2023

Sociologia do Desenvolvimento

Nome: Sociologia do Desenvolvimento
Cód.: SOC02415L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Pretende compreender o contributo da sociologia na análise das assimetrias internacionais, em particular tendências evolutivas e determinantes dos diferentes níveis de desenvolvimento.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1- Genérico


Pretende-se que no final do semestre os alunos estejam preparados para conhecer, fundamentalmente:


 


-    As Causas / Factores explicativos dos diferentes níveis de desenvolvimento / desigualdades socio-económicas de países e entre países.


                                                                                     


2- Específicos



  1.  Relacionar os principais conceitos, para compreender como o dinamismo/carácter interactivo dos processos de mudança e de desenvolvimento se têm concretizado no tempo e no espaço;

  2. Compreender a diversidade/mutabilidade das relações que se estabelecem entre os diversos intervenientes mundiais, e influem o desenvolvimento dos países/regiões;

  3. Justificar causas, condições e factores determinantes do (sub)desenvolvimento;

  4. Caracterizar as teorias do (sub)desenvolvimento;

  5. Identificar os desequilíbrios existentes entre países/regiões do mundo;

  6. Analisar criticamente as actuais estratégias, e sua eficácia, de cooperação para o desenvolvimento;

  7. Descrever os princípios de uma “nova estratégia para o desenvolvimento”;

  8. Problematizar os aspectos estruturais de Portugal que influem no processo de desenvolvimento;

  9. Problematizar aspectos da realidade que configuram desigualdades entre países/intra-países;

  10. Equacionar tendências e futuros possíveis para vários territórios do sistema-mundo.

Conteúdos Programáticos

                  


A.     OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS E SUA INTER-RELAÇÃO



  1. Crescimento, (sub)Desenvolvimento, Mudança, Globalização, Vantagens comparativas, Vantagens competitivas,  Inovação e Nova Economia.


 


B . FATORES E TEORIAS DO (SUB)DESENVOLVIMENTO



  1. Diversificação e mutabilidade dos centros de poder/decisão;

  2. Do crescimento ao desenvolvimento: génese/ persistência das estruturas do subdesenvolvimento; causas, condições/ factores determinantes;

  3. Teorias do (sub)desenvolvimento socioeconomico.


 


C.  AS PRINCIPAIS ETAPAS HISTÓRICAS DO PROCESSO DE (SUB)DESENVOLVIMENTO



  1. As questões do desenvolvimento e do subdesenvolvimento até meados do século XX;

  2. O nascimento da Cooperação para o Desenvolvimento: as teorias da modernização e o Plano Marshall;

  3. As teorias de dependência e as exigências de uma Nova Ordem Económica Internacional;

  4. A crise da dívida e o ajustamento estrutural;

  5. As novas correntes alternativas do desenvolvimento e a ortodoxia contemporânea.


 


D. QUESTÕES DO DESENVOLVIMENTO NO MUNDO ACTUAL



  1. Desenvolvimento à escala mundial: grandes desequilíbrios entre países/regiões;

  2. Cooperação para o Desenvolvimento;

  3. Os princípios de uma “nova estratégia para o desenvolvimento” (estratégias para o desenvolvimento, papel do estado e participação cidadã);

  4. O caso  de Portugal: necessidades, desejos e aspirações vs aspectos estruturais.


 


 


E . CENÁRIOS PARA O SISTEMA-MUNDO



  1. Desafios, consensos, riscos e incertezas dum mundo multipolar;

  2. Tendências e cenários para o sistema-mundo.


 


 

Métodos de Ensino

O processo de ensino-aprendizagem será organizado com base em sessões teórico-práticas


Na dinamização das sessões de natureza teórico-prática prevê-se o recurso à realização de exercícios de análise e debate de textos e/ou a dinamização de parte das sessões pelos alunos, individualmente ou em pequenos grupos, a partir de textos previamente sugeridos e ou pesquisados pelos(as) estudantes.


Além das sessões colectivas, presenciais, os alunos desenvolverão trabalho independente, individualmente e em grupo. Usar-se-á a plataforma moodle para facilitar a partilha de recursos didácticos e a comunicação síncrona e assíncrona a distância.


A avaliação incidirá numa prova escrita sobre os conteúdos abordados e em trabalho(s) individuais e/ou de grupo, apresentados oralmente em sessões colectivas. Na classificação final será ainda considerada a avaliação do perfil sócio-afectivo do estudante.

Avaliação

O aluno dispõe de duas modalidades de avaliação (contínua e final), devendo optar por uma delas:


a)     A avaliação contínua pressupõe a realização dos seguintes momentos de avaliação: 1) prova escrita sobre os conteúdos abordados; 2) trabalho(s) individuais e/ou de grupo, apresentados oralmente em sessões colectivas..


 


b)     A avaliação final faz-se através de: 1) uma prova escrita de exame (abrange a totalidade da matéria); 2) trabalho individual;


 


Na classificação final será ainda considerada a avaliação do perfil sócio-afectivo do estudante.








































Modalidade de   avaliação



Elementos de   avaliação



Peso na média final



Contínua



1.ª prova de frequência



45%



Trabalho(s) individuais e/ou de grupo



45%



Outros elementos de avaliação



10%



Final


 



Prova de exame



70%



 



Trabalho  individual



20%



 



Outros elementos de avaliação



10%



Bibliografia

AACEMOGLU , D. & ROBINSON, J.A. (2013) Porque falham as Nações: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza, Lisboa: Temas e Debates.
BALTAZAR, M e Rego, M (coord) (2011), Globalização e Desenvolvimento, Lx: Caleidoscópio
BALTAZAR, M (2003)."O Desenvolvimento Humano como corrente alternativa do desenvolvimento desde 1990" Economia e Sociologia, 76: 105 - 121
BESSA, F (2018) Para uma Sociologia do Desenvolvimento. Ribeirão: Humus
COLLIER, P(2008). Os Milhões da Pobreza Lx: Casa das Letras
FRIEDMAN, T. (2005). O Mundo é Plano. Lx: Actual Editora
HETTNE, Bjorn (2009) Thinking about development, London: Zed Books.
PNUD (1990 -2018). Relatórios Anuais de DH. PNUD/ONU
STIGLITZ, J. (2002). Globalização, Lx: Terramar
TEZANOS, J (2008). La Sociedad Dividida.. Madrid: Bib Nueva
TOURAINE, A. (2005). Um Novo Paradigma. Lx: Inst Piaget
VAN ZANDEN, J.L., et al. (eds.) (2014), How Was Life?: Global Well-being since 1820, OECD Publishing.

Equipa Docente