2023

Recursos Hidrogeológicos e Geoenergia

Nome: Recursos Hidrogeológicos e Geoenergia
Cód.: GEO13474M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Compreender a génese, ocorrência e o uso racional de recursos Hidrogeológicos e Geoenergéticos, com base na transição energética e na convergência para uma sociedade de baixo carbono.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Compreensão da importância ambiental e sócio-económica das águas subterrâneas
Compreensão da natureza diferenciadora das águas minerais e minero-medicinais no panorama geral das águas subterrâneas.
Demonstrar os processos de caracterização de recursos geotérmicos de média e elevada entalpia para além do termalismo. Compreensão dos processos conjuntos de fluxo e transferência de água e calor na sub-superfície.
Compreensão de possíveis contributos da hidrogeologia para a transição energética e convergência para uma sociedade de baixo carbono

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 – Águas minerais e mineromedicinais
Águas minerais e ambientes geológicos;
Projectos de prospecção e pesquisa de águas minerais e mineromedicinais
Termalismo. sistemas de captação de águas minerais e termais.

Módulo 2 – Geotermia
Ambientes e sistemas geotérmicos; Diagrama de Lindal.
Fontes e transferência de calor, quantificação de recursos;
Geofísica aplicada a recursos geotérmicos;
Geotermia em Portugal.

Módulo 3 – A hidrogeologia na transição energética
Alterações climáticas e mitigação de emissões;
Armazenamento geológico de CO2
Armazenamento de energia em formações geológicas
Bombas de calor e armazenamento térmico.

Módulo 4 – A água subterrânea para além do recurso
Hidrogeologia ambiental; contaminação e remediação de aquíferos;
Protecção de captações e exploração racional de aquíferos.
Água subterrânea e situações climáticas extremas.
Ecossistemas dependentes de águas subterrâneas.
A regulação da água em Portugal e Europa

Métodos de Ensino

As aulas teóricas incluem conteúdo expositivo sobre cada um dos módulos contemplados no programa da UC, procurando fomentar o envolvimento dos alunos em discussões sobre cada um dos tópicos lecionados.
As aulas teórico-práticas procuram consolidar os princípios lecionados nas aulas teóricas recorrendo ao estudo de casos práticos. Os alunos realizarão, individualmente e em grupo, trabalhos práticos de aplicação da matéria, solicitando, quando necessitarem, a orientação adicional do docente.

A avaliação contínua compreenderá duas componentes:
a) resultado que o aluno obtiver nos trabalhos práticos, individuais e de grupo, sua apresentação e discussão, com uma componente de 60% da nota final;
b) Realização de um teste sobre os conteúdos lecionados na componente teórica - com 40% da nota final.
Os alunos poderão optar por realizar apenas exame final, abrangendo as componentes teóricas e teórico-práticas, equivalendo nesse caso a 100% a nota final.

Bibliografia

Artigos científicos de revistas nacionais e internacionais selecionados de acordo com o tema em estudo.
Fetter, C.W. (1999) Contaminant Hydrogeology. Prentice Hall, 500 p.
Hardisty, P.E. & Ozdemiroglu, E. (2005) The Economics of Groundwater Remediation and Protection. Crc Press, 336 p.
Thornton, S.F. & Osvald, S.E. Eds. (2001) Groundwater Quality: Natural and Enhanced Restauration of Groundwater Pollution. IAHS Publication Nº 275, 604 p.
Metz, B., et al., IPCC Special Report on CO2 Capture and Storage (2005) Cambridge UP. 442 p.
Succar, S. and R.H. Williams, Compressed Air Energy Storage (2008): Theory, Resources, and Applications for Wind Power. Princeton Environmental Institute: Princeton, USA. p. 81.
William E. Glassley. Geothermal energy