Sociologia Geral
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Fornecer os conceitos fundamentais da Sociologia e promover a compreensão e utilização da linguagem própria desta ciência;
- Sensibilizar para o carácter próprio da abordagem sociológica;
- Desenvolver o espírito crítico sobre este tipo de conhecimento científico e sobre a sua utilidade;
- Compreender as várias modalidades de vida e de organização das sociedades, suscitando o sentido do relativo pela aceitação, sem preconceitos, da pluralidade de valores e de culturas;
- Incentivar a leitura de textos sociológicos de autores fundamentais/consagrados;
- Desenvolver o gosto pela observação metódica e crítica das realidades sociais envolventes.
Conteúdos Programáticos
I – INTRODUÇÃO
- O que é a Sociologia?
- O percurso histórico e a afirmação da Sociologia como ciência. As especificidades do caso português
- A Sociologia na era da globalização
- Temas centrais para a Sociologia do Seculo XXI
- Sociologia: continuidade e mudança
- Sociologia, outras ciências sociais e senso comum
II- PENSAR SOCIOLOGICAMENTE
- Teorias Sociológicas Clássicas
- Teorias Sociológicas Contemporâneas
III– INVESTIGAR O MUNDO SOCIAL
- O método científico
- O desenvolvimento do conhecimento científico
- A investigação sociológica quantitativa e qualitativa
- Análise de dados secundários
- Temas de investigação social
CULTURA
- Definição de Cultura
- Os elementos básicos da cultura
- Diferenças culturais
- Cultura real e cultura ideal
- Temas emergentes no estudo da cultura
IV – SOCIALIZAÇÃO E INTERACÇÃO
- O indivíduo e o Self
- Socialização
- Interação
- Estruturas sociais a nível micro
V – ORGANIZAÇÕES, SOCIEDADES E O GLOBAL
- Organizações: burocracias e organizações em rede
- Tipos de sociedade e sociedade global
VI– DESVIO E CRIME
- Teorias do desvio
- Desvio social e crime
VII- ESTRATIFICAÇÂO SOCIAL
- As dimensões da estratificação social
- Desigualdade económica
- Mobilidade social
- Teorias da estratificação social
- Consumo e estratificação social
- Globalização e estratificação
VIII – AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
- Família
- Política
- Economia
- Religião
- Educação
- Lazer
IX – POPULAÇÃO, URBANIZAÇÃO E AMBIENTE
X - MUDANÇA SOCIAL, MOVIMENTOS SOCIAIS E COMPORTAMENTO COLECTIVO
Métodos de Ensino
1. Exposição teórica do conteúdo programático, ilustrada com exemplos da realidade social concreta e auxiliada por meios audiovisuais.
2. Bibliografia geral e específica
3. Sumários desenvolvidos das matérias leccionadas com indicação de textos de apoio específicos
4. Leitura e estudo individual e em grupo
5. Leitura e apresentação de textos e sistematização das principais ideias veiculadas pelo autor
6. Participação em conferências de interesse sociológico
7. Horário de tutoria presencial para esclarecimento de dúvidas e apoio ao estudo
8. Elaboração de um dossier de aprendizagem da disciplina
9. Apresentação de revistas de Sociologia
10. Consulta de documentação disponibilizada pelo docente e participação à distância em: http://www.moodle.uevora.pt (link da disciplina)
Avaliação
O aluno dispõe de duas modalidades de avaliação (contínua e final), devendo optar por uma delas. A avaliação contínua pressupõe a realização de duas provas escritas de frequência (matéria repartida). A avaliação final faz-se através de uma prova escrita de exame (que abrange a totalidade da matéria).
Após a correcção das provas escritas, e antes da afixação das notas, o docente pode convocar o aluno para prestar esclarecimento oral sobre a sua prova, em caso de dúvida.
Modalidade de avaliação | Elementos de avaliação | Peso na média final |
Contínua | 1.ª Prova de frequência | 50% |
2.ª Prova de frequência | 50% | |
Final | Prova de exame | 100% |
Assiduidade: para poderem submeter-se à avaliação na disciplina os alunos têm de ter 75% de presenças às aulas leccionadas (15 semanas de aulas). Exceptuam-se os casos estatutariamente previstos.
Bibliografia
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