2024

Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I

Nome: Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I
Cód.: SOC02404L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Estimular o espírito da descoberta científica e aprender a fazer pesquisa sociológica utilizando os melhores métodos e técnicas para uma observação mais rigorosa da vida social

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


A unidade curricular Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I é disciplina obrigatória no 1º semestre do 1.º ciclo de formação em Sociologia na Universidade de Évora, com uma carga semanal de 4 horas, a que equivale um total de 6 créditos ECTS. Separados apenas pela estrutura semestral, os Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I e II formam um todo e articulam-se com outras disciplinas de aprofundamento específico, quer no aspecto quantitativo (Estatística aplicada às Ciências Sociais, Laboratório de Análise Quantitativa), quer qualitativo (Laboratório de Análise Qualitativa). Este conjunto de disciplinas constitui a base dos instrumentos metodológicos e técnicos em cada sociologia específica e nas disciplinas integrativas do ramo das Ciências Sociais. Além disso, fornecem elementos essenciais para o trabalho curricular de Laboratório de Investigação, no 3.º ano, que funciona também como revisão prática dessas aprendizagens e sua utilização numa investigação concreta. Porque abrangentes e importantes na formação científica, os MTIS constituem, assim, uma disciplina essencial no currículo do 1.º ciclo de estudos em Sociologia. A oferta desta u.c. visa proporcionar aos estudantes de Sociologia a aprendizagem dos instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para o desenho de uma investigação em ciências sociais, bem como, pela familiarização com diferentes tipos e estratégias de investigação, dos requisitos teóricos e metodológicos, e suas vantagens e limitações, para que possam vir a fazer escolhas adequadas em todas as fases da pesquisa. Especificamente, pretende-se com esta disciplina: a) apresentar e discutir criticamente os principais pressupostos da metodologia da investigação sociológica; b) apetrechar os alunos com os princípios básicos que sustentam o desenho de investigações sociológicas sustentadas, rigorosas e inovadoras; c) preparar os estudantes para que sejam capazes de definir com clareza, pertinência e exequibilidade as temáticas a estudar; d) dotar os estudantes das competências necessárias à problematização, conceptualização e operacionalização sustentada das investigações que se propõem desenvolver; e) apresentar e discutir criticamente os princípios subjacentes à observação, delimitação do campo empírico e principais técnicas de observação em investigação sociológica; f) sensibilização para os principais desafios éticos que se colocam em investigação sociológica. De modo complementar e transversal aos conteúdos programáticos procurar-se-á dotar os alunos das competências necessárias à reflexão crítica sobre o processo de investigação social, desde a fase inicial, à conceptualização, operacionalização, análise de resultados e sua exposição final; à discussão crítica das metodologias utilizadas em obras de divulgação no domínio das ciências sociais, em particular no domínio da Sociologia; e preparar os futuros sociólogos para o desempenho do seu papel de investigadores autónomos e de parceiros em equipas de trabalho multidisciplinares.

Conteúdos Programáticos


I. A Metodologia da Investigação Sociológica
1.1 Ciência e conhecimento científico
1.2 A unidade do social e a pluralidade das Ciências Sociais
1.3 Obstáculos ao conhecimento científico e ruptura com o senso comum
 
II.         O desenho da investigação sociológica
2.1 Tipologias de pesquisa e estratégias de investigação
2.2 As etapas do procedimento
2.3 Planificação e execução do projecto de investigação
 
III.        A temática a estudar
3.1 Escolha do tema e pergunta de partida
3.2 Delimitação e exploração do tema
3.3 Identificação, localização e sistematização da informação
 
IV.        Problemática e modelo de análise
4.1 Concepção e explicitação da problemática teórica
4.2 Conceptualização e operacionalização
4.3 Hipóteses e questões de investigação, variáveis e indicadores
 
V.         A observação
5.1 A delimitação do campo empírico: população, amostras e unidades de análise
5.2 Informação disponível e pesquisa documental
5.3 Inquérito por questionário, inquérito por entrevista e observação directa
 
VI.        ?O Político e o Cientista?
6.1 Investigação Sociológica e Ética: questões e desafios

Métodos de Ensino

A Unidade Curricular tem uma natureza teórica e prática. Nas aulas teóricas, o docente apresenta oralmente os conteúdos programáticos, recorrendo a bibliografia nacional e internacional de referência e usando materiais documentais e audiovisuais ilustrativos desses conteúdos teóricos. Nas aulas práticas, os estudantes desenvolvem em grupo tarefas práticas relacionadas com os projetos de investigação que estão a desenvolver. A participação oral dos alunos é altamente incentivada, quer nas aulas teóricas quer (naturalmente) nas aulas práticas. Todos os textos de leitura obrigatória e materiais de apoio às aulas são disponibilizados no Moodle. Para além das aulas, os estudantes podem esclarecer dúvidas ou solicitar orientação tutorial presencialmente no gabinete do docente, no horário de atendimento ou noutro horário com marcação prévia por e-mail.

Avaliação

Os estudantes podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação final.

No regime de avaliação contínua, os estudantes são avaliados com base nos seguintes elementos de avaliação: a) Teste individual, escrito e sem consulta, com uma ponderação de 50% para a nota final; b) Trabalho de grupo, oral e escrito, com uma ponderação de 50% para a nota final. A nota do trabalho inclui a participação e realização de atividades nas aulas práticas (10%) e a redação e entrega do projeto final (40%). Para ser aprovado em avaliação contínua, a nota do teste individual não pode ser inferior a 7 valores.

No regime de avaliação final, os estudantes são avaliados com base nos seguintes elementos de avaliação: a) Exame escrito, individual e sem consulta, com uma ponderação de 100% para a nota final.

Bibliografia

ALBARELLO, L., et al. (1997). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
BECKER, H. (1999). Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec.
BOURDIEU, P., et al. (2010). Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Editora Vozes.
CAMPENHOUDT, L. v. (2003). Introdução à análise dos fenómenos sociais. Lisboa: Gradiva.
DURKHEIM, E. (1998). As regras do método sociológico. Lisboa: Editorial Presença.
GILBERT, N. (ed.) (2001). Researching social life. Londres: Sage.
GHIGLIONE, R. e MATALON, B. (1992). O inquérito: Teoria e Prática, Oeiras: Celta Editora.
PAUGAM, S. (2012). L?enquête sociologique. Paris: PUF.
QUIVY, R., CAMPENHOUDT, L. (2016). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.
SILVA, A. S., PINTO, J. M. (org.) (1990). Metodologia das ciências sociais. Edições Afrontamento.
WRIGHT MILLS, C. (2000). Sociological Imagination. Oxford University Press.