2023
Teoria e Métodos de Análise Musical
Nome: Teoria e Métodos de Análise Musical
Cód.: MUS12937D
9 ECTS
Duração: 30 semanas/234 horas
Área Científica:
Musicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Adquirir uma compreensão de conceitos chaves para a teoria e os métodos de análise musical ;
Adquirir uma compreensão da relação entre a teoria e a prática na música;
Estimular o interesse na capacidade de trabalhar de forma independente e em grupo;
Reflectir criticamente sobre a sua própria prática;
Apresentar ideias com clareza e saber comunicá-las de forma eficiente.
Adquirir uma compreensão da relação entre a teoria e a prática na música;
Estimular o interesse na capacidade de trabalhar de forma independente e em grupo;
Reflectir criticamente sobre a sua própria prática;
Apresentar ideias com clareza e saber comunicá-las de forma eficiente.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos podem mudar de um ano para outro de acordo com os interesses de investigação dos docentes, mas incluem alguns dos temas seguintes:
Abordagens formais à análise
Análise Schenkeriana
Abordagens psicológicas à análise
- Análise de interpretação musical gravada
Abordagens formais à análise
Análise Schenkeriana
Abordagens psicológicas à análise
- Análise de interpretação musical gravada
Métodos de Ensino
Nas aulas:
Seminários: Apresentação dos temas e conceitos principais.
Exercícios práticos: trabalhando com os alunos sobre exemplos seleccionados.
Pequeno grupo de ensino: os alunos formam pequenos grupos e trabalham juntos sob a supervisão do professor.
Equipamento de apoio: video projector, apresentações com o computador.
Avaliações
Os alunos podem escolher entre:
Avaliação contínua:
- Exercícios semanais (40%)
- Teste escrito de duas horas (40%)
- Trabalho escrito com uma extensão referential de 2000 palavras (20%)
Exame:
- Exame escrito de duas horas (80%)
- Trabalho escrito com uma extensão referencial de 2000 palavras (20%)
Seminários: Apresentação dos temas e conceitos principais.
Exercícios práticos: trabalhando com os alunos sobre exemplos seleccionados.
Pequeno grupo de ensino: os alunos formam pequenos grupos e trabalham juntos sob a supervisão do professor.
Equipamento de apoio: video projector, apresentações com o computador.
Avaliações
Os alunos podem escolher entre:
Avaliação contínua:
- Exercícios semanais (40%)
- Teste escrito de duas horas (40%)
- Trabalho escrito com uma extensão referential de 2000 palavras (20%)
Exame:
- Exame escrito de duas horas (80%)
- Trabalho escrito com uma extensão referencial de 2000 palavras (20%)
Bibliografia
COOK, N. (1994). A Guide to Musical Analysis. New York, Oxford: Oxford University Press.
COOK, N. (Ed.), (2009). The Cambridge Companion to Recorded Music. New York, Cambridge: Cambridge University Press.
CADWALLADER, A. & GAGNÉ, D. (2011). Analysis of Tonal Music. A Schenkerian Approach. New York, Oxford: Oxford University.
HASCHER, X., MONDHER, A. & BARDEZ, J.-M. Bardez (Eds). (2015). L'Analyse Musicale Aujourd'hui - Music Analysis Today. Sampzon: Éditions Delatour France, 2015
HANNINEN, D. A. (2012). A Theory of Music Analysis: On Segmentation and Associative Organization, Rochester, NY: University of Rochester Press.
LEECH-WILKINSON, D. (2009). The Changing Sound of Music: Approaches to Studying Recorded Musical Performance. London: CHARM.
http://www.charm.rhul.ac.uk/studies/chapters/intro.html
COOK, N. (Ed.), (2009). The Cambridge Companion to Recorded Music. New York, Cambridge: Cambridge University Press.
CADWALLADER, A. & GAGNÉ, D. (2011). Analysis of Tonal Music. A Schenkerian Approach. New York, Oxford: Oxford University.
HASCHER, X., MONDHER, A. & BARDEZ, J.-M. Bardez (Eds). (2015). L'Analyse Musicale Aujourd'hui - Music Analysis Today. Sampzon: Éditions Delatour France, 2015
HANNINEN, D. A. (2012). A Theory of Music Analysis: On Segmentation and Associative Organization, Rochester, NY: University of Rochester Press.
LEECH-WILKINSON, D. (2009). The Changing Sound of Music: Approaches to Studying Recorded Musical Performance. London: CHARM.
http://www.charm.rhul.ac.uk/studies/chapters/intro.html