Sociologia da Educação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A Sociologia da Educação pretende contribuir para a aquisição de competências de análise sociológica das realidades sociais e educativas, utilizáveis pelas(os) estudantes nos seus futuros contextos de intervenção profissional.
Os conteúdos desta unidade curricular respeitam tanto aos fenómenos centrados na escola como a outros que potenciam uma abordagem mais globalizante dos fenómenos educativos. Assim, aspectos da educação formal, informal e não formal são estudados numa perspectiva macro, meso ou microssociológica.
Objectivos Gerais:
No final do semestre, os alunos deverão ser capazes:
- Caracterizar o objecto de estudo, os conceitos e as principais teorias da sociologia da educação;
- Compreender a educação como resultado das relações educativas ocorridas em diferentes contextos e instituições sociais;
- Avaliar a importância da educação para as sociedades, nomeadamente nos processos de controlo social, estratificação social e de mudança social;
- Problematizar a relação entre a educação e o desenvolvimento dos territórios;
- Analisar sociologicamente as dinâmicas da escola enquanto sistema social constituído por estrutura e actores de estatutos e papéis diferenciados, que interagem interna e externamente;
- Discutir o futuro da educação face aos novos desafios colocados para a "sociedade da informação e do conhecimento".
Conteúdos Programáticos
O TEMA 1 - “A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO” - possibilitará ao aluno a) caracterizar a especificidade da sociologia da educação como disciplina sociológica no campo das ciências da educação e os principais paradigmas e teorias da sociologia da educação, bem como analisar a génese e o desenvolvimento da sociologia da educação em Portugal, através da exploração dos seguintes conteúdos: 1.1. O carácter social da educação; 1.2. A sociologia da educação como ciência sociológica; 1.3. As correntes teóricas da sociologia da educação; 1.4. A sociologia da educação em Portugal)
O TEMA 2 – “Educação e Sociedade” - possibilitará ao aluno a) avaliar o impacto da educação na mudança social; b) problematizar a sociogenia das desigualdades em educação; e c) debater o actual momento da escola de massas e os problemas daí resultantes, através da exploração dos seguintes conteúdos: 2.1. Indivíduo e socialização (papel de agentes como a família, os media, entre outros; modalidades de educação; 2.2. A educação como meio de controlo social; 2.3. Educação e mudança social)
O TEMA 3 – “Educação E (DES)IGUALDADE” possibilitará ao aluno a) avaliar o impacto da educação para a estratificação e mobilidade e sociais; b) compreender os processos de selectividade dos sistemas educativos; e c) avaliar o contributo da educação para o desenvolvimento dos territórios; d) problematizar as alterações em curso nos processos de reprodução das identidades, culturas e trajectórias juvenis, nomeadamente as mudanças na relação com o trabalho, através da exploração dos seguintes conteúdos: 3.1. As desigualdades em educação (económicas, étnicas, culturais, de género, espaciais, entre outras; 3.2. Estratificação social, mobilidade social e educação; 3.3. A selectividade dos sistemas educativos.
O TEMA 4: Educação E Desenvolvimento possibilitará ao aluno a) conhecer políticas e estratégias educacionais capazes de responderem às novas lógicas de desenvolvimento; b) conhecer as teorias do currículo enquanto construção social; e c) compreender a avaliação educacional na perspectiva sociológica, através da exploração dos seguintes conteúdos: 4.1. Educação e desenvolvimento; 4.2. Educação, trabalho, juventude e cidadania democrática; 4.3. Políticas e estratégias educacionais no quadro das "novas lógicas de desenvolvimento".
O TEMA 5 - “perspectivas SOCIOLÓGICas sobre a escola” - possibilitará ao aluno a) Analisar os fenómenos de inovação e resistência de organizações e agentes educativos; b) analisar a especificidade da profissão professor e da condição de aluno; c) problematizar a natureza das relações entre a escola, as famílias e outros agentes da comunidade, através da exploração dos seguintes conteúdos: 5.1. O currículo na perspectiva da sociologia; 5.2. A avaliação educacional na perspectiva da sociologia; 5.3. A escola como organização; 5.4. A condição de aluno; 5.5. A profissão professor e a construção da sua identidade profissional; 5.6. As relações escola-família-comunidade.
O TEMA 6 - “A Educação DO FUTURO/O FUTURO DA EDUCAÇÃO” - possibilitará ao aluno a) Discutir as teses dos autores que sustentam a existência duma crise na educação escolar; b) debater as mudanças na sociedade aos níveis: cultural, social, económico, tecnológico e da informação e as solicitações daí decorrentes colocadas à escola; e c) compreender as novas dinâmicas dos sistemas de educação/formação portugueses, através da exploração dos seguintes conteúdos: 6.1. A educação escolar em crise. 6.2. Os desafios lançados à educação para o século XXI; 6.3. As “novas” dinâmicas educativas face aos novos contextos.
Métodos de Ensino
Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino/aprendizagem é organizado com base em aulas teórico-práticas e aulas tutórias.
Na dinamização das aulas (teórico-práticas), faz-se o recurso à realização de exercícios de análise e debate de textos em grupos, pelos alunos, e a dinamização de aulas pelos alunos, individualmente ou em pequenos grupos, a partir de textos previamente distribuídos e ou pesquisados pelos(as) estudantes.
No que se refere às horas de trabalho independente, o referido processo é organizado com base em estudo e trabalho individual ou de grupo.
Bibliografia
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OUTRAS OBRAS IMPORTANTES:
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Equipa Docente
- José Manuel Leal Saragoça [responsável]