2023

Design de Mobiliário

Nome: Design de Mobiliário
Cód.: VIS12831L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

As aulas têm por objectivo fornecer referências teóricas e práticas no âmbito do design industrial com incidência na vertente do design de mobiliário utilizando-se recurso a exercícios práticos que reflictam as tecnologias mais utilizadas no sector. Pretende-se também desenvolver as capacidades de análise e de sentido crítico do aluno.
Competências
Dotar o aluno de uma base de conhecimentos teóricos relacionados com a história do design de mobiliário.
Incrementar as suas capacidades na concepção do projecto de design, considerando o domínio específico da tecnologia das indústrias do mobiliário.
Potenciar a qualidade das soluções encontradas pelo aluno ao nível dos pressupostos gerais em que assenta a prática metodológica, conceptual e operativa do design, na área específica do mobiliário.
O aluno deverá ficar dotado de capacidades que lhe permitam uma aproximação à realidade de trabalho no que respeita ao projecto vocacionado para o sector.
Comunicar, verbal e graficamente, o produto

Conteúdos Programáticos

CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA
Breve introdução teórica a casos paradigmáticos de mobiliário, no âmbito da História do Design. Referências de antropometria dirigidas ao mobiliário.
Contexto Tecnológico
Tecnologias associadas à produção de mobiliário. Tipos e processos de produção.
Análise de equipamentos e tipos de união para mobiliário: Tipologias principais;
Tipos de tratamentos superficiais principais materiais aplicados.
DESENVOLVIMENTO DE EXERCÍCIO PROJECTUAL
Desenvolvimento de um exercício projectual de mobiliário tendo em atenção as regras da antropometria. Produção de formas de representação bidimensional através de estudos à mão levantada, desenho rigoroso e imagens digitalizadas. Estudos de cor, texturas e grafismos.
Recorrer a modelos de simulação tridimensionais, como maquetes e modelos, no desenvolvimento do projecto;
Produção de protótipo ou modelo.

Métodos de Ensino

As aulas assentarão na partilha e discussão de conhecimentos com o aluno promovendo-se a introdução e o desenvolvimento das suas competências de investigação e de interpretação crítica de dados de apoio ao projecto, assim como o desenvolvimento de competências projectivas no modo de conciliação dos diferentes factores básicos que compõem o Design: estética, função, tecnologia, custos, cliente e ecologia. Lançamento e acompanhamento de um exercício de projecto de Design centrado na área da produção de sistemas de mobiliário. A avaliação é contínua sendo pontuada ao longo do semestre por aulas dedicadas a avaliações periódicas e, no final do semestre, pela avaliação final de resultados.
Assiduidade: 5%
Avaliação Intermédia: 40%
Trabalho Final: 55%

Bibliografia

Bürdek, B. E. (1994). Diseño. Historia, teoria y prática del diseño industrial. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S.A.
Colin, C. (2010). Question(s) design (1 ed.). Paris: Flammarion.
Klanten, R., Lovell, S., & Meyer, B. (Eds.). (2007). Furnish: Furniture and Interior Design for the 21st Century. Berlim: Die Gestalten Verlag GmbH & Co. KG.
PANERO, J. & ZELNIK, M. (2002) Dimensionamento humano para espaços interiores; um livro de consulta e referência para projectos, Barcelona, Editorial Gustavo Gili SA.
Lefteri, C. (2007). Making it. Manufacturing Tecniques for product design. London Laurence King Publishnig, Lda.
Thompson, R., & Thompson, M. (2013). The Manufacturing Guides_ Sustainable Materials Process and Production. London: Thames & Hudson.
Octopus. Schwarz, Christopher, (2007) ,Workbenches: From Design & Theory to Construction & Use, Popular Woodworking Books.