2023

Teoria e História do Design II

Nome: Teoria e História do Design II
Cód.: VIS12848L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

No momento inicial do programa, vamos considerar e conhecer o peso que as diferentes Bandas Desenhadas têm sobre diversos domínios do Design. Esta cadeira visa igualmente abordar as principais tendências do Design no século XXI e transmitir informação sobre os mais relevantes autores, movimentos e obras, numa sensibilização para a sustentabilidade. Abordar-se-á também a História do Design em Portugal. Em termos de aprendizagem espera-se que os estudantes assimilem os conteúdos, desenvolvam o espírito de pesquisa, de leitura de textos, objectos e imagens e que ao integrarem os conhecimentos transmitidos, elaborem análises e sínteses pessoais, criativas e fundamentadas que lhes permitam concretizar os seus projectos de um modo mais informado.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No momento inicial do programa, vamos considerar e conhecer o peso que as diferentes Bandas Desenhadas têm sobre diversos domínios do Design. Esta cadeira visa abordar o Design no século XXI e transmitir informação sobre os principais autores, movimentos e obras de referência do Design especialmente em Portugal. Espera-se que os estudantes desenvolvam o espírito de pesquisa, de leitura de textos, objectos e imagens e que ao integrarem os conhecimentos transmitidos, elaborem análises e sínteses pessoais, criativas e fundamentadas que lhes permitam elaborar os seus projectos de um modo mais informado.

Conteúdos Programáticos

1. A estética da Banda Desenhada.
1.1. Os pioneiros: James Gillray, Rodolphe Töpffer, entre outros;
1.2. Grandes criadores, heróis, heroínas e antis;
1.3. A Oriente;
1.4. Banda desenhada em Portugal.
2. Tendências, matérias e materiais do design no século xxi.
2.1. Eco-sustentabilidade;
2.2. Mega-materiais e Design dinâmico;
2.3. Interiores interactivos;
2.4. Ofícios-techno.
3. O Pré-Design em Portugal: “Fontes – Formas” – As «indústrias caseiras».
4. Introdução à História do Design em Portugal.
4.1. As «artes industriais» em Portugal, as Escolas Industriais e de Desenho Industrial e os Museus Industriais e Comerciais;
4.2. «As primeiras experiências do ensino do Design» enquanto Design.
5. Casos portugueses:
5.1. Frederico George;
5.2. Conceição Silva;
5.3. Daciano da Costa;
5.4. Sena da Silva.
6. Outros casos portugueses e “fenómenos” actuais.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão através de exposição teórica, recorrendo a meios audiovisuais que facilitem e dinamizem a aprendizagem. Apelar-se-á constantemente à participação dos discentes e promover-se-á a leitura, reflexão e análise de textos actualizados e selecionados. A avaliação será contínua, mediante análise crítica dos seguintes elementos: uma comunicação oral de 30 minutos à escolha do aluno, considerando as propostas do programa, ou três relatórios; duas frequências e o trabalho e participação no decurso das aulas. Os critérios de avaliação são os seguintes: qualidade do trabalho; quantidade do trabalho; capacidade de evoluir através do desenvolvimento das aptidões próprias e da integração dos conhecimentos adquiridos; assiduidade do aluno como garantia de aprendizagem. As percentagens para o
cálculo da avaliação são organizados da seguinte forma: 50% frequências, 30% trabalho/relatórios, 20% assiduidade e participação. A avaliação pode ser realizada através de um exame final.

Bibliografia

Coutinho, B.; Leandro, S. (coords.) (2019). Museu Infinito: Joaquim de Vasconcelos (1849-1936) e o Museu Industrial e Comercial do Porto. Lisboa: CML; MUDE.
Cunca, R., Rodrigues, I. D., Almeida, V. M. (eds.) (2012). Design, crise e depois. Lisboa: FBAUL.
Design português (2015). 8 vols. Vila do Conde: Verso da História; ESAD.
Fallan, K. (2019). The culture of nature in the History of Design. London: Routledge.
Fragoso, M. (2012). Design gráfico em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte.
Helvert, M. (2017). The responsible object : a History of Design ideology for the future. Amsterdam: Valiz.
Lockwood T. (ed.) (2018). Design Thinking. New York: Allworth Press.
Margolin, V. (2017). A World History of Design. 2 vols. London: Bloomsbury.
Tettegah, S.; Noble, S. (eds.) (2016). Emotions, Technology, and Design. San Diego: Elsevier. Van
Walker, B. (2011). The Comics: the complete collection. New York: Abrams Comicarts.

Equipa Docente