2023

Modelos metalogénicos

Nome: Modelos metalogénicos
Cód.: GEO13701M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Da concepção de modelos metalogénicos ao estudo concretos de depósitos minerais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta disciplina visa a compreensão aprofundada e integradora de diferentes processos metalogénicos através da análise e interpretação das condições geológicas, termodinâmicas e físico-químicas prevalecentes durante a génese de depósitos minerais através da criação de um modelo metalogénico.
A componente prática procura com uma abordagem de “aprender fazendo” que os estudantes construam um modelo metalogénico para um caso de estudo. Os casos de estudo serão essencialmente ibéricos, não se descurando naturalmente a possibilidade de trabalhar jazigos de classe mundial.

Conteúdos Programáticos

Teórica
1- Modelos metalogénicos: Conceitos de base, utilidade e exemplos de utilização e tipos
2- Tipos de modelos metalogénicos:
3- Modelos descritivos e a classificação de depósitos minerais:
3.1- Modelos relacionados com processos ígneos e hidrotermais;
3.2- Modelos relacionados com processos metamórficos;
3.3- Modelos relacionados com processos sedimentares;
3.4- Outros processos mineralizantes
4- Aplicação de modelos teor-tonelagem na quantificação de jazigos
5- Aplicação de modelos de probabilidade de ocorrência à prospeção geológico-mineira
6- Modelos genéticos e suas aplicações
7- Análise critica e fontes de erros nos modelos metalogénicos
8- Enquadramento geodinâmico dos modelos metalogénicos
Prática
1- Criação de um modelo metalogénico a partir de um caso de estudo
1.1- Recolha de informação e criação de base de dados
1.2- Implementação de um modelo descritivo e de teor-tonelagem
1.3- Avaliação de erros nos modelos
2-Visita técnica a casos de estudos portugueses

Métodos de Ensino

O ensino envolverá aulas teóricas, aulas práticas e trabalho de campo. Nas primeiras são fornecidos os princípios e métodos que permitirão compreender os modelos metalogénicos e os seus métodos de estudo. Nas aulas práticas e trabalho de campo serão proporcionadas as ferramentas que permitirão através de um caso de estudo aprender a aplicar esses métodos. Sempre que possível os alunos deverão ser inseridos em projetos em funcionamento e o ensino será feito em contexto de investigação em desenvolvimento no Departamento de Geociências.

A avaliação terá uma componente de avaliação continua (15%; envolvimento e disponibilidade do estudante, aplicação dos conhecimentos adquiridos, etc.), complementada pela realização de um exame teórico (35%), da avaliação do relatório escrito (35%) sobre o caso de estudo e da sua apresentação oral (15%).

Bibliografia

Artigos científicos de revistas nacionais e internacionais selecionados de acordo com o tema em estudo.
Craig, JM, Vaughan, DJ, Skinner, BJ (2011). Earth Resources and the Environment (fourth edition) Prentice Hall, New Jersey, 528 p.
Cox, D.P. and Singer, D.A. (eds.) (1986) Mineral Deposit Models, U.S. Geological Survey Bulletin 1693.
Guilbert J.M., Park C.F. (1986). The Geology of Ore Deposits. Freeman, San Francisco: 985 pp.
Peters, W.C. (1978) - Exploration and mining geology. John Wiley. New York (N.Y.).
Robb L. (2005). Introduction to Ore-forming Processes. Blackwell Publishing, Oxford, 373 pp.
Sawkins F.J. (1990). Metal Deposits in Relation to Plate Tectonics. 2nd Edition, Springer Verlag, Berlin: 461 pp.

Equipa Docente