Laboratório de Investigação - Execução de Projeto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular articula-se fortemente com Laboratório de investigação: elaboração de Projeto - SOC2418 (5º semestre) dando-lhe continuidade. Ambas as UC têm por objectivo proporcionar um espaço de apoio pedagógico e científico à construção e desenvolvimento de um trabalho de investigação sociológica. Têm ainda por objectivo complementar o desenvolvimento de competências de carácter geral, nomeadamente: capacidade de integrar conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos, e de os aplicar na identificação e resolução de problemas sociológicos, de desenvolver análises rigorosas e inovadoras, de comunicar com clareza as análises e os resultados, assim como os seus fundamentos e justificações, em contextos de investigação e atividade profissional, e de prosseguir de maneira autónoma processos pessoais de aprendizagem.
Mais particularmente, esta UC organiza-se em 60 horas de aulas teorico-práticas e pretende promover competências reflexivas, analíticas e metodológicas relativamente às componentes e etapas de um processo de investigação. Espera-se que os alunos sejam capazes de:
- Desenhar uma estratégia metodológica adequada a um problema teórico de pesquisa;
- Definir uma população e construir uma amostra;
- Selecionar as técnicas de recolha de informação e construir os respectivos instrumentos
- Aplicar os instrumentos de recolha de informação
- Sistematizar e explorar a informação recolhida; analisar e interpretar a informação em função do problema e do modelo de análise
- Produzir um relatório final e integrado de pesquisa
- Aplicar conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos na identificação de problemas sociológicos, desenvolver a capacidade de ruptura com o senso comumo e de objectivar a curiosidade sociológica;
- Executar, com autonomia, as várias fases de uma investigação sociológica;
- Aprefeiçoar as capacidades de comunicação oral e escrita, nomedamente na apresentação oral do trabalho e na redação de documentos parciais e do relatório final;
- Desenvolver competências de trabalho em equipa, nomeadamente a colaboração, a divisão e integração de tarefas e a promoção da capacidade crítica, analítica e reflexive.
Conteúdos Programáticos
1.1. Observar o quê?
1.2. Observar em quem?: População e amostra
1.3. Observar como?: Os instrumentos de observação concepção, teste e recolha de dados
1.4. Principais métodos de recolha de informação: questionário, entrevista, observação direta e recolha de dados pré-existentes e de dados secundários
1.5. O trabalho de campo
2. A ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES
2.1. Três operações: A preparação dos dados: descrever e agregar; Análise da relação entre variáveis; Comparação dos resultados observados com os resultados esperados e interpretação das diferenças;
2.2. Os principais métodos de análise das informações: Análise estatística de dados; Análise de conteúdo;
3. AS CONCLUSÕES
3.1. Retrospectiva das grandes linhas do procedimento
3.2. Novos contributos para o conhecimento do objecto de estudo
3.3. Considerações práticas
4. A REDACÇÃO DO RELATÓRIO
4.1 Procedimentos específicos para a redacção do relatório
Métodos de Ensino
Os métodos e recursos de aprendizagem dependem da natureza das aula (teórico-pratica) e do estudo autónomo. Neste sentido, conjugam-se os seguintes procedimentos de docentes e alunos:
- Exposição teórica dos conteúdos programáticos, ilustrada com exemplos da realidade social concreta e auxiliada por meios audiovisuais.
- Estudo da bibliografia específica indicada nas aulas
- Pesquisa bibliográfica diversificada
- Sumários das matérias leccionadas e das tarefas práticas executadas pelos alunos
- Leitura e estudo individual e em grupo
- Leitura e apresentação oral de textos
- Discussão documentada de temas pertinentes para a elaboração do projeto de investigação
- Participação em conferências de interesse sociológico
- Horário de atendimento presencial para esclarecimento de dúvidas e apoio ao estudo
- Utilização das valências do Moodle: http://www.moodle.uevora.pt (link da disciplina)
A turma mantém-se organizada em grupos (compostos no máximo por 4 alunos), os quais terão de elaborar o trabalho de investigação sociológica que projetaram na UC do passado semestre. No âmbito desta UC os alunos têm 238 horas de estudo autónomo, o que demonstra bem o investimento que se espera que os alunos efectuem, na realização deste trabalho.
Bibliografia
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Pinto, José Madureira (1984). "Epistemologia e Didáctica da Sociologia". Revista Crítica de Ciências Sociais, nº14, pp.
Pinto, José Madureira (1984). Propostas para o ensino das ciências sociais. Porto: Afrontamento.
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Ragin, Charles C. 1994. Constructing Social Research: The Unity and Diversity of Method. Thousand Oaks (Cal.): Pine Forge Press
Silva, Augusto Santos e Pinto, José Madureira (orgs). (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento
Equipa Docente
- Rosalina Maria Pisco Costa [responsável]