Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A unidade curricular Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I é disciplina obrigatória no 1º semestre do 1.º ciclo de formação em Sociologia na Universidade de Évora, com uma carga semanal de 4 horas, a que equivale um total de 6 créditos ECTS. Separados apenas pela estrutura semestral, os Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I e II formam um todo e articulam-se com outras disciplinas de aprofundamento específico, quer no aspecto quantitativo (Estatística aplicada às Ciências Sociais, Laboratório de Análise Quantitativa), quer qualitativo (Laboratório de Análise Qualitativa). Este conjunto de disciplinas constitui a base dos instrumentos metodológicos e técnicos em cada sociologia específica e nas disciplinas integrativas do ramo das Ciências Sociais. Além disso, fornecem elementos essenciais para o trabalho curricular de Laboratório de Investigação, no 3.º ano, que funciona também como revisão prática dessas aprendizagens e sua utilização numa investigação concreta. Porque abrangentes e importantes na formação científica, os MTIS constituem, assim, uma disciplina essencial no currículo do 1.º ciclo de estudos em Sociologia. A oferta desta u.c. visa proporcionar aos estudantes de Sociologia a aprendizagem dos instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para o desenho de uma investigação em ciências sociais, bem como, pela familiarização com diferentes tipos e estratégias de investigação, dos requisitos teóricos e metodológicos, e suas vantagens e limitações, para que possam vir a fazer escolhas adequadas em todas as fases da pesquisa. Especificamente, pretende-se com esta disciplina: a) apresentar e discutir criticamente os principais pressupostos da metodologia da investigação sociológica; b) apetrechar os alunos com os princípios básicos que sustentam o desenho de investigações sociológicas sustentadas, rigorosas e inovadoras; c) preparar os estudantes para que sejam capazes de definir com clareza, pertinência e exequibilidade as temáticas a estudar; d) dotar os estudantes das competências necessárias à problematização, conceptualização e operacionalização sustentada das investigações que se propõem desenvolver; e) apresentar e discutir criticamente os princípios subjacentes à observação, delimitação do campo empírico e principais técnicas de observação em investigação sociológica; f) sensibilização para os principais desafios éticos que se colocam em investigação sociológica. De modo complementar e transversal aos conteúdos programáticos procurar-se-á dotar os alunos das competências necessárias à reflexão crítica sobre o processo de investigação social, desde a fase inicial, à conceptualização, operacionalização, análise de resultados e sua exposição final; à discussão crítica das metodologias utilizadas em obras de divulgação no domínio das ciências sociais, em particular no domínio da Sociologia; e preparar os futuros sociólogos para o desempenho do seu papel de investigadores autónomos e de parceiros em equipas de trabalho multidisciplinares.
Conteúdos Programáticos
I. A Metodologia da Investigação Sociológica
1.1 Ciência e conhecimento científico
1.2 A unidade do social e a pluralidade das Ciências Sociais
1.3 Obstáculos ao conhecimento científico e ruptura com o senso comum
II. O desenho da investigação sociológica
2.1 Tipologias de pesquisa e estratégias de investigação
2.3 Planificação e execução do projecto de investigação
3.1 Escolha do tema e pergunta de partida
3.2 Delimitação e exploração do tema
3.3 Identificação, localização e sistematização da informação
IV. Problemática e modelo de análise
4.1 Concepção e explicitação da problemática teórica
4.2 Conceptualização e operacionalização
4.3 Hipóteses e questões de investigação, variáveis e indicadores
5.1 A delimitação do campo empírico: população, amostras e unidades de análise
5.2 Informação disponível e pesquisa documental
5.3 Inquérito por questionário, inquérito por entrevista e observação directa
VI. “O Político e o Cientista”
6.1 Investigação Sociológica e Ética: questões e desafios
Métodos de Ensino
Funcionamento pedagógico: a cadeira propõe-se atingir os seus objectivos através de:
a) aulas em que o docente transmite de forma sintética, problematizada e sistemática os conteúdos do programa
b) aulas em que o docente implica directamente os alunos na discussão de textos, no treino de procedimentos de operacionalização, na utilização de fontes estatísticas, etc.
c) um sistema de avaliação que potencie a aprendizagem dos conteúdos teóricos e respectiva operacionalização para investigação
Bibliografia
CAMPENHOUDT, Luc Van (2003), Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva
FODDY, William (1996), Como perguntar. Teoria e Prática em pesquisa sociológica, Oeiras, Celta Editora
GHIGLIONE, Rodolphe, e Benjamin MATALON (1992), O Inquérito. Teoria e Prática, Oeiras, Celta Editora
GREENWOOD, Ernest (1965), "Métodos de investigação empírica em sociologia", Análise Social, nº11, Lisboa, GIS
QUIVY, Raymond, CAMPENHOUDT, LucVan, Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Grádiva, 1992
PINTO, José Madureira (1984), "Epistemologia e Didáctica da Sociologia", Rer. Crítica de C.S., nº14, Coimbra, CES
SILVA, Augusto Santos, PINTO, José Madureira (orgs) (1986), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento (1)
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(1) Designadamente os seguintes textos:
ALMEIDA, João Ferreira de, PINTO, J. Madureira (1986), "Da teoria à investigação empírica. Problemas metodológicos gerais"
FERREIRA, Virgínia (1986), "O Inquérito por questionário na construção de dados sociológicos"
SILVA, Augusto Santos, "Uma visão global sobre as ciências"
SILVA, Augusto Santos, PINTO, José Madureira, "A ruptura com o senso comum nas ciências sociais"
Equipa Docente
- Bruno Miguel de Almeida Dionísio [responsável]