Edition.
Koontz Harold (1961) The Management Theory Jungle, in Journal of the Academy of Management, December.
Selected research papers (based on doctoral candidate áreas)
Fleet David D. Van and Peterson Tim O. (1994) Contemporary Management (Houghton Mifflin Company), Third Edition.
Koontz Harold (1961) The Management Theory Jungle, in Journal of the Academy of Management, December.
Selected research papers (based on doctoral candidate áreas)
Equipa Docente
- Soumodip Sarkar [responsável]