2024

Planeamento e Intervenção Social

Nome: Planeamento e Intervenção Social
Cód.: SOC02430L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem



a)      subsistência do planeamento / intervenção no tempo e no espaço.
 
b)     identificar características, tendências e problemas do mundo actual, assim como referir o leque de respostas ou opções que podem ser seleccionadas para os enfrentar, e aí situar o papel do planeamento / intervenção no contexto de uma sociologia da acção.
 
c)      conhecer as características genéricas e específicas do processo de planeamento / intervenção social.
 
d)     identificar algumas experiências de planeamento/intervenção social, nomeadamente a partir do testemunho de profissionais envolvidos.

Conteúdos Programáticos



A.     QUESTÕES INTRODUTÓRIAS
1.       A situação social no Mundo e em Portugal;
2.       Noções e conceitos fundamentais;
3.      Os fundamentos individuais do planeamento;
4.       Os fundamentos sociais/colectivos do planeamento.
 
B.     CONTEXTOS ATUAIS DA INTERVENÇÃO SOCIOLÓGICA
1.              Âmbito e caracterização da Sociologia de intervenção;
2.              Domínios para uma teoria de acção: conhecimento/acção, actor/ sistema;
3.              Participação e cidadania nos processos de planeamento;
4.                  As novas tendências do Planeamento.
 
C.     PLANEAMENTO E A METODOLOGIA PARTICIPATIVA DO PLANEAMENTO
1.              Dimensões, funções e papel do planeamento;
2.              Tipos de Planeamento;
3.              Modelos de intervenção;
4.               Etapas de elaboração de Projectos de intervenção social;
5.               Avaliação e sistemas de acompanhamento;
6.              Obstáculos/debilidades inerentes ao processo de planeamento.
 
D.    EXPERIÊNCIAS DE PLANEAMENTO / INTERVENÇÃO SOCIAL
(promovidas por entidades/organizações públicas e/ou entidades/organizações privadas no plano nacional, regional e local).

Métodos de Ensino

O processo de ensino e aprendizagem será organizado com base em sessões teórico-práticas.
I. Na dinâmica das sessões prevê-se a utilização de exercícios de análise e discussão de textos e/ou dinamização de parte das sessões pelos alunos, individualmente ou em pequenos grupos, a partir de textos pré-selecionados.
II. Nas sessões coletivas, em sala de aula e além da mesma, os alunos desenvolvem trabalhos independentes, individualmente e ou em grupo. Será utilizada a plataforma Moodle no dinamismo da UC para facilitar a partilha de recursos didáticos e a comunicação síncrona e assíncrona à distância.
III. Estudos de caso e/ou visitas de estudo
IV. Participação de convidados na dinâmica das sessões na modalidade de aulas abertas com especialistas na área do planeamento e intervenção social

Avaliação

O regime de avaliação contínua é formado por três elementos complementares de avaliação:
i. Elaboração de um Plano de Intervenção (em modalidade individual ou de grupo dependendo da dimensão da turma). Sendo este um trabalho escrito, com apresentação oral e debate em sala de aula (ponderação de 50% da nota final)
ii. 2 trabalhos individuais sobre temas relevantes para a UC (ponderação de 40% para a nota final do aluno)
iii. Outros elementos de avaliação (ponderação de 10% na nota final) que incluem exercícios realizados em contexto aula ou trabalho autónomo, relatórios sobre apresentação de documentários e relatórios de conferências (

Na modalidade de avaliação por exame é proposto
i. Exame individual (ponderação de 70%)
ii. Trabalho individual ou em grupo (ponderação de 30%)

No que respeita à assiduidade, salvo as situações estatutariamente previstas, o aluno está obrigado a frequentar 75% das aulas efectivamente leccionadas, sob pena de não poder submeter-se à avaliação.

Bibliografia

AEP (2002), A metodologia de Planeamento de Projectos por Objectivos (MPPO), s.l., AEP. Câmara de Comércio e Indústria.
 
BALTAZAR, M (2004) ?Da pobreza e exclusão à inclusão social ? uma estratégia europeia?. Economia e Sociologia, 77: 15 ? 28.
 
COHEN, E (1999). Avaliação de Projectos Sociais. Petrópolis: Ed Vozes.
 
FIALHO, J.;SILVA, C.; SARAGOÇA, J. (2015) Diagnóstico social. Teoria, metodologia e casos práticos. Lisboa: edições Sílabo.
 
GUERRA, I(2002), Fundamentos e Processos de Uma Sociologia da Acção. Cascais: Principia
 
LEWIS, James P. (1999), Manual Prático da Gestão de Projectos, Mem Martins: Ed CETOP.
 
SANTOS, M (2008) ?O Planeamento enquanto processo para o desenvolvimento sustentado?.  REGO, M e BALTAZAR, M (coords) (2008), Novos  cenários de desenvolvimento do Alentejo, Lx: Caleidoscópio.
 
SERRANO, G. (2008), Elaboração de Projectos Sociais ? casos práticos, Porto: Porto Ed.
 
SCHIEFER, U. et al (2006), Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos, Cascais: Princípia.

Equipa Docente