2023

História do Teatro I

Nome: História do Teatro I
Cód.: ARC12573L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aquisição de instrumentos de reflexão metodológica e problematização da disciplina, para a compreensão da diversidade de objectos que a integram (da literatura dramática às práticas espectaculares) e das distintas vias de abordagem que solicitam.
Promoção do contacto dos discentes com fontes documentais e de referência deste campo disciplinar para enquadrar o seu trabalho aprofundado e autónomo.
Reconhecimento, numa perspectiva histórica, da linha de evolução que vai da problemática das origens à exemplaridade do teatro da Antiguidade Clássica e à sua reinvenção no Renascimento, passando pelas manifestações teatrais da Idade Média e ponderando as consequências do Classicismo na Europa.
Aquisição de quadros de referência da cultura teatral (contemplando o drama, o actor, o espaço e o tempo do teatro) relativamente aos períodos históricos em estudo.

Conteúdos Programáticos

1. Problemas de história do teatro e do espectáculo: metodologias de história do teatro, objecto de estudo e problemáticas da disciplina.
2. As teses sobre as origens do teatro e os contributos da sociologia e da antropologia.
3. O teatro na Antiguidade Clássica: Grécia e Roma.
4. Formas do teatro na Idade Média.
5. Teatro no Renascimento: da ‘invenção’ do teatro ao ‘mercado das máscaras’.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem assenta fundamentalmente no trabalho autónomo dos alunos, no confronto aprofundado com a bibliografia de referência e na sua articulação com os tempos lectivos de contacto. Estas são unidades teórico-práticas, dando lugar ao debate, à apresentação e exposição de problemas, ao aprofundamento de perspectivas, envolvendo assim os alunos de forma activa.
Trabalhos de investigação, resenhas e apresentações são estratégias a privilegiar para garantir o envolvimento dos alunos.
A avaliação visa aferir competências desenvolvidas e conhecimentos adquiridos, ponderando a sua operatividade. Em regime de avaliação contínua, o aluno deve apresentar regularmente resenhas e preparar apresentações e intervenções em contexto de aula, bem como provas de avaliação curtas, acompanhando a sequência do programa. Em regime de exame final, o aluno realiza uma prova escrita final. Caso a caso, podem ponderar-se soluções intermédias, a negociar com os alunos.

Bibliografia

Berthold, Margot
2000 História mundial do teatro. São Paulo, Perspectiva (original de 1968).
Brockett, O. G. & F. J. Hildy
1988 History of the theatre. Boston, Allyn and Bacon.
Castiajo, Isabel
2012 O teatro grego em contexto de representação. Coimbra, Imprensa da Universidade.
Ferreira, José Alberto
2014 Para estudar o teatro da Idade Média europeia. Évora, DAC, Materiais Pedagógicos.
2016 Para estudar o teatro no renascimento italiano. [O Quattrocento. A questão da tragédia. O mercado das máscaras]. Évora, DAC, Materiais Pedagógicos.
Fischer-Lichte, Erika
2004 History of european drama and theatre. Londres e Nova Iorque, Routledge [original 1990].
Molinari, Cesare
2010 História do teatro. Lisboa, Ed. 70.
Postlewait, Thomas & B. A. McConachie
1991 Interpreting the theatrical past. Iowa, Univ. of Iowa Press.
Wiles, David
2000 Greek theatre performance. An introduction. Cambridge / Nova Iorque, Cambridge U. P..
Zarrilli, Philip B., Bruce McConachie, Gary Jay Williams & Carol Fisher Sorgenfrei
2006 Theatre histories. An introduction. Londres e Nova Iorque, Routledge.

Equipa Docente