2023

Estudos de Arte e dos Media I

Nome: Estudos de Arte e dos Media I
Cód.: VIS12760L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arte Multimédia, Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos tomem conhecimento de discussões, debates e problemáticas atuais acerca das
lógicas e dinâmicas da criação cultural e artística, e compreendam a evolução que sofreram nas últimas décadas
os contextos e as dinâmicas implícitas aos mundos da arte, identificando autores de referência e propostas
teóricas da sociologia da arte, da teoria da arte, da estética e seus cruzamentos e especificidades. Neste âmbito,
e tendo por baliza temporal a passagem da arte moderna para a arte contemporânea e os respectivos mecanismos
de pensamento artístico, são fundamentais questões como a especificidade da criação contemporânea,
bem como a multiplicidade, pluralidade e contaminação que a caracterizam. Fornece-se aos alunos um conjunto
de ferramentas analíticas que possibilitem desenvolver uma perspectiva crítica acerca das propostas e especificidades
da arte e dos artistas, nas suas continuidades e diferenças. Faz-se uma introdução ao universo criativo
de artistas fundamentais.

Conteúdos Programáticos

- O Que é a Arte? Delimitações e lógicas de pertencente à categoria de arte.
Da ideia de “transcendência da arte” à pergunta, “mas quem criou os criadores?” : leituras da estética e leituras
da sociologia.
- Vanguardas e novos media na primeira metade do século XX: estratégias de criação.
- Arte moderna e especificidade do medium segundo Clement Greenberg.
- Segundas vanguardas dos anos 60 e 70 e a transformação das práticas artísticas.
- Recusa da forma como finalidade estética, desmaterialização objecto e “arte intermedia”.
- O “campo alargado” da criação artística segundo Rosalind Krauss.
- Modernismo, pós-modernismo e “o impulso alegórico” segundo Craig Owens.
- Arte Contemporânea, “Ruptura ontológica” e “condição pós-medium”.

Métodos de Ensino

O programa consiste em exercícios, exposições teóricas dos conteúdos e visitas de estudo. A avaliação é contínua tendo em conta: assiduidade; empenho; criatividade; evolução, e; domínio de conhecimentos. Terão lugar provas de avaliação contínua e uma final avaliada por um júri composto pelo docente da disciplina e docentes do curso.

Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.

1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.
– Classificação Final: soma de a), b) e c).

2. AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
– Classificação Final: soma de a) e b).

Bibliografia

Barrett, Terry (2017) Why Is That Art?: Aesthetics and Criticism of Contemporary Art, Oxford University Press.
Bourdieu, P. (1996) As regras da arte. Génese e estrutura do campo literário. Lisboa, