Laboratório de Investigação - Elaboração de Projeto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A UC visa desenvolver competências cognitivas e reflexivas e tem como objetivo geral constituir-se como um espaço de apoio cientifico e pedagógico à construção de um projeto de investigação sociológica. Mais especificamente pretende-se que o aluno consiga:
- Aplicar conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos na identificação de problemas sociológicos, desenvolver a capacidade de ruptura com o senso comumo e objectivar a curiosidade sociológica;
- Executar, com autonomia, as várias fases associadas à elaboração de um projecto de investigação;
- Aprefeiçoar as capacidades de comunicação oral e escrita, nomedamente na apresentação oral de trabalho e na redação de documentos parciais e de relatórios finais
- Desenvolver competências de trabalho em equipa, nomeadamente a colaboração, a divisão e integração de tarefas e a promoção da capacidade crítica, analítica e reflexiva.
Conteúdos Programáticos
1.Temas e processos de investigação sociológica: elaboração de projetos de pesquisa
1.1. Objetivos gerais e específicos
1.2. O procedimento metodológico
2. O processo de investigação
2.1. A Ruptura
2.1.1. A pergunta de partida
2.2.2. A exploração: reflexão, leituras, entrevistas exploratórias e métodos exploratórios complementares
2.2.3. A problemática
2.2. A Construção
2.2.1. A construção do modelo de análise: discussão teórica, conceitos e hipóteses de trabalho
2.2.2. Problemas de operacionalização
3. Desenho e redação de um Projecto de Investigação
Métodos de Ensino
Os métodos e recursos de aprendizagem dependem da natureza da aula (teórica ou prática) e e estudo autónomo). Neste sentido, conjugam-se os seguintes procedimentos de docentes e alunos:
- Exposição teórica dos conteúdos programáticos, ilustrada com exemplos da realidade social concreta e auxiliada por meios audiovisuais.
- Estudo da bibliografia específica indicada nas aulas
- Pesquisa bibliográfica em diversas fontes de informação
- Sumários desenvolvidos das matérias leccionadas e das tarefas práticas executadas pelos alunos
- Leitura e estudo individual e em grupo
- Leitura e apresentação oral de textos
- Discussão documentada de temas pertinentes para a elaboração do projeto de investigação
- Participação em conferências de interesse sociológico
- Horário de atendimento presencial para esclarecimento de dúvidas e apoio ao estudo
- Utilização das valências do Moodle: http://www.moodle.uevora.pt (link da disciplina)
A turma será organizada em grupos (compostos no máximo por 4 alunos), os quais terão de elaborar um projeto de investigação, de acordo com o programa da UC e as indicações dos docentes ao longo do semestre
Os temas sobre os quais devem incidir os projectos de investigação devem circunscrever-se às seguintes áreas: trabalho, organizações, recursos humanos, profissões e mercado de trabalho, de modo a criar sinergias entre os grupos e possibilitar o melhor acompanhamento possível dos trabalhos.
Bibliografia
Almeida, J. & Pinto, J. (1982). A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Presença
Bardin, L. (2007). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70
Bell, J. (1993). Como realizar um projecto da investigação. Lisboa: Gradiva
Campenhoudt, L. (2003). Introdução à análise dos fenómenos sociais. Lisboa: Gradiva
Fody, W. (1996). Como perguntar. Teoria e prática de construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta
Frada, J. (1993). Guia Prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Ed. Cosmos
Gauthier, B. (2003). Investigação Social. Loures: Lusociência
Hill, M. & Hill, A. (2002). Investigação por Questionário. Lisboa: Edições Sílabo
Quivy, R. & Campenhoudt, L. (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva
Ragin, C. (2007). La construcción de la investigación social. Bogotá: Siglo del Hombre Editores
Equipa Docente
- Rosalina Maria Pisco Costa [responsável]