Teorias Sociológicas I
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A unidade curricular visa apresentar e desenvolver de forma sintética e sistemática os principais paradigmas do pensamento sociológico clássico. Pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências específicas:
1 – capacidade para identificar as principais características da modernidade em função de diferentes autores/ paradigmas de análise
2 – capacidade para reconhecer e identificar os pressupostos e principais contornos dos paradigmas de análise da sociologia clássica
3 – capacidade de relacionar as diferentes tipos de análise sobre a realidade social com os paradigmas analíticos que as inspiram
Conteúdos Programáticos
Introdução: O papel da Teoria na construção do conhecimento científico
I Génese do pensamento sociológico: positivismo, organicismo e evolucionismo sociais
II Paradigmas fundadores do pensamento sociológico
1. Karl Marx e o materialismo histórico
2. Emile Durkheim e o positivismo sociológico
3. Max Weber e o paradigma compreensivo
III Síntese e discussão do legado da sociologia clássica
Métodos de Ensino
Funcionamento pedagógico: a cadeira propõe-se atingir os seus objectivos através de:
a) aulas teóricas - em que o docente transmite de forma sintética, problematizada e sistemática os conteúdos do programa;
b) aulas teórico-práticas - em que o docente implica directamente os alunos na discussão de conceitos e problemas;
c) um sistema de avaliação que potencie a aprendizagem dos conteúdos teóricos e respectiva operacionalização para investigação.
Avaliação
Sistema de Avaliação: os alunos devem optar entre o Exame final ou a Avaliação contínua. Em ambos os casos poderão ainda apresentar-se ao Exame de recurso.
O sistema de avaliação contínua visa aferir o processo de aprendizagem e também contribuir para a progressiva interiorização e reflexividade sobre os conteúdos programáticos, implicando:
- assiduidade (mínimo de 24 aulas) e participação ao longo do semestre
- a realização de 3 testes realizados em aula conforme calendário infra
1º teste 27 de Março
2º teste 24 de Abril
3º teste 22 de Maio
Exame, 19 de Junho; Exame de recurso, 26 de Junho
Bibliografia
Aron, Raymond (1982), As etapas do pensamento sociológico, São Paulo, Livraria Martins Fontes
Campenhoudt, Luc Van (2001), Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Grádiva
Durkheim, Emile, As regras do método sociológico, Lisboa, Editorial Presença
Ferreira, J.M Carvalho, et al (1995), Sociologia, Lisboa, McGrawHill
Giddens, Anthony (1972), Capitalismo e Moderna Teoria Social, Lisboa, Editorial Presença
McLellan, David (1978), As ideias de Marx, São Paulo, Editora Culttrix
Parkin, Frank (2000), Max Weber, Oeiras, Celta Editora
Silva, Augusto Santos (1988), Entre a Razão e o Sentido. Durkheim, Weber e a Teoria das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento
Silva, Augusto Santos e José Madureira Pinto (orgs.) (1989), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento - Introdução e Capítulo I
Turner, Bryan S. (org.) (2002), Teoria Social, Miraflores (capítulo VIII)