2023

Laboratório de Análise Qualitativa

Nome: Laboratório de Análise Qualitativa
Cód.: SOC02413L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC combina aulas teóricas, práticas, trabalho de campo e laboratorial, incluindo CAQDAS, na exploração de métodos e técnicas de recolha, tratamento, análise e interpretação qualitativa de dados.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular Laboratório de Análise Qualitativa é disciplina obrigatória no 4.º semestre do 1.º ciclo de formação em Sociologia e Ciências da Informação e Documentação na Universidade de Évora, com uma carga semanal de 2 horas teóricas e 2 horas práticas, a que equivale um total de 6 créditos ECTS[1]. A oferta desta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes a aprendizagem dos fundamentos teórico-epistemológicos que alicerçam a recolha sistemática, tratamento, análise e interpretação qualitativa de dados com vista a uma compreensão empiricamente sustentada da realidade social e, de modo complementar e transversal, o aprofundamento das competências metodológicas de base necessárias à reflexão crítica sobre a natureza, contextos de recolha/acesso e limitações dos dados em presença[2]. Especificamente, pretende-se com esta disciplina: a) Apresentar e discutir criticamente os pressupostos, paradigmas e tradições teóricas que alicerçam a investigação qualitativa; b) Apresentar a perspectiva distintiva e o ofício do investigador qualitativo; c) Discutir os princípios subjacentes ao desenho de uma investigação qualitativa que equacione eficazmente o problema de investigação, as estratégias de amostragem, as políticas de acesso ao campo e uma reflexão ética transversal; d) Discriminar criticamente as principais estratégias de recolha de dados em investigação qualitativa; e) Transmitir os princípios subjacentes ao tratamento preliminar dos dados e apresentar as principais fases de exploração, análise e interpretação de material empírico; f) Aprofundar competências e iniciar os alunos na utilização de software específico para o tratamento informático em investigação qualitativa; g) Transmitir os princípios básicos para a apresentação de resultados, organização e redacção de relatórios científicos em investigação qualitativa; h) Aplicar os conhecimentos adquiridos mediante a realização pelos estudantes de exercícios práticos ao longo do semestre.





[1] A UC é oferecida simultaneamente ao curso de Ciências da Informação e Documentação com a designação “Tratamento e Análise Qualitativa de Dados” [SOC0210].




[2] Antes de frequentar esta UC os estudantes de Sociologia deverão ter já obtido aprovação nas disciplinas “Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica” I e II.



Conteúdos Programáticos


I. Pressupostos teórico-epistemológicos da investigação qualitativa


1.1 Quantitativo-qualitativo: dicotomia ou continuum?; 1.2 Os paradigmas positivista e interpretativo; 1.3 Tradições teóricas em investigação qualitativa: arqueologias e linguagens; 1.4 A perspectiva e o ofício do investigador qualitativo: ‘coreografia’ e ‘bricolage’.


II. O desenho da investigação qualitativa


2.1 Problema, modelo de análise e questões de investigação; 2.2 Estratégias de amostragem: diversidade e saturação; 2.3 O acesso ao campo: informadores privilegiados e gatekeepers; 2.4 Questões éticas: temas, dilemas e desafios.


III. A recolha de dados: estratégias privilegiadas em investigação qualitativa


3.1 A técnica de entrevista e grupos de discussão (focus group): finalidades e procedimentos; 3.2 Etnografia e observação participante; 3.3 História oral, fontes históricas e documentais; 3.4 Histórias de vida, memória(s) e método biográfico; 3.5 Metodologias de investigação on-line; 3.6 Metodologias visuais, sensoriais e criativas de investigação social.


IV. Análise e interpretação de material empírico


4.1 Características distintivas e tipologias de análise qualitativa de dados; 4.2 A análise de conteúdo qualitativa: apresentação, variantes, vantagens e limitações, 4.2.1 Tratamento preliminar, constituição do corpus e leitura flutuante, 4.2.2 Exploração do material, codificação e categorização; 4.3 Os limites da inferência: validade e fiabilidade; 4.4 Tratamento informático com recurso a QDA software.


V. Apresentação de resultados de investigação qualitativa


5.1 A apresentação de dados: gráficos, matrizes e diagramas; 5.2 A escrita qualitativa como processo de conhecimento.

Métodos de Ensino

Serão impulsionadas metodologias que estimulem o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, assentes num trabalho de reflexão, questionamento crítico e análise contínua, devidamente orientados e enquadrados nas sessões lectivas e de orientação tutorial. Serão também criados espaços de reflexão individual e de grupo. Especificamente, propõem-se os seguintes métodos de ensino:


a) Método expositivo, com recurso a meios audiovisuais e indicação de bibliografia geral e específica, em aulas teóricas de apresentação das linhas de orientação teórica, analítica e metodológica da disciplina e de sistematização e problematização dos conteúdos programáticos;


b) Método activo em aulas teórico-práticas organizadas preferencialmente em torno da discussão colectiva sobre textos ou outros materiais de trabalho (visionamento de filmes, documentários, participação em conferências no âmbito dos temas tratados na disciplina, etc.); leitura, apresentação e discussão crítica de textos seleccionados em torno de autores, perspectivas e casos de aplicação empírica; e elaboração de exercícios desenvolvidos pelos alunos de forma individual e/ou em grupo;


c) Método interrogativo, transversal às aulas teóricas e teórico-práticas, de estímulo à participação activa dos estudantes no funcionamento da unidade curricular e com o objectivo de fomentar e desenvolver atitudes de problematização, raciocínio analítico, crítico e reflexivo sobre os temas tratados.

Avaliação


i. Requisitos de admissão à avaliação


Consideram-se admitidos à avaliação os alunos que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: assiduidade a 75% das aulas (com excepção dos TE e equiparados); participação nos processos de avaliação nos regimes e prazos estipulados[1].


ii. Regimes de Avaliação


a)     Avaliação Mista: 1 Frequência (20%) + Exercícios (80%)[2] 


b)     Avaliação Final: 1 Exame (80%) + Exercícios (20%) 


c)     Exame de Recurso: 1 Exame (80%) + Exercícios (20%)


d)     Exame de Época Especial: 1 Exame (80%) + Exercícios (20%)


Obtêm aprovação os alunos que, admitidos a avaliação, tenham nota positiva em todos os elementos de avaliação (9,45 valores).





[1] Anexo I – Calendário e Plano de Aulas.




[2] Anexo II – Caderno de Exercícios (Exerc#I=20%; Exerc#2: 20%; Exerc#3: 20%; Apresentação e Discussão Oral: 20%).



Bibliografia

Bardin, Laurence (1977), Análise de Conteúdo, Lisboa: Presença.


Denzin, Norman K., & Lincoln, Yvonna [eds.] (2000), Handbook of Qualitative Research, 2nd ed., Thousand Oaks: Sage Publications.


Flick, Uwe (2005 [2002]), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Monitor.


Miles, M. B., & Huberman, A. M. (1994), Qualitative Data Analysis: An Expanded Sourcebook, 2nd ed., Thousand Oaks: Sage Publications.


Guerra, Isabel Carvalho (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso, Estoril: Princípia.