2023

Introdução ao Desenho e Representação II

Nome: Introdução ao Desenho e Representação II
Cód.: VIS12874L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

. Continuação do desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais.
. Evolução da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir.
. Aprofundamento das capacidades de materialização das ideias e do espírito crítico.
.Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno.
.Aprofundamento da investigação sobre o espaço ao longo da história e consciencialização sobre a dimensão ética e crítica do artista e designer enquanto agente cultural produtor de significados.

Conteúdos Programáticos

Meios operativos da linguagem gráfica:
• Materiais–Suportes e instrumentos (convencionais e não convencionais).
• Conceptuais–Os sentidos, a memória e a imaginação.
Elementos estruturais da linguagem gráfica:
• ponto, linha, plano, textura, cor e valores de claro-escuro; forma, espaço positivo/negativo, superfície, tempo; traçados ordenadores do suporte, linhas estruturais básicas, eixos primários e secundários, linhas implícitas e explícitas.
Modos operativos:
• escala, colocação/significação, função, direcção; coesão e estabilidade, flutuação, instabilidade, peso e tensão, dinâmica de uma composição; relações de proximidade, afastamento, adjacência, sobreposição; transparência, opacidade, contaminação e atracção entre as formas; mobilidade visual, perspectiva, simplificação por nivelamento e por acentuação, diversos pontos de vista do observador, construção, desconstrução, inversão, rotação, movimento, ritmo, alternância, simultaneidade, colagem e outras vertentes expressivas.

Métodos de Ensino

O programa consiste em exercícios, exposições teóricas dos conteúdos e visitas de estudo. A avaliação é contínua tendo em conta: assiduidade; empenho; criatividade; evolução, e; domínio de conhecimentos. Terão lugar provas de avaliação contínua e uma final avaliada por um júri composto pelo docente da disciplina e docentes do curso.

Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.

1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.
– Classificação Final: soma de a), b) e c).

2. AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
– Classificação Final: soma de a) e b).

Bibliografia

ALAN, Pipes (2007). Drawing for Designers, London, Lawrence King Publishing.
CABAU, P. (2012). O Dispositivo do Desenho. A Implementação da Prática do Desenho no Ensino Artístico Contemporâneo, Edição ESAD.
COLLIER, Graham (1985). Form, Space and Vision. A Introduction to Drawing and Design, New Jersey. Prentice Hall,
Desenho. A colecção do MNAA. 1994.
JENNY, P. (2012). The Kitchen Art Studio. New York, New York, Princeton Architectural Press.
KANTOR, J. ( ed.) (2005). Drawings from the Modern, MOMA, New York.
MOLINA, J. J. G. (coord.) (1999). Estratégias del Dibujo en el Arte Contemporáneo, Madrid, Ediciones Cátedra.
RODRIGUES, A. (2003). Desenho, o que é? Quimera Editores Lda.
SOUSA, R. (1980)Desenho. TPU 19. Lisboa, Editorial do Ministé́ rio da Educação.
SOUTHERN, J., MASLEN, MICK (2014). Drawing Projects – An Exploration of Languages. Black Dog Publishing.
BELL, J. (2019). Ways of Drawing: Artists' Perspectives and Practices. London: Thames & Hudson.