Sociologia da Comunicação e dos Média
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Domínio da literacia mediática; conhecimento das Teorias da Comunicação e constituição das empresas mediáticas; capacidade de interpretar os processos de construção de conteúdos e veiculação mediática; conhecimento dos processos de implantação das NT a nível global; Implicações Sociais.
Conteúdos Programáticos
1— O Devir da Comunicação A Pirâmide dos Processos de Comunicação na SociedadeMASSA2— Conceitos e modelos O conceito de “massa”CARACTERíSTICAS TIPIFICADAS DA COMUNICAÇAO DE MASSAMODELOS DE COMUNICAÇãO E TEORIASPERSPECTIVAS DA COM. DE MASSAOs mass media e o desenvolvimentoPERSPECTIVAS DE COMUNICAÇÃO: TRANSMISSÃO VS RITUALA Dissolução do conceito de massa3— A importância dos media: Uma História dos Media O nascimento da imprensa jornalísticaO CINEMANascimento da rádio e TvA Música gravada4— A Comunicação Mediática como Objecto de Estudo DEFINIÇÕES SOCIAIS DOS MEDIA — IMAGEM PúBLICA DOS MEDIAI— Relações dos media com o Estado e a SociedadeII — Valores sociais e culturais
III — Características organizacionais e tecnológicasIV — Condições de distribuição, recepção e utilizaçãoV — Relação social entre emissor e receptorDefinição dos Novos MediaTeoria dos media e teoria da sociedade,Percepções dos papéis de mediaçãoOs efeitos do mercado 5— O Negócio dos Media I — Os Lucros e o Interesse Público
II — O Modelo da Esfera Pública
III— Porque é que a indústria dos media é diferente das outras?
IV — O Crescimento dos MediaIVa) A Televisão
V — A Estrutura Industrial e a Estratégia Corporativa: observando a emergência dos conglomeradosA premissa dos efeitos dos mediaUma tipologia dos processos de efeitos dos media
VI —Tendências na Indústria dos media: As Mudanças Estruturais
VII — A Negligência do Serviço Público
VIII — Como o negócio dos media influencia a SociedadeEstudo do conteúdo dos mediaHegemoniaQualidadeCrítica do comercialismo dos media
O modelo de tecnologia e mudança cultural - Audiências e Concorrência pela AtençãoO MODELO DA ATENÇÃOOS DIVERSOS QUADROS SITUACIONAISO problema do Conceito de AudiênciaTipologias da audiênciaA Audiência como mercadoPrincipais objectivos da investigação de audiênciasAs principais dimensões da audiência A PUBLICIDADEA globalização da cultura — Novos Media Electrónicos Novos ProcessosA TEORIA SOCIAL E OS NOVOS MEDIAA internet. O determinismo tecnológico dos mediaA emergência da sociedade da informaçãoNova base para uma teoria dos novos mediaTópicos para uma teoria dos novos mediaAs múltiplas lógicas da Comunicação de Massa
Métodos de Ensino
didáticos; exposição dos tópicos mais problemáticos; Debate e esclarecimento de dúvidas; acompanhamento da
integração de matérias e preparação para as avaliações. Avaliação presencial a partir das intervenções dos
alunos.
Avaliação contínua: três aferições - (40%+40%+20%) sendo duas por prova escrita (frequências - 80%), e 20% aferidos com base na presença e participação nas aulas.
Avaliação por exame final (70%+30%) = 70% a aferidos a partir de prova escrita presencial, acrescidos de 30% aferidos a partir de trabalhos de perfil idêntico ao solicitado, nesse ano, em avaliação continua.
Bibliografia
Mass Communication Theory, McQuail, Denis, ed.SAGE, London, 1987.
Sociologia dos Media, Rémy Rieffel, ed. Porto Editora, Porto, 2003.
A Segunda Era dos Media, POSTER, M. ed. CELTA, Oeiras, 1999,
Karl Erik, Communication, ed. SAGE, London, 2000
Introdução ao Estudo da Comunicação , Fiske, J., ed. ASA, Porto, 1993, or. Routledge
Equipa Docente
- Lidia Patricia Santos Amaral Tomé [responsável]