2024

Estrutura e Desigualdades Sociais

Nome: Estrutura e Desigualdades Sociais
Cód.: SOC02412L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular tem por objecto as desigualdades sociais, em particular as desigualdades de recursos ou de classe, mas também as étnicas e de género, e pauta-se por três objectivos fundamentais:
a)     apresentar e discutir o problema das desigualdades sociais nos planos nacional e global
b)     desenvolver competências reflexivas e analíticas com base em concptualizações sociológicas sobre a estrutura e as desigualdades sociais nas sociedades contemporâneas;
c)     apresentar e discutir fluxos e  dinâmicas na composição socioprofissional da população portuguesa
d)     desenvolver competências operativas relativas ao uso dos conceitos de classes/estratos sociais no âmbito do trabalho sociológico

Conteúdos Programáticos

Introdução: As desigualdades sociais e a problemática classes/estratos sociais
A          Grandes formulações teóricas
             1 O materialismo histórico e a teoria das classes sociais
             1.1 Principais elementos do materialismo histórico
             1.2 Relações de produção e classes sociais: critérios de delimitação das classes
             1.3 Lugares estruturais de classe, práticas e protagonismos sociais
             1.4 O problema da mobilidade social no quadro da teoria das classes
            
2 O paradigma funcionalista e a teoria da estratificação social
             2.1 Principais elementos de análise funcionalista
             2.2 teoria da estratificação social: a desuigualdade como imperativo funcional; mérito e motivação
             2.3 Teorias da mobilidade social
             2.4 O problema da consistência/inconsistência de status
             2.5 A teoria dos grupos de referência e o conceito de privação/recompensa relativa
 
3 Reformulações contemporâneas
3.1 A teoria da prática e o habitus de classe: campos e estratégias de acção
             3.2 Cidadania e emergência de novos movimentos sociais:
             3.3 Sociedades contemporâneas e estruturação de desigualdades: género, etnicidade, pobreza                                                                                                                                 
B          Problemas de operacionalização
             1 Opções teóricas e construção de indicadores
             2 Origem, trajectórias e redes sociais
             3 Categorias socioprofissionais e estatísticas institucionalmente produzidas
                                                                                                                                            
C          Recomposições sociais na sociedade portuguesa contemporânea
             1 Dinâmicas de recomposição social
             2 Estudos monográficos
3 Comparações internacionais e análises transnacionais
 

Métodos de Ensino

As aulas são de natureza teórico-prática e estão organizadas em três formatos: 1) aulas de exposição teórica dos conteúdos programáticos, recorrendo à bibliografia nacional e internacional de referência; 2) aulas de ilustração dos conteúdos teóricos com base na discussão de dados estatísticos, inquéritos, estudos empíricos, casos práticos, e outras fontes de informação; 3) aulas de apresentação e de discussão de textos e de trabalhos feitos pelos alunos. Além das aulas, os estudantes podem esclarecer dúvidas ou solicitar orientação tutória presencial (no gabinete) e à distância (via zoom e e-mail), no horário de atendimento, ou noutro horário desde que combinado por e-mail. A bibliografia de leitura obrigatória é disponibilizada no Moodle, tal como outros materiais didáticos que o docente utilize nas aulas. Outras referências bibliográficas adicionais poderão ser sugeridas consoante as solicitações e os interesses concretos dos estudantes.

Avaliação

Os estudantes podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação final.

No regime de avaliação contínua, os estudantes realizam os seguintes elementos de avaliação: (1) Teste escrito, individual e sem consulta, com uma ponderação de 50%; (2) Discussão oral de textos e trabalhos nas aulas, com uma ponderação de 15%; (3) Trabalho escrito, individual ou em grupo, com uma ponderação de 35%.

No regime de avaliação final, os estudantes realizam o seguinte elemento de avaliação: - Exame escrito, individual e sem consulta, com uma ponderação de 100% na nota final.

Bibliografia

BOLTANSKI, L. & CHIAPELLO, E. (2009). O novo espírito do capitalismo. Martins Fontes Ed.
BOURDIEU, P. (2012). A dominação masculina. Bertrand Brasil.
BOURDIEU, P. (2007). A distinção: crítica social do julgamento. Zouk.
DESROSIÈRES, A., THÉVENOT, L. (2002). Les categories socioprofessionnelles. La Découverte.
DUBET, F. (2013). Injustices. Seuil.
ESTANQUE, E., MENDES, J.M. (1997). Classes e Desigualdades Sociais em Portugal. Afrontamento.
GIDDENS, A. (1990). Capitalismo e Moderna Teoria Social. Presença.
GRURSKI, D. e WEISSHAAR, K. (2014). Social Stratification. Routledge.
HONNETH, A. (2006). La societé du mépris. La Découverte.
PARKIN, F. (1996). Max Weber. Celta Ed.
SILVA, M. C. (2009). Classes sociais. Ed. Húmus.
THERBORN, G. (2010). Os campos de extermínio da desigualdade. Novos Estudos, 87, 145-156.
WACQUANT, L. (2001). As prisões da miséria. Zahar.
WRIGHT, E. O. (1996). Class counts. Cambridge Univ. Press.
WRIGHT. E. O. (2015). Understanding class. Verso.

Equipa Docente