2023
Metodologia da Prática Profissional II
Nome: Metodologia da Prática Profissional II
Cód.: VIS12772L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arte Multimédia, Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Globalmente facultar aos alunos
§ Informação, estudo e experiência que os auxiliem a organizarem-se de um modo determinado o método
visando um conjunto de conhecimentos, capacidades e competências, que podem ser directamente aplicados,
ao longo da vida profissional, na concretização do trabalho, com vantagens operacionais e competitivas.
Objectivos específicos
- Estudar os aspectos operacionais e financeiros.
- Desenvolver competências nos domínios do cálculo de honorários e da orçamentação.
- Estudar a gestão de recursos humanos e tecnológicos, indispensáveis ao correcto desenvolvimento de um
projecto.
- Estudar a expressão da identidade, a sua tradução em imagem e os recursos indispensáveis à sua correcta
implementação.
- Desenvolver aptidões na divulgação e afirmação da imagem e na aplicação da transversalidade e multidisciplinaridade
de saberes necessários.
- Desenvolver aptidões na constituição de equipas de trabalho e na coordenação e aplicação da transversalidade
e multidisciplinaridade de saberes necessários.
- Estudar os aspectos que regulam e protegem as autorias.
- Simulação de práticas de trabalho em organizações.
§ Informação, estudo e experiência que os auxiliem a organizarem-se de um modo determinado o método
visando um conjunto de conhecimentos, capacidades e competências, que podem ser directamente aplicados,
ao longo da vida profissional, na concretização do trabalho, com vantagens operacionais e competitivas.
Objectivos específicos
- Estudar os aspectos operacionais e financeiros.
- Desenvolver competências nos domínios do cálculo de honorários e da orçamentação.
- Estudar a gestão de recursos humanos e tecnológicos, indispensáveis ao correcto desenvolvimento de um
projecto.
- Estudar a expressão da identidade, a sua tradução em imagem e os recursos indispensáveis à sua correcta
implementação.
- Desenvolver aptidões na divulgação e afirmação da imagem e na aplicação da transversalidade e multidisciplinaridade
de saberes necessários.
- Desenvolver aptidões na constituição de equipas de trabalho e na coordenação e aplicação da transversalidade
e multidisciplinaridade de saberes necessários.
- Estudar os aspectos que regulam e protegem as autorias.
- Simulação de práticas de trabalho em organizações.
Conteúdos Programáticos
Concepção e apresentação de projectos
- Estudo de casos paradigmáticos.
- Métodos de projecto:
Identificação e análise;
Planear, projectar e testar;
Construir e executar;
Transaccionar;
Análise de resultados.
- Gestão e produção de baixos e médios orçamentos.
- Coordenação de equipas de trabalho.
Suportes de comunicação
- Curriculum.
- Portefólio.
- Sitio.
Recurso à simulação de casos concretos
- Enquadramento geral das problemáticas definidas.
- Diagnóstico estratégico SWOT.
- Produção:
Pré-Produção;
Produção;
Pós-Produção
Desenvolvimento orientado de projectos de raiz com sustentação organizacional (empresa fictícia)
- Adequação organizacional de suporte ao projecto:
Individuais.
Colectivas.
- Aspectos e implicações legais:
Societários;
Fiscais;
Contratações.
- Plano de Negócios.
- Implementação.
Titularidade do direito de autor
- Carácter pessoal.
- Carácter patrimonial.
- Transmissão e oneração.
- Estudo de casos paradigmáticos.
- Métodos de projecto:
Identificação e análise;
Planear, projectar e testar;
Construir e executar;
Transaccionar;
Análise de resultados.
- Gestão e produção de baixos e médios orçamentos.
- Coordenação de equipas de trabalho.
Suportes de comunicação
- Curriculum.
- Portefólio.
- Sitio.
Recurso à simulação de casos concretos
- Enquadramento geral das problemáticas definidas.
- Diagnóstico estratégico SWOT.
- Produção:
Pré-Produção;
Produção;
Pós-Produção
Desenvolvimento orientado de projectos de raiz com sustentação organizacional (empresa fictícia)
- Adequação organizacional de suporte ao projecto:
Individuais.
Colectivas.
- Aspectos e implicações legais:
Societários;
Fiscais;
Contratações.
- Plano de Negócios.
- Implementação.
Titularidade do direito de autor
- Carácter pessoal.
