2023

Design Editorial

Nome: Design Editorial
Cód.: VIS12832L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Unidade Curricular tem como objectivo fornecer referências teórico-práticas no âmbito do Design Editorial através da investigação e de metodologias aplicadas.
Estimular o aluno no âmbito do discurso visual e da narrative gráfica associada ao projecto de Design Editorial.
Explorar as capacidades de análise crítica e de domínio de concepção baseada em critérios funcionais e estéticos aplicados ao projecto editorial.
Potenciar as várias fases metodológicas com base em conceitos sustentados pela investigação aplicada ao Design Editorial
Dotar o aluno de conhecimentos que lhe permitam dar uma resposta no âmbito de um projecto de Design de Editorial visando a qualidade e criatividade de concepção.

Conteúdos Programáticos

1. A história do livro e da imprensa: A evolução do livro e o desenvolvimento da imprensa.
Os primeiros jornais e revistas.
2. Elementos Gráficos da página: Margens; Linhas de fluxo; Módulos; Colunas
3. Arquitectura Gráfica: Construção da grelha; Definição de margens; Espaço tipográfico; Espaço de Imagens
4. O design de revistas: Criação do layout para uma revista; Definição do format; Construção de grelha; Criação da página Mestra; Escolha tipográfica, folhas de estilo; Legibilidade e hierarquias de leitura
5. Paginação da Revista: Paginação das várias secções da revista; Criar ritmos de leitura; Desenvolver uma narrativa gráfica
6. Pré-impressão: Maquete; Protótipo; Arte final

Métodos de Ensino

As aulas serão estruturadas com base em projectos de investigação, onde será promovido o equilíbrio entre os novos media digitais e tos radicionais. Promovendo, conferências, seminários, workshops e grupos de discussão.
A avaliação contínua terá em conta: a assiduidade; participação nas actividades da aula; a evolução de conhecimentos e práticas com avaliações peródicas. A avaliação do final do semestre é o momento de apreciação geral do percurso do aluno baseado na sua capacidade de resposta, na qualidade de execução, da apresentação e oralidade.
Assiduidade:10 %;
Avaliação Intermédia: 50%;
Avaliação Final – 40%

Bibliografia

LEWIS, Angharad (2016). So You Want to Publish a Magazine? Inglaterra: Laurence King Publishing. APFELBAUM, Sue (2014). Designing the Editorial Experience: A Primer for Print, Web, and Mobile Rockport Publishers.
CALDWELL, Cath; ZAPPATERRA, (2014). Editorial Design: Digital and Print. Inlgaterra: Laurence King Publishing.
FRANCHI, Francesco (2013). Designing News: Changing the World of Editorial Design and Information Graphics. Gestalten
ZAPATERRA, Yolanda (2007). Art Direction and Editorial Design. Harry N. Abrams.
MÜLLER-BROCKMANN, J (1982). Sistemas de retículas. Barcelona: Gustavo Gili. SAMARA, TIMOTHY (2007). Grid, Construção e Desconstrução. São Paulo: Cosac Naify. ZAPATERRA, Yolanda (2008). Diseño Editorial. Barcelona: Gustavo Gili.
KUNZ, Willi (2003). Tipografia: macro y microestética. Barcelona: Gustavo Gili.

Equipa Docente