2023

Gestão do Design

Nome: Gestão do Design
Cód.: VIS12857L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar o aluno de conhecimentos na área dos processos de gestão estratégica de produtos e de serviços de design, por recurso a métodos e ferramentas próprias que propiciem uma visão sistémica e multidisciplinar ao nível da tomada de decisões em contexto empresarial, nomeadamente relacionadas com a interação entre o design e outras áreas profissionais, assim como com autoridades internas e externas à empresa.
Competências a adquirir:
- Compreender o conceito de Gestão do Design;
- Identificar e compreender os princípios inerentes à Gestão Estratégica do processo de Design;
- Compreender e saber aplicar os principais conceitos, métodos e ferramentas inerentes à análise e definição de uma Estratégia de Design.

Conteúdos Programáticos

1. Contextualização do conceito Gestão do Design
2. Gestão da Estratégia de Design: conceitos, métodos e ferramentas 2.1. Identificar as oportunidades de Design
2.2. Compreender o público e o mercado
2.3. Interpretar as necessidades dos consumidores/utilizadores
2.4. Auditoria da aplicação do Design
2.5. Criação da Estratégia de Design
2.6. Promoção e venda da Estratégia de Design
2.7. Planificação do crescimento a médio e longo prazo
3. Análise de Casos de Estudo

Métodos de Ensino

Será promovida a investigação e o recurso a metodologias projectais. As aulas decorrem num formato expositivo de debate e partilha de informação. A avaliação é contínua com avaliações intermédias e, no final do semestre a avaliação final em modelo de Júri.
 
AVALIAÇÃO

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.

1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA 

Componentes de avaliação:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.


2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL

a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia

BEST, Kathryn (2007), Management del diseño. Estrategia, proceso y práctica de la gestión del diseño, Barcelona, Parramón.
BURTON, Richard M.; ERIKSEN, Bo; HÅKONSSON, Dorthe Døjbak; SNOW, CHARLES C. (2006), Organization Design: The Evolving State-of-the-Art, New York: Springer.
LOCKWOOD, Thomas (2008), Walton, Thomas, Building Design Strategy: Using Design to Achieve Key Business Objectives, Nova Iorque, Ed. by Thomas Lockwood and Thomas Walton.
PHILIPS, Peter L. (2012), Creating the Perfect Design Brief: How to Manage Design for Strategic Advantage, New York: Allworth Press

Equipa Docente