2023

Sociologia da Educação

Nome: Sociologia da Educação
Cód.: SOC2411L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Sociologia da Educação pretende contribuir para a aquisição de competências de análise sociológica das realidades sociais e educativas, utilizáveis pelas(os) estudantes nos seus futuros contextos de intervenção profissional.


Os conteúdos desta unidade curricular respeitam tanto aos fenómenos centrados na escola como a outros que potenciam uma abordagem mais globalizante dos fenómenos educativos. Assim, aspectos da educação formal, informal e não formal são estudados numa perspectiva macro, meso ou microssociológica.


Objectivos Gerais:


No final do semestre, os alunos deverão ser capazes:



  • Caracterizar o objecto de estudo, os conceitos e as principais teorias da sociologia da educação;

  • Compreender a educação como resultado das relações educativas ocorridas em diferentes contextos e instituições sociais;

  • Avaliar a importância da educação para as sociedades, nomeadamente nos processos de controlo social, estratificação social e de mudança social;

  • Problematizar a relação entre a educação e o desenvolvimento dos territórios;

  • Analisar sociologicamente as dinâmicas da escola enquanto sistema social constituído por estrutura e actores de estatutos e papéis diferenciados, que interagem interna e externamente;

  • Discutir o futuro da educação face aos novos desafios colocados para a "sociedade da informação e do conhecimento".


                                              

Conteúdos Programáticos

O TEMA 1 - “A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO” - possibilitará ao aluno a) caracterizar a especificidade da sociologia da educação como disciplina sociológica no campo das ciências da educação e os principais paradigmas e teorias da sociologia da educação, bem como analisar a génese e o desenvolvimento da sociologia da educação em Portugal, através da exploração dos seguintes conteúdos: 1.1. O carácter social da educação; 1.2. A sociologia da educação como ciência sociológica; 1.3. As correntes teóricas da sociologia da educação; 1.4. A sociologia da educação em Portugal)


O TEMA 2 – “Educação e Sociedade” - possibilitará ao aluno a) avaliar o impacto da educação na mudança social; b) problematizar a sociogenia das desigualdades em educação; e c) debater o actual momento da escola de massas e os problemas daí resultantes, através da exploração dos seguintes conteúdos: 2.1. Indivíduo e socialização (papel de agentes como a família, os media, entre outros; modalidades de educação; 2.2. A educação como meio de controlo social; 2.3. Educação e mudança social)


O TEMA 3 – “Educação E (DES)IGUALDADE” possibilitará ao aluno a) avaliar o impacto da educação para a estratificação e mobilidade e sociais; b) compreender os processos de selectividade dos sistemas educativos; e c) avaliar o contributo da educação para o desenvolvimento dos territórios; d) problematizar as alterações em curso nos processos de reprodução das identidades, culturas e trajectórias juvenis, nomeadamente as mudanças na relação com o trabalho, através da exploração dos seguintes conteúdos: 3.1. As desigualdades em educação (económicas, étnicas, culturais, de género, espaciais, entre outras; 3.2. Estratificação social, mobilidade social e educação; 3.3. A selectividade dos sistemas educativos.


O TEMA 4: Educação E Desenvolvimento possibilitará ao aluno a) conhecer políticas e estratégias educacionais capazes de responderem às novas lógicas de desenvolvimento; b) conhecer as teorias do currículo enquanto construção social; e c) compreender a avaliação educacional na perspectiva sociológica, através da exploração dos seguintes conteúdos: 4.1. Educação e desenvolvimento; 4.2. Educação, trabalho, juventude e cidadania democrática; 4.3. Políticas e estratégias educacionais no quadro das "novas lógicas de desenvolvimento".


O TEMA 5 - “perspectivas SOCIOLÓGICas sobre a escola” - possibilitará ao aluno a) Analisar os fenómenos de inovação e resistência de organizações e agentes educativos; b) analisar a especificidade da profissão professor e da condição de aluno; c) problematizar a natureza das relações entre a escola, as famílias e outros agentes da comunidade, através da exploração dos seguintes conteúdos: 5.1. O currículo na perspectiva da sociologia; 5.2. A avaliação educacional na perspectiva da sociologia; 5.3. A escola como organização; 5.4. A condição de aluno; 5.5. A profissão professor e a construção da sua identidade profissional; 5.6. As relações escola-família-comunidade.


O TEMA 6 - “A Educação DO FUTURO/O FUTURO DA EDUCAÇÃO” - possibilitará ao aluno a) Discutir as teses dos autores que sustentam a existência duma crise na educação escolar; b) debater as mudanças na sociedade aos níveis: cultural, social, económico, tecnológico e da informação e as solicitações daí decorrentes colocadas à escola; e c) compreender as novas dinâmicas dos sistemas de educação/formação portugueses, através da exploração dos seguintes conteúdos: 6.1. A educação escolar em crise. 6.2. Os desafios lançados à educação para o século XXI; 6.3. As “novas” dinâmicas educativas face aos novos contextos.

Métodos de Ensino

Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino/aprendizagem é organizado com base em aulas teórico-práticas e aulas tutórias.


Na dinamização das aulas (teórico-práticas), faz-se o recurso à realização de exercícios de análise e debate de textos em grupos, pelos alunos, e a dinamização de aulas pelos alunos, individualmente ou em pequenos grupos, a partir de textos previamente distribuídos e ou pesquisados pelos(as) estudantes.


