2023

Teorias Sociológicas I

Nome: Teorias Sociológicas I
Cód.: SOC02405L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

TSI oferece as grandes formulações teóricas integradas no património sociológico clássico.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular visa apresentar e desenvolver de forma sintética e sistemática os principais paradigmas do pensamento sociológico clássico. Pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências específicas:


1 – capacidade para identificar as principais características da modernidade em função de diferentes autores/ paradigmas de análise


2 – capacidade para reconhecer e identificar os pressupostos e principais contornos dos paradigmas de análise da sociologia clássica 


3 – capacidade de relacionar as diferentes tipos de análise sobre a realidade social com os paradigmas analíticos que as inspiram 

Conteúdos Programáticos

Introdução:       O papel da Teoria na construção do conhecimento científico


 


I           Génese do pensamento sociológico: positivismo, organicismo e evolucionismo sociais    


 


II          Paradigmas fundadores do pensamento sociológico


            1. Karl Marx e o materialismo histórico


            2. Emile Durkheim e o positivismo sociológico


            3. Max Weber e o paradigma compreensivo


 


III          Síntese e discussão do legado da sociologia clássica


 

Métodos de Ensino

Funcionamento pedagógico: a cadeira propõe-se atingir os seus objectivos através de:


a) aulas teóricas - em que o docente transmite de forma sintética, problematizada e sistemática os conteúdos do programa;


b) aulas teórico-práticas - em que o docente implica directamente os alunos na discussão de conceitos e problemas;


c) um sistema de avaliação que potencie a aprendizagem dos conteúdos teóricos e respectiva operacionalização para investigação.

Avaliação

Sistema de Avaliação: os alunos devem optar entre o Exame final ou a Avaliação contínua. Em ambos os casos poderão ainda apresentar-se ao Exame de recurso.


 


O sistema de avaliação contínua visa aferir o processo de aprendizagem e também contribuir para a progressiva interiorização e reflexividade sobre os conteúdos programáticos, implicando:


- assiduidade (mínimo de 24 aulas) e participação ao longo do semestre         


- a realização de 3 testes realizados em aula conforme calendário infra            


           


1º teste            27 de Março


2º teste            24 de Abril


3º teste            22 de Maio


 


Exame, 19 de Junho;                Exame de recurso, 26 de Junho 

Bibliografia

Aron, Raymond (1982), As etapas do pensamento sociológico, São Paulo, Livraria Martins Fontes


Campenhoudt, Luc Van (2001), Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Grádiva


Durkheim, Emile, As regras do método sociológico, Lisboa, Editorial Presença


Ferreira, J.M Carvalho, et al (1995), Sociologia, Lisboa, McGrawHill


Giddens, Anthony (1972), Capitalismo e Moderna Teoria Social, Lisboa, Editorial Presença


McLellan, David (1978), As ideias de Marx, São Paulo, Editora Culttrix


Parkin, Frank (2000), Max Weber, Oeiras, Celta Editora


Silva, Augusto Santos (1988), Entre a Razão e o Sentido. Durkheim, Weber e a Teoria das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento


Silva, Augusto Santos e José Madureira Pinto (orgs.) (1989), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento - Introdução e Capítulo I


Turner, Bryan S. (org.) (2002), Teoria Social, Miraflores (capítulo VIII)

Equipa Docente