2024
Língua Portuguesa A2
Nome: Língua Portuguesa A2
Cód.: LLT13133O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Linguística
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Objetivos Gerais
1.1. Desenvolver e consolidar a capacidade de compreensão e de expressões orais;
1.2. Desenvolver e consolidar a capacidade de compreensão e de expressão escritas;
1.3. Alargar e adaptar o vocabulário às diferentes situações comunicativas;
1.4. Praticar e consolidar as estruturas mais complexas da língua portuguesa;
1.5. Contactar com diferentes aspetos da cultura portuguesa;
1.6. Contactar com diferentes tipos de texto (literário e não literário).
1.1. Desenvolver e consolidar a capacidade de compreensão e de expressões orais;
1.2. Desenvolver e consolidar a capacidade de compreensão e de expressão escritas;
1.3. Alargar e adaptar o vocabulário às diferentes situações comunicativas;
1.4. Praticar e consolidar as estruturas mais complexas da língua portuguesa;
1.5. Contactar com diferentes aspetos da cultura portuguesa;
1.6. Contactar com diferentes tipos de texto (literário e não literário).
Conteúdos Programáticos
1. Conteúdos Gramaticais
Consolidação de alguns conteúdos gramaticais anteriormente lecionados.
Pretérito imperfeito do indicativo dos verbos regulares e irregulares.
Futuro do indicativo.
As conjugações perifrásticas: ir + infinitivo; haver de + infinitivo.
O verbo haver.
A forma verbal há com valor temporal versus desde.
Pronomes pessoais de complemento direto e indireto e sua colocação.
Particípio passado.
Tempos compostos.
Verbos auxiliares de modalidade.
Discurso direto e indireto.
Pronomes pessoais regidos de preposição.
Os graus dos adjetivos e dos advérbios.
Formação do feminino e do plural do nome e do adjetivo (casos particulares).
Regras de acentuação.
2. Conteúdos Linguístico-culturais
Regiões.
Cidades.
Personalidades portuguesas.
Aspetos históricos.
Aspetos sociais.
Festividades.
Tradições.
Lendas.
Música.
Literatura.
Provérbios, expressões idiomáticas, adivinhas e lengalengas.
Consolidação de alguns conteúdos gramaticais anteriormente lecionados.
Pretérito imperfeito do indicativo dos verbos regulares e irregulares.
Futuro do indicativo.
As conjugações perifrásticas: ir + infinitivo; haver de + infinitivo.
O verbo haver.
A forma verbal há com valor temporal versus desde.
Pronomes pessoais de complemento direto e indireto e sua colocação.
Particípio passado.
Tempos compostos.
Verbos auxiliares de modalidade.
Discurso direto e indireto.
Pronomes pessoais regidos de preposição.
Os graus dos adjetivos e dos advérbios.
Formação do feminino e do plural do nome e do adjetivo (casos particulares).
Regras de acentuação.
2. Conteúdos Linguístico-culturais
Regiões.
Cidades.
Personalidades portuguesas.
Aspetos históricos.
Aspetos sociais.
Festividades.
Tradições.
Lendas.
Música.
Literatura.
Provérbios, expressões idiomáticas, adivinhas e lengalengas.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino consistem em sessões colectivas de ensino, que compreendem momentos de exposição teórica e de reflexão critica sobre a língua, bem como de apresentação ou debate pelos alunos.
No regime de avaliação contínua, serão tidos em conta os seguintes parâmetros: assiduidade; participação na aula e trabalhos de casa; uma prova oral; uma prova escrita.
O regime de exame final (épocas normal e de recurso) consistirá na realização de uma prova escrita e de uma prova oral, com os seguintes pesos na média da nota final: 60% (prova escrita) e 40% (prova oral), cujas notas não poderão ser inferiores a 8 valores.
No regime de avaliação contínua, serão tidos em conta os seguintes parâmetros: assiduidade; participação na aula e trabalhos de casa; uma prova oral; uma prova escrita.
O regime de exame final (épocas normal e de recurso) consistirá na realização de uma prova escrita e de uma prova oral, com os seguintes pesos na média da nota final: 60% (prova escrita) e 40% (prova oral), cujas notas não poderão ser inferiores a 8 valores.
Bibliografia
Leonete Carmo, Olá! Como está? CD áudio duplo, Lisboa, Lidel, 2000.
Leonete Carmo, Olá! Como está? Livro de atividades, Lisboa, Lidel, 2000.
Leonete Carmo, Olá! Como está? Livro de textos, Lisboa, Lidel, 2000.
Ana Tavares, Português XXI Caderno de exercícios 2, Lisboa, Lidel, 2003.
Ana Tavares, Português XXI CD áudio 2, Lisboa, Lidel, 2003.
Ana Tavares, Português XXI Livro do aluno 2, Lisboa, Lidel, 2003.
Ana Tavares, Português XXI - Livro do professor 2, Lisboa, Lidel, 2003.
Helena Lemos, Comunicar em Português, Lisboa, Lidel, 2003.
Helena Lemos, Praticar em Português Nível Elementar, Lisboa, Lidel, 2001.
Leonete Carmo, Olá! Como está? Livro de atividades, Lisboa, Lidel, 2000.
Leonete Carmo, Olá! Como está? Livro de textos, Lisboa, Lidel, 2000.
Ana Tavares, Português XXI Caderno de exercícios 2, Lisboa, Lidel, 2003.
Ana Tavares, Português XXI CD áudio 2, Lisboa, Lidel, 2003.
Ana Tavares, Português XXI Livro do aluno 2, Lisboa, Lidel, 2003.
Ana Tavares, Português XXI - Livro do professor 2, Lisboa, Lidel, 2003.
Helena Lemos, Comunicar em Português, Lisboa, Lidel, 2003.
Helena Lemos, Praticar em Português Nível Elementar, Lisboa, Lidel, 2001.
Equipa Docente
- Ana Alexandra Lázaro Vieira da Silva
- Fernanda Maria Ribeiro Gonçalves
- Maria João Brôa Martins Marçalo [responsável]
- Maria João Brôa Martins Marçalo [responsável]