Sociologia Económica
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta UC tem como objectivo geral dar aos alunos uma perspectiva alargada dos fenómenos económicos, permitindo-lhes compreender as interdependências entre os factos económico, sociais, politicos e culturais. Visa ainda dotar o aluno de competências no âmbito da compreensão dos limites das abordagens puramente económicas, especialmente em momentos de grande transformação social; na utilização de ferramentas e procedimentos metodológicos na análise dos fenómenos económicos inseridos na estrutura social e treinar a interpretação de problemas teóricos e práticos relacionados com o desenvolvimento económico dos países e regiões.
Especificamente, no final da UC o aluno deve:
a) Conhcer o processo de constituição e afirmação da sociologia económica e os interfaces entre a sociologia a economia e outras ciências sociais;
b) Caracterizar os grandes marcos históricos no desenvolvimento da sociologia económica;
c) Identificar os principais autores e caracterizar o contributo do seu pensamento em cada uma das fase de evolução da sociologia económica;
d) Identificar as potencialidades da sociologia económica na explicação do comportamento económico, face às limitações das perspectivas económicas clássicas e neo-clássicas;
e) Diferenciar os fundamentos económicos, sociais, políticos e culturais da decisão económica de diferentes actores (governo, empresas, famílias, mercados, etc.).
Conteúdos Programáticos
Introdução: Definição, objecto de estudo e metodologia
1. Grandes marcos históricos na evolução da sociologia económica
1.1. A primeira sociologia económica e os Clássicos (1890-1920)
1.2. O período de estagnação e de fragmentação (1920-1960)
1.3. A nova sociologia económica (1970 - )
2. Grandes marcos históricos no processo de mudança da instituição económica
3. Organização económica
3.1. A organização social da economia
3.2. Capitalismo
3.3. Distritos industriais
3.4. Globalização
4. Teorias sobre as empresas
4.1. Teorias económicas das empresas
- Economia organizacional
- Teoria dos custos de transação
- Teoria da agência
4.2. Teorias sociológicas das empresas
- Burocracia
- Teoria neo-institucional
- Ecologia Organizacional
5. Os mercados: abordagens económicas e sociológicas
6. Política e Economia: o papel do Estado na economia
7. Lei e Economia: a “economia paralela”
8. Cultura, confiança, consumo e desenvolvimento económico
9. A “outra economia”
Métodos de Ensino
Considerando a natureza da unidade curricular (teorico-prática) a metodologia de ensino adoptada concilia técnicas de exposição oral da matéria e técnicas de trabalho individual e em grupo, nomeadamente:
- Exposição teórica do conteúdo programático com suporte áudio-visual;
- Análise do resultado de estudos elaborados no âmbito da sociologia económica;
- Leitura de textos da bibliografia geral e específica
- Leitura e estudo individual e em grupo de textos de referencia
- Leitura, análise e apresentação oral das principais ideias veiculadas pelos autores
- Sumários das matérias leccionadas com indicação de textos de apoio específicos
- Participação em conferências no âmbito dos temas tratados na disciplina
- Horário de atendimento pessoal para esclarecimento de dúvidas e apoio ao estudo
- Apresentação de revistas especializadas
- Consulta de documentação disponibilizada pelo docente e participação à distancia em: http://www.moodle.uevora.pt (link da disciplina).
Bibliografia
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Equipa Docente
- Maria Manuel Renga Capelão Serrano [responsável]