2023

Laboratório de Investigação - Execução de Projeto

Nome: Laboratório de Investigação - Execução de Projeto
Cód.: SOC2421L
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular articula-se fortemente com Laboratório de investigação: elaboração de Projeto - SOC2418 (5º semestre) dando-lhe continuidade. Ambas as UC têm por objectivo proporcionar um espaço de apoio pedagógico e científico à construção e desenvolvimento de um trabalho de investigação sociológica. Têm ainda por objectivo complementar o desenvolvimento de competências de carácter geral, nomeadamente: capacidade de integrar conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos, e de os aplicar na identificação e resolução de problemas sociológicos, de desenvolver análises rigorosas e inovadoras, de comunicar com clareza as análises e os resultados, assim como os seus fundamentos e justificações, em contextos de investigação e atividade profissional, e de prosseguir de maneira autónoma processos pessoais de aprendizagem.


Mais particularmente, esta UC organiza-se em 60 horas de aulas teorico-práticas e pretende promover competências reflexivas, analíticas e metodológicas relativamente às componentes e etapas de um processo de investigação. Espera-se que os alunos sejam capazes de:



  1. Desenhar uma estratégia metodológica adequada a um problema teórico de pesquisa;

  2.  Definir uma população e construir uma amostra;

  3.  Selecionar as técnicas de recolha de informação e construir os respectivos instrumentos

  4. Aplicar os instrumentos de recolha de informação

  5. Sistematizar e explorar a informação recolhida; analisar e interpretar a informação em função do problema e do modelo de análise

  6. Produzir um relatório final e integrado de pesquisa

  7. Aplicar conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos na identificação de problemas sociológicos, desenvolver a capacidade de ruptura com o senso comumo e de objectivar a curiosidade sociológica;

  8. Executar, com autonomia, as várias fases de uma investigação sociológica;

  9. Aprefeiçoar as capacidades de comunicação oral e escrita, nomedamente na apresentação oral do trabalho e na redação de documentos parciais e do relatório final;

  10. Desenvolver competências de trabalho em equipa, nomeadamente a colaboração, a divisão e integração de tarefas e a promoção da capacidade crítica, analítica e reflexive.

Conteúdos Programáticos

1. A OBSERVAÇÃO
1.1. Observar o quê?
1.2. Observar em quem?: População e amostra
1.3. Observar como?: Os instrumentos de observação – concepção, teste e recolha de dados
1.4. Principais métodos de recolha de informação: questionário, entrevista, observação direta e recolha de dados pré-existentes e de dados secundários
1.5. O trabalho de campo
2. A ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES
2.1. Três operações: A preparação dos dados: descrever e agregar; Análise da relação entre variáveis; Comparação dos resultados observados com os resultados esperados e interpretação das diferenças;
2.2. Os principais métodos de análise das informações: Análise estatística de dados; Análise de conteúdo;
3. AS CONCLUSÕES
3.1. Retrospectiva das grandes linhas do procedimento
3.2. Novos contributos para o conhecimento do objecto de estudo
3.3. Considerações práticas
4. A REDACÇÃO DO RELATÓRIO
4.1 Procedimentos específicos para a redacção do relatório

Métodos de Ensino

Os métodos e recursos de aprendizagem dependem da natureza das aula (teórico-pratica) e do estudo autónomo. Neste sentido, conjugam-se os seguintes procedimentos de docentes e alunos:



  1. Exposição teórica dos conteúdos programáticos, ilustrada com exemplos da realidade social concreta e auxiliada por meios audiovisuais.

  2. Estudo da bibliografia específica indicada nas aulas

  3. Pesquisa bibliográfica diversificada

  4. Sumários das matérias leccionadas e das tarefas práticas executadas pelos alunos

  5. Leitura e estudo individual e em grupo

  6. Leitura e apresentação oral de textos

  7. Discussão documentada de temas pertinentes para a elaboração do projeto de investigação

  8. Participação em conferências de interesse sociológico

  9. Horário de atendimento presencial para esclarecimento de dúvidas e apoio ao estudo

  10. Utilização das valências do Moodle: http://www.moodle.uevora.pt (link da disciplina)


A turma mantém-se organizada em grupos (compostos no máximo por 4 alunos), os quais terão de elaborar o trabalho de investigação sociológica que projetaram na UC do passado semestre. No âmbito desta UC os alunos têm 238 horas de estudo autónomo, o que demonstra bem o investimento que se espera que os alunos efectuem, na realização deste trabalho.

Bibliografia

Albarello, Luc et al. (1997). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva


Almeida, João Ferreira de, e Pinto, José Madureira (1982). A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Presença.


Bardin, Laurence (2007). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70


Bravo, R. Sierra (2003) [1997]. Técnicas de Investigación Social. Teoria y Ejercicios. 14.ª ed. Madrid: Thomson.


Campenhoudt, Luc Van (2003). Introdução à análise dos fenómenos sociais. Lisboa, Gradiva.


Champagne, Patrick, et al. (1989). Initiation a la pratique sociologique. Paris: Dunod.


Flick, Uwe (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor


Frada, João José Cúcio (1993). Guia Prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Edições Cosmos.


Greenwood, Ernest (1965). "Métodos de investigação empírica em sociologia". Análise Social, nº 11/Julho, pp.


Hill, Manuela M. e Hill, Andrew (2002). Investigação por Questionário. Lisboa: Edições Sílabo.


Mayntz, Renate; Holm, Kurt; HUBNER, Peter (1975). Introducción a los métodos de la sociología empírica. Madrid: Alianza Universidad


Nunes, Adérito Sedas (1982). Questões preliminares sobre as ciências sociais. Lisboa: Presença


Pinto, José Madureira (1984). "Epistemologia e Didáctica da Sociologia". Revista Crítica de Ciências Sociais, nº14, pp.


Pinto, José Madureira (1984). Propostas para o ensino das ciências sociais. Porto: Afrontamento.


Pinto, José Madureira (s/d). "Questões de Metodologia Sociológica (I, II e III)", Cadernos de Ciências Sociais,  nºs 1, 2 e 3, Porto: Afrontamento.


Quivy, Raymond e Campenhoudt, Luc Van (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva


Ragin, Charles C. 1994. Constructing Social Research: The Unity and Diversity of Method. Thousand Oaks (Cal.): Pine Forge Press


Silva, Augusto Santos e Pinto, José Madureira (orgs). (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento

Equipa Docente