Estrutura e Desigualdades Sociais
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A unidade curricular tem por objecto as desigualdades sociais, em particular as desigualdades de recursos ou de classe, mas também as étnicas e de género, e pauta-se por três objectivos fundamentais:
a) apresentar e discutir o problema das desigualdades sociais nos planos nacional e global
b) desenvolver competências reflexivas e analíticas com base em concptualizações sociológicas sobre a estrutura e as desigualdades sociais nas sociedades contemporâneas;
c) apresentar e discutir fluxos e dinâmicas na composição socioprofissional da população portuguesa
d) desenvolver competências operativas relativas ao uso dos conceitos de classes/estratos sociais no âmbito do trabalho sociológico
Conteúdos Programáticos
Introdução: As desigualdades sociais e a problemática classes/estratos sociais
A Grandes formulações teóricas
1 O materialismo histórico e a teoria das classes sociais
1.1 Principais elementos do materialismo histórico
1.2 Relações de produção e classes sociais: critérios de delimitação das classes
1.3 Lugares estruturais de classe, práticas e protagonismos sociais
1.4 O problema da mobilidade social no quadro da teoria das classes
2 O paradigma funcionalista e a teoria da estratificação social
2.1 Principais elementos de análise funcionalista
2.2 teoria da estratificação social: a desuigualdade como imperativo funcional; mérito e motivação
2.3 Teorias da mobilidade social
2.4 O problema da consistência/inconsistência de status
2.5 A teoria dos grupos de referência e o conceito de privação/recompensa relativa
3 Reformulações contemporâneas
3.1 A teoria da prática e o habitus de classe: campos e estratégias de acção
3.2 Cidadania e emergência de novos movimentos sociais:
3.3 Sociedades contemporâneas e estruturação de desigualdades: género, etnicidade, pobreza
B Problemas de operacionalização
1 Opções teóricas e construção de indicadores
2 Origem, trajectórias e redes sociais
3 Categorias socioprofissionais e estatísticas institucionalmente produzidas
C Recomposições sociais na sociedade portuguesa contemporânea
1 Dinâmicas de recomposição social
2 Estudos monográficos
3 Comparações internacionais e análises transnacionais
Métodos de Ensino
Sessões tutoriais e de auto-estudo, em conformidade com as recomendações do Processo de Bolonha.
Para além da exposição de conteúdos pelo docente, as aulas contam também com a participação dos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em auto-estudo, contribuirão para dinamizar as sessões e a aprendizagem e reflexividade sobre os conteúdos programáticos.
a) Avaliação continua:
2 Frequências (2 testes escritos) = (35%+35%) = 70%
1 Working paper = 30%
b) Avaliação por exame:
1 Prova escrita = 65%
1 Working paper = 35%
Note: Working paper como trabalho prático individual desenvolvido no semestre
Bibliografia
Bourdieu, P. (2007). A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo, Porto Alegre, RS, Brasil: Edusp; Ed. Zouk
Carmo, R. & Costa, A.F. (orgs.). (2012). Desigualdades em questão. Análises e problemáticas. Lisboa: Mundos Sociais
Carmo, R., Sebastião, J., Azevedo, J., Martins, S. & Costa, A.F. (orgs.). (2012). Desigualdades Sociais. Portugal e a Europa. Lisboa: Mundos Sociais
Costa, A.F. (2012). Desigualdades sociais contemporâneas. Lisboa: Mundos Sociais
Estanque, E. (2012). A classe média: ascensão e declínio. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Giddens, A. (1975). A estrutura de classes das sociedades avançadas. Rio de Janeiro, Brasil: Zahar Ed.
Kerbo, H. (2003). Estratificación social y desigualdade. El conflito de classe em perspectiva histórica, comparada y global. Madrid: MacGraw-Hill/Interamericana de España, S.A.U.
Wright, E.O. (1985). Classes. London: Verso
Equipa Docente
- Bruno Miguel de Almeida Dionísio [responsável]