2024
Processos Criativos e Novos Paradigmas I
Nome: Processos Criativos e Novos Paradigmas I
Cód.: VIS12781L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Dotar as Novas Gerações de alunos de conhecimento vivencial e actualizado sobre Novos Paradigmas na Educação.
Aquisição de Competências de Ampliação de Horizontes em relação a Novos Palcos da Arte no Planeta.
Explorar e Integrar Múltiplas Perspectivas e Abordagens Multidimensionais no âmbito do Desenvolvimento de
Processos Criativos.
Aquisição de Competências de Ampliação de Horizontes em relação a Novos Palcos da Arte no Planeta.
Explorar e Integrar Múltiplas Perspectivas e Abordagens Multidimensionais no âmbito do Desenvolvimento de
Processos Criativos.
Conteúdos Programáticos
Novos Paradigmas num Planeta em Mudança
Introdução
Novos Paradigmas na Educação
Educação Vivencial
Educação centrada nos alunos (Student Centered Education)
Ken Robinson, Changing Education Paradigms
Novos Palcos da Arte
Performances Planetárias
Arte Urbana Visionária
Processos Criativos num Planeta em Mudança
Introdução
Processos Criativos e Múltiplos Níveis de Consciência
Processos Criativos e Relações Multidimensionais
Poetics of the Soul - Criador - Obra-Espelho - Perceptor
Percepção e Matriz AQAL (Ken Wilber)
Múltiplas Perspectivas
Os Quadrantes
As Linhas de Desenvolvimento Inteligências Múltiplas
Introdução
Novos Paradigmas na Educação
Educação Vivencial
Educação centrada nos alunos (Student Centered Education)
Ken Robinson, Changing Education Paradigms
Novos Palcos da Arte
Performances Planetárias
Arte Urbana Visionária
Processos Criativos num Planeta em Mudança
Introdução
Processos Criativos e Múltiplos Níveis de Consciência
Processos Criativos e Relações Multidimensionais
Poetics of the Soul - Criador - Obra-Espelho - Perceptor
Percepção e Matriz AQAL (Ken Wilber)
Múltiplas Perspectivas
Os Quadrantes
As Linhas de Desenvolvimento Inteligências Múltiplas
Métodos de Ensino
Haverá uma articulação estreita entre a Descoberta de Novos Paradigmas para o Desenvolvimento Pessoal,
Social e Sistémico e a respectiva Experimentação Prática. Os alunos serão incentivados a desenvolverem uma
attitude pró-activa, participativa e experimental através de exercícios e de práticas criativas regulares.
A avaliação é continua, realizada nas aulas, ao longo do semestre, através da apresentação de exercícios criativos
regulares, da pró-atividade e da apresentação de um Projeto no final do Semestre e da elaboração de 1
DIÁRIO DE BORDO contendo um estudo reflexivo aprofundado sobre o percurso realizado no âmbito desta Unidade
Curricular.
Durante o semestre existirão provas de avaliação contínua e uma prova final. Na avaliação final os alunos são
avaliados por um júri composto pelo docente da disciplina e outros docentes do curso, que apreciará globalmente
o trabalho desenvolvido e atribuindo uma classificação final quantitativa.
Época Normal (avaliação contínua + avaliação final)
Nota de Avaliação Contínua (60%)
- 50% assiduidade
- 50% exercícios práticos sob a forma de pequenos circuitos (feitos em aula)
Nota de Avaliação Final (40%)
- Avaliação de Júri (equivale a Exame Final).
Social e Sistémico e a respectiva Experimentação Prática. Os alunos serão incentivados a desenvolverem uma
attitude pró-activa, participativa e experimental através de exercícios e de práticas criativas regulares.
A avaliação é continua, realizada nas aulas, ao longo do semestre, através da apresentação de exercícios criativos
regulares, da pró-atividade e da apresentação de um Projeto no final do Semestre e da elaboração de 1
DIÁRIO DE BORDO contendo um estudo reflexivo aprofundado sobre o percurso realizado no âmbito desta Unidade
Curricular.
Durante o semestre existirão provas de avaliação contínua e uma prova final. Na avaliação final os alunos são
avaliados por um júri composto pelo docente da disciplina e outros docentes do curso, que apreciará globalmente
o trabalho desenvolvido e atribuindo uma classificação final quantitativa.
Época Normal (avaliação contínua + avaliação final)
Nota de Avaliação Contínua (60%)
- 50% assiduidade
- 50% exercícios práticos sob a forma de pequenos circuitos (feitos em aula)
Nota de Avaliação Final (40%)
- Avaliação de Júri (equivale a Exame Final).
Bibliografia
Combs, Allan Art and the Evolution of Consciousness, Eros & Kosmos Online Magazine
http://eroskosmos.org/english/art-and-evolution-of-consciousness/
DIÁRIOS DE BORDO INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PÓLO DOS LEÕES
http://arte-y-consciencia.blogspot.pt/2010/07/inteligencias-multiplas-diarios-de.html
Esbjorn-Hargen. Sean An Overview of Integral Theory An All-Inclusive Framework for the 21st Century,
http://integraleurope.org/wp-content/uploads/2013/05/IT_3-2-2009.pdf
Robinson, K.(2010). Changing Education Paradigms. https://www.youtube.com/watch?v=zDZFcDGpL4U
Soares, P. (2007). Criatividade e Consciência para o Século 21: Uma Poética da Alma
http://hdl.handle.net/10174/1330
Wilberg, K. (1999). In the Eye of the Artist in The Collected Works of Ken Wilber, vol. 4. Boston and London:
Shambhala, pp. 371-381.
Williams, R.; Newton, J. (2007). Visual Communication . Integrating Media, Art and Science.
http://eroskosmos.org/english/art-and-evolution-of-consciousness/
DIÁRIOS DE BORDO INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PÓLO DOS LEÕES
http://arte-y-consciencia.blogspot.pt/2010/07/inteligencias-multiplas-diarios-de.html
Esbjorn-Hargen. Sean An Overview of Integral Theory An All-Inclusive Framework for the 21st Century,
http://integraleurope.org/wp-content/uploads/2013/05/IT_3-2-2009.pdf
Robinson, K.(2010). Changing Education Paradigms. https://www.youtube.com/watch?v=zDZFcDGpL4U
Soares, P. (2007). Criatividade e Consciência para o Século 21: Uma Poética da Alma
http://hdl.handle.net/10174/1330
Wilberg, K. (1999). In the Eye of the Artist in The Collected Works of Ken Wilber, vol. 4. Boston and London:
Shambhala, pp. 371-381.
Williams, R.; Newton, J. (2007). Visual Communication . Integrating Media, Art and Science.
Equipa Docente
- Paula Maria Gonçalves Soares [responsável]