2023

Laboratório de Design Gráfico II

Nome: Laboratório de Design Gráfico II
Cód.: VIS12872L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos Gerais:
As aulas têm por objectivo fornecer referências teóricas e práticas no âmbito do design de comunicação com incidência na vertente multimédia, nomeadamente no normalização e finalização de marcas interactivas para aplicações hipermédia e explorar estímulos empíricos no âmbito da percepção visual
associada a esta disciplina. Pretende-se também desenvolver as capacidades de análise e de sentido crítico.
Competências a adquirir:
O aluno terá que ficar dotado de capacidades que lhe permitam dar uma resposta profissional a um nível intermédio no âmbito de projecto de Design de comunicação em que o principal vector de desenvolvimento do projecto se situa no design de interfaces para aplicações hipermedia da marca do produto ou serviço.

Conteúdos Programáticos

1. Manuais e Aplicações para marca digital e analógica:
Toolkit da marca: logo; cores; fonte. imaginário; princípios de Design.
Aplicações: aplicação interactiva; apresentações; estacionário; promoção; publicidade. 2. Paginação de manuais para distribuição em PDF.
3. Finalização e preparação de materiais para aplicação em impressão e écran.

Métodos de Ensino

As horas de contato, teórico-práticas, serão ministradas por módulos temáticos com inserção de temas a debater. A tipologia de projetos é essencialmente prática. A avaliação é contínua com avaliações intermédias e, no final do semestre a avaliação final em modelo de Júri.
 
AVALIAÇÃO

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.

1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA 

Componentes de avaliação:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.


2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL

a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia

BEST, Kathryn. Gestão de design : Gerir a estratégia, os processos e a implementação do design. Dom Quixote, 2010.
COSTA, Joan. Design para os olhos : marca, cor, identidade, sinalética = Diseñar para los ojos. 2.a edição. La Paz: Grupo Editorial Design, 2003.
ECO, Umberto. O Signo. Editorial Presença. 5.a edição. Lisboa: Editorial Presença, 1997.
FRASCARA, Jorge. El Diseño de Comunicacion. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 2006.
IÑURRITEGUI, Leire Fernández. Diseño Con Sentido. Bilbao: Universidad del País Vasco / Departamento de Educación, Universidades e Investigación del Gobierno Vasco, 2008.
RAPOSO, Daniel. Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa. Tese de doutoramento. FAUL: 2012.
SAMARA, Timothy. Disenãr con y sin retícula. GG, 2004.
TOOR, Marcelle Lapow. Graphic design on the desktop. 2.a edição. New York: John Wiley, 1998.

Equipa Docente