No que se refere às horas de trabalho independente, o referido processo é organizado com base em estudo e trabalho individual ou de grupo.

Bibliografia

OBRAS FUNDAMENTAIS:


ARROTEIA, J. C. (1991). Análise social da educação. Leiria: Roble Ed.


CABANAS, J.M. Quintana (1989). Sociologia de la Educación. Madrid: Dykinson


CANÁRIO, Rui (2005). O que é a escola? Um “olhar” Sociológico. Porto: Porto Editora


CARNEIRO, Roberto (2001). Fundamentos da Educação e da Aprendizagem – 21 Ensaios para o século 21. Vila Nova de Gaia: FML   


DURKHEIM, Émile (2001). Educação e Sociologia. Lisboa: Edições 70


Enguita, Mariano Fernández. (edit.) (1999). Sociología de la Educación. Barcelona: Ariel.


ORTEGA, Félix e tal (org.) (1995). Manual de Sociologia de la Educación. Madrid: Textos Visor


PINTO, CONCEIÇÃO ALVES (1995). Sociologia da escola. Lisboa: McGraw-Hill.


PIRES, E.L; FERNANDES; A. S.; FORMOSINHO, J. (1991). A Construção Social da Educação Escolar. Porto: ASA.


SARAGOÇA, José Manuel L. (2009). Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação e Desenvolvimento dos Territórios. Évora: Fundação Alentejo.


VILLA, Fernando Gil (1997). Teoría Sociológica de la Educación. Salamanca: Amarú Ediciones


 


 OUTRAS OBRAS IMPORTANTES:


ANTUNES, Fátima (2004). Políticas Educativas Nacionais e Globalização. Novas Instituições e Processos Educativos. Braga: Universidade do Minho – Instituto de educação e Psicologia


BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. (1971). L´Ecole capitaliste em France. Paris: Maspero


BENAVENTE, A. (1990). Escola, professores e processos de mudança. Lisboa: L.H


BOURDIEU, P; et al. (1970). A Reprodução. Lisboa: Vega


CARNEIRO, Roberto (Dir) (2000). Aprender ao Longo da Vida -  revista do colóquio Educação e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian


CHERKAOUI, M. (1986). Sociologia da educação. Lisboa: P.E.A.


DEWEY, Jonh (2002). A Escola e a Sociedade. A Criança e o Currículo. Lisboa: Relógio D’ Água


DOMINGOS, A. ; et al. (1986). A teoria de Bernstein em sociologia da educação. Lisboa: F.C.G.


GRÁCIO, Sérgio et al. (1982). Sociologia da educação. Lisboa: Liv. Horizonte.


GRÁCIO, Sérgio (1997). Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais. Lisboa: Educa-Formação


HARGREAVES, Andy (2003). Enseñar en la Sociedad del Conocimiento. Barcelona: Ediciones Octaedro


ITURRA,R.(1990). A construção social do insucesso escolar. Lisboa: Ascher.


MÓNICA, M. Filomena (1981). Escola e classes sociais. Lisboa: Presença.


MONTADON, Cléopâtre e PERRENOUD, Philippe (2001). Entre Pais e Professores, Um Diálogo Possível ?.Oeiras: Celta


Morrow, Raymond Allen e Torres, Carlos Alberto (1997). Teoria Social e Educação. Porto: Afrontamento


MORRISH, IVOR (1983 – 4ª Ed.). Sociologia da educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores.


NETO-MENDES, A. (1995). Profissionalismo docente em debate. in Cadernos de análise sócio organizacional da educação, nº 10.


PARDAL, L.A. (1991). A educação, a escola e a estratificação social: elementos de análise sociológica. In Cadernos de análise sócio-organizacional da educação, nº 1.


Perrenoud, Philippe. (1995). Ofício de aluno e sentido do trabalho escola. Porto: Porto Editora


Perrenoud, Philippe. (2002). A escola e a aprendizagem da democracia. Porto: Edições ASA


POSTMAN, Neil (2002) (1995). O Fim da Educação – Redefinindo o Valor da Escola. Lisboa: Relógio D’Água 


SILVA, Cristina Gomes da (1999). Escolhas Escolares, Heranças Sociais. Oeiras: Celta


SILVA, Pedro (2003). Escola-Família, uma Relação Armadilhada – Interculturalidade e Relações de Poder. Santa Maria da Feira: Edições Afrontamento


STOER, Stephen. (1986). Educação e Mudança Social em Portugal – 1970-1980, Uma década de transição. Porto: Edições Afrontamento


STOER, Stephen R. e ESTEVES, António Joaquim (1992). A Sociologia na escola – professores, educação e desenvolvimento. Porto: Edições Afrontamento


SWIFT, D.F. (1977). A Sociologia da Educação. São Paulo: Editora Atlas


TEDESCO, Juan Carlos (2000). O Novo Pacto Educativo. Vila Nova de Gaia: FML   


TEODORO, António (2001). A construção política da educação – Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal contemporâneo. Porto: Edições Afrontamento


TEODORO, António (2003). Globalização e Educação. Porto: Edições Afrontamento


UNESCO (1996). A Educação - Um Tesouro a Descobrir. Porto: ASA.


VALENTIM, Joaquim Pires (1997). Escola, igualdade e diferença. Porto: Campo das Letras


 

Equipa Docente