2023

Projeções Demográficas

Nome: Projeções Demográficas
Cód.: SOC02424L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

ESQUEMA CONCEPTUAL:


A abordagem conceptual da disciplina privilegiará a dimensão prática e será dirigida preferencialmente para a análise das consequências de uma determinada evolução demográfica, em termos de planeamento regional.


FINALIDADE DA DISCIPLINA:


Introduzir os estudantes no estudo da macrodemografia e dotá-los dos conhecimentos metodológicos necessários para a realização de um trabalho técnico de previsão da evolução futura da população.


OBJECTIVOS:


Os conteúdos programáticos são desenvolvidos com base num conjunto de pressupostos:


◊ a importância de prever os comportamentos demográficos para além da conjuntura, isto é, prever a evolução da população, aplicando aos efectivos conhecidos no momento, as leis da fecundidade, da nupcialidade, da mortalidade, dos movimentos migratórios que poderão manter-se de uma maneira duradoura;


◊ a identificação do problema que consiste, essencialmente, em definir quais são essas condições “susceptíveis de se tornarem duradouras”, isto é, elaborarem os diferentes jogos de hipóteses base das projecções;


◊ as perspectivas demográficas alteram o ponto de vista da análise desenvolvida até ao momento (na UC de Demografia). Temos sempre partido do estudo das populações e dos acontecimentos observados, para medir os fenómenos e os comportamentos; as perspectivas traduzem em índices demográficos as hipóteses de comportamento e a partir daí deduzem os acontecimentos e as populações que poderemos vir a observar no futuro;


◊ este estudo de previsão desenvolve-se de forma complementar aos trabalhos de análise demográfica, os estudantes aprendem a desmontar a realidade presente, para com modelos do mesmo tipo, reconstruirem uma outra realidade futura;


◊ finalmente, a importância pedagógica do estudo de casos concretos conduz ao desenvolvimento de aplicações práticas à realidade portuguesa.


No final da disciplina os alunos deverão demonstrar capacidade de:


◊ justificar a importância das perspectivas demográficas na macrodemografia;


◊ reconhecer a interdependência da evolução tendencial da população e os objectivos estratégicos do desenvolvimento;


◊ compreender o contributo das perspectivas demográficas para uma visão estratégica e integrada do planeamento dos recursos humanos;


◊ relacionar os objectivos estratégicos do desenvolvimento regional com as políticas demográficas e de recursos humanos;


◊ definir as etapas e recolher os dados relacionados com as principais variáveis utilizadas num trabalho de perspectivas demográficas ;


◊ utilizar correctamente os métodos e as técnicas mais comuns para a elaboração de projecções demográficas.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1: – Apresentação e Revisão dos princípios e métodos de análise microdemográfica



    1. Apresentação



  • Apresentação do programa, da bibliografia e dos exercícios práticos.

  • Esquema conceptual da disciplina

  • Finalidade

  • Objectivos

  • Metodologia

  • Assiduidade

  • Definição do processo de avaliação e marcação das datas das respectivas provas.



    1. Revisões dos princípios e métodos de análise microdemográfica. Os métodos de análise microdemográfica aplicados à:



  • Mortalidade

  • Natalidade e Fecundidade

  • Movimentos Migratórios


Módulo 2: – Tábuas-Tipo de Mortalidade



  1. Tábuas-tipo de mortalidade:



  • Definição e utilidade

  • Princípios de cálculo

  • Tábuas-tipo das N.U., de Ledermann, de Coale e Demeny e de Brass


 


Módulo 3: – Perspectivas e Projecções Demográficas



  1. Incidência das variáveis microdemográficas na formação das estruturas populacionais



  • Método de cálculo das perspectivas demográficas:

    • Diagnóstico retrospectivo

    • Escolha da técnica de projecção

    • Escolha do tipo de perspectiva

    • Escolha das hipóteses de evolução – construção de cenários





  1. Cálculo prospectivo numa população fechada:



  • Mortalidade: cálculo dos sobreviventes e o problema do "último grupo aberto"

  • Natalidade: problema dos "triângulos" inferiores e cálculo dos nascimentos

  • Análise da matriz do movimento natural



  1. Cálculo prospectivo numa população aberta: projecção dos movimentos migratórios



  • Análise da matriz corrigida pelas migrações



  1. As perspectivas derivadas



  • Utilidade e tipos de perspectivas derivadas


 

Métodos de Ensino

METODOLOGIA:


Tendo em conta a finalidade da disciplina a metodologia proposta assenta em aulas teórico-práticas onde se implementa uma permanente articulação entre as aquisições teóricas e a sua aplicação operativa, num quadro de análise da realidade portuguesa.


No início de cada módulo do Programa é feita uma apresentação dos conceitos, modelos e metodologias mais importantes relacionados com o tema.


O tema é aprofundado, nas aulas seguintes, numa perspectiva de aplicação prática, através de trabalhos práticos que são distribuídos aos alunos.


É essencial para os objectivos desta disciplina a presença assídua nas aulas, a preparação dos trabalhos práticos e a participação activa na sua discussão. 

Avaliação

O regime de avaliação da unidade curricular, no ano letivo de 2013-2014, é do tipo misto, envolvendo uma componente de avaliação durante o período letivo e uma componente de avaliação realizada durante a época de exames (nºs 2 e 3 do Artigo 17º).


 As avaliações de Projecções Demográficas são escritas e presenciais [alínea a), do nº 4 do artigo 17º], de natureza teórico-prática.


Nota: A componente de aplicação prática é contemplada através da realização ao longo do semestre de um trabalho prático, individual, de projecção da população residente numa região de Portugal (NUTS II), à escolha dos estudantes.

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA


Para além do Manual elaborado pela Docente, a bibliografia de referência é a seguinte:


COALE, A., and G. GUO, (1989), “Revised model life tables at very low levels of mortality”, in Population Index, 55 (4), pp. 613-643.


KEILMAN, N., D. PHAM, and A. HETLAND, (2002), “Why population forecasts should be probabilistic - illustrated by the case of Norway”, in Demographic Research, 6 (15), pp. 408-454. http://www.demographic-research.org/


MENDES, M. F., (1983), “Aplicação das tábuas-tipo de mortalidade à situação portuguesa”, in Economia e Sociologia, no 53, Évora, pp. 5-42.


MENDES, M. F., and A. CANDEIAS, (2000), “Prospectiva Demográfica: os próximos 20 anos”, in A Reforma da Segurança Social, Contributos para reflexão, Pedro Telhado Pereira (org.), Celta Editora, Oeiras, pp. 17-57.


NAZARETH, J. M. and M. F. MENDES, (1988), Portugal: os próximos 20 anos. III - unidade e diversidade da demografia portuguesa no final do século XX, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, cap. 3, pp. 113-134.


O'NEILL, B., D. BALK, M. BRICKMAN, and M. EZRA, (2001), “A Guide to Global Population Projections”, in Demographic Research, 4 (8), pp. 204-288. http://www.demographic-research.org/


PRESTON, S., P. HEUVELINE, and M. GUILLOT, (2001), Demography, Measuring and Modeling population Processes, Blackwell Publishers, Oxford, cap. 6 e 7, pp. 117-170.


SANDERSON, W., S. SCHERBOV, B. O'NEILL, and W. LUTZ, (2003), “Conditional Probabilistic Population Forecasting, in Vienna Institute of Demography Working Papers 03/2003. http://www.oeaw.ac.at/vid/

Equipa Docente