- Carácter patrimonial.
- Transmissão e oneração.
Métodos de Ensino
As aulas serão ministradas através de exposição teórica e exercitação prática assente em modelos de simulação,
próximos da realidade.
A representação e a invenção são desenvolvidas através de ensaios conceptuais e compositivos, implementando
as capacidades criativas e expressivas dos alunos.
Pratica-se uma lógica de ensino-aprendizagem centrada na actividade do aluno, usando como base a realização
de trabalhos práticos com a finalidade de promover a aprendizagem activa, permitindo aos alunos construir
o seu método de trabalho e estudo.
Procura-se a ancoragem em conteúdos fundamentais motivando um percurso da intuição à consciência. Este
acento tónico no desenvolvimento pessoal do aluno e na construção da sua própria síntese, obriga a que o
ensino se referencie aos seus tempos e ritmos de desenvolvimento.
A avaliação é contínua, mediante análise crítica dos trabalhos e da performance dos alunos, fechada em ciclos
com exercícios cuja nota contribui evolutivamente para a nota proposta. Os critérios são: qualidade final do
trabalho 40%; avaliação intermédia subdividida em dois itens evolução 30%, e desenvolvimento e comunicação
20%; assiduidade 10%.
próximos da realidade.
A representação e a invenção são desenvolvidas através de ensaios conceptuais e compositivos, implementando
as capacidades criativas e expressivas dos alunos.
Pratica-se uma lógica de ensino-aprendizagem centrada na actividade do aluno, usando como base a realização
de trabalhos práticos com a finalidade de promover a aprendizagem activa, permitindo aos alunos construir
o seu método de trabalho e estudo.
Procura-se a ancoragem em conteúdos fundamentais motivando um percurso da intuição à consciência. Este
acento tónico no desenvolvimento pessoal do aluno e na construção da sua própria síntese, obriga a que o
ensino se referencie aos seus tempos e ritmos de desenvolvimento.
A avaliação é contínua, mediante análise crítica dos trabalhos e da performance dos alunos, fechada em ciclos
com exercícios cuja nota contribui evolutivamente para a nota proposta. Os critérios são: qualidade final do
trabalho 40%; avaliação intermédia subdividida em dois itens evolução 30%, e desenvolvimento e comunicação
20%; assiduidade 10%.
Bibliografia
Bertrand, Y. ; Guillemet, P. ; Matos, D. (1998). Organizações: Uma abordagem sistémica. Lisboa: Instituto Piaget.
Cardoso, L. (2003). Gestão Estratégica das Organizações. Lisboa: Editorial Verbo.
Hooper, A. ; Potter, J. (2005). Criar a Paixão pela Mudança. Lisboa: Actual Editora.
Loureiro, J. L. (2009). Inteligência de Projecto. Évora: UÉ-DAV (repositório científico da UÉ).
Leitão, N. (2006). Elaboração do Plano de Negócios Compilação de Artigos. Lisboa: UCP.
Oliveira, P. (2006). Gestão da Inovação Compilação de Artigos. Lisboa: UCP.
Poli, F. (s.d.). Producción Artística Y Mercado. Colección Punto y Línea. Editorial Gustavo Gili
Código Comercial
Código das Sociedades Comerciais
Código Cooperativo
(Caso tenham dificuldade na consulta da bibliografia, poderão solicitá-la ao docente pois este dispõe da maior
parte dos títulos referidos)
Cardoso, L. (2003). Gestão Estratégica das Organizações. Lisboa: Editorial Verbo.
Hooper, A. ; Potter, J. (2005). Criar a Paixão pela Mudança. Lisboa: Actual Editora.
Loureiro, J. L. (2009). Inteligência de Projecto. Évora: UÉ-DAV (repositório científico da UÉ).
Leitão, N. (2006). Elaboração do Plano de Negócios Compilação de Artigos. Lisboa: UCP.
Oliveira, P. (2006). Gestão da Inovação Compilação de Artigos. Lisboa: UCP.
Poli, F. (s.d.). Producción Artística Y Mercado. Colección Punto y Línea. Editorial Gustavo Gili
Código Comercial
Código das Sociedades Comerciais
Código Cooperativo
(Caso tenham dificuldade na consulta da bibliografia, poderão solicitá-la ao docente pois este dispõe da maior
parte dos títulos referidos)
Equipa Docente
- Susana Mendes Costa da Silva [responsável]