2025
   
    
    
    	
    				 			 			 			 			 			 	
    	
    	
	
	
   	        
	
			
		    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     			     
 	    		
	
	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     	
 	    
	
	   	                
	    	
    
    
    
    	
   	   
	
   	   	   	   
	   	
   	   	       	    
       	           	    	           	    	    			    		       						       	    	    	       						       	    	    		 
				    		 
			   	
    
    
    
    Processos Criativos e Novos Paradigmas II
	Nome: Processos Criativos e Novos Paradigmas II
      
      
	Cód.: VIS12794L
      
      
	3 ECTS
      
      
	Duração: 15 semanas/78 horas
      
      
	Área Científica:
	
	      
	      
	      	      	  		  	      	  		  	   	      	  	   			   
		  		  Artes Plásticas
	      	
      
      
	Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
      
            	        	  	   	        	  	   	        	  	   	        	  	   	              
      
	Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
      
                  
	Regime de Frequência: Presencial
      
      
      
            
            Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
		  		      Dotar as novas gerações de conhecimento vivencial e atualizado sobre Novos Paradigmas de Liderança (Empowering
Next Gen).
Expandir os horizontes em relação a Novos Palcos da Arte no Planeta.
Explorar abordagens Multidimensionais no âmbito dos Processos Criativos Evolucionários.
	  Next Gen).
Expandir os horizontes em relação a Novos Palcos da Arte no Planeta.
Explorar abordagens Multidimensionais no âmbito dos Processos Criativos Evolucionários.
Conteúdos Programáticos
		  		      Novos Paradigmas num Planeta em Mudança
Aprofundamento
Novos Paradigmas de Liderança
 Liderança para a Transformação Peter Merry
 Movimentos de Transição (Transition Network)
 Holocracia
Novos Palcos da Arte
 Arte Visionária em Eco-aldeias
 Arte Visionária em Festivais
Processos Criativos num Planeta em Mudança
Aprofundamento
Processos Criativos e Múltiplos Níveis de Consciência
 Percepção e Matriz AQAL (Ken Wilber)
 Múltiplas Perspectivas
 Os Níveis de Desenvolvimento Cultural
Spiral Dynamics Evolução em Espiral
	  Aprofundamento
Novos Paradigmas de Liderança
 Liderança para a Transformação Peter Merry
 Movimentos de Transição (Transition Network)
 Holocracia
Novos Palcos da Arte
 Arte Visionária em Eco-aldeias
 Arte Visionária em Festivais
Processos Criativos num Planeta em Mudança
Aprofundamento
Processos Criativos e Múltiplos Níveis de Consciência
 Percepção e Matriz AQAL (Ken Wilber)
 Múltiplas Perspectivas
 Os Níveis de Desenvolvimento Cultural
Spiral Dynamics Evolução em Espiral
Métodos de Ensino
		  		      Haverá uma articulação estreita entre a Descoberta de Novos Paradigmas para o Desenvolvimento Pessoal,
Social e Sistémico e a respectiva Experimentação Prática. Os alunos serão incentivados a desenvolverem uma
atitude pró-ativa, participativa e experimental através de exercícios e de práticas criativas regulares.
A avaliação é continua, realizada nas aulas, ao longo do semestre, através da apresentação de exercícios criativos
regulares, da pró-atividade e da apresentação de um Projeto no final do Semestre e da elaboração de 1
DIÁRIO DE BORDO contendo um estudo reflexivo aprofundado sobre o percurso realizado no âmbito desta Unidade
Curricular.
Durante o semestre existirão provas de avaliação contínua e uma prova final. Na avaliação final os alunos são
avaliados por um júri composto pelo docente da disciplina e outros docentes do curso, que apreciará globalmente
o trabalho desenvolvido e atribuindo uma classificação final quantitativa.
Época Normal (avaliação contínua + avaliação final)
Nota de Avaliação Contínua (60%)
- 50% assiduidade
- 50% exercícios práticos sob a forma de pequenos circuitos (feitos em aula)
Nota de Avaliação Final (40%)
- Avaliação de Júri.
	  Social e Sistémico e a respectiva Experimentação Prática. Os alunos serão incentivados a desenvolverem uma
atitude pró-ativa, participativa e experimental através de exercícios e de práticas criativas regulares.
A avaliação é continua, realizada nas aulas, ao longo do semestre, através da apresentação de exercícios criativos
regulares, da pró-atividade e da apresentação de um Projeto no final do Semestre e da elaboração de 1
DIÁRIO DE BORDO contendo um estudo reflexivo aprofundado sobre o percurso realizado no âmbito desta Unidade
Curricular.
Durante o semestre existirão provas de avaliação contínua e uma prova final. Na avaliação final os alunos são
avaliados por um júri composto pelo docente da disciplina e outros docentes do curso, que apreciará globalmente
o trabalho desenvolvido e atribuindo uma classificação final quantitativa.
Época Normal (avaliação contínua + avaliação final)
Nota de Avaliação Contínua (60%)
- 50% assiduidade
- 50% exercícios práticos sob a forma de pequenos circuitos (feitos em aula)
Nota de Avaliação Final (40%)
- Avaliação de Júri.
Bibliografia
		  		      COMBS, Allan Art and the Evolution of Consciousness, Eros & Kosmos Online Magazine
http://eroskosmos.org/english/art-and-evolution-of-consciousness/
GOSWAMI, Amit PhD (2014), Quantum Creativity, Hay House.
GREY, Alex (2001), The Mission of Art.
LALOUX, Frederic (2016), Reinventing Organizations  An Illustrated Invitation to join the Conversation on Next-Stage Organizations, Milton Keynes: Nelson Parker.
MERRY, Peter (2013), Evolutionary Leadership  Integral Leadership for an Increasingly Complex World, Kindle Edition, Integral Publishers.
SAGE, Amanda (2013) Visionary and Interdimensional Art
http://inspirationfeed.com/inspiration/illustrations/visionary-and-interdimensional-art-by-amanda-sage/
SOARES, Paula (2007), Criatividade e Consciência para o Século 21: Uma Poética da Alma
http://hdl.handle.net/10174/1330
	  http://eroskosmos.org/english/art-and-evolution-of-consciousness/
GOSWAMI, Amit PhD (2014), Quantum Creativity, Hay House.
GREY, Alex (2001), The Mission of Art.
LALOUX, Frederic (2016), Reinventing Organizations  An Illustrated Invitation to join the Conversation on Next-Stage Organizations, Milton Keynes: Nelson Parker.
MERRY, Peter (2013), Evolutionary Leadership  Integral Leadership for an Increasingly Complex World, Kindle Edition, Integral Publishers.
SAGE, Amanda (2013) Visionary and Interdimensional Art
http://inspirationfeed.com/inspiration/illustrations/visionary-and-interdimensional-art-by-amanda-sage/
SOARES, Paula (2007), Criatividade e Consciência para o Século 21: Uma Poética da Alma
http://hdl.handle.net/10174/1330
Equipa Docente
- Paula Maria Gonçalves Soares [responsável]
 
            
    
    
      
            
    
    
      
            
    
    
      
            
    
    
      
            
    
    
      
            
    
    
      
            
    
    
      
            
    
    
      
            
    
    
      
            
    
    
      
            
    
    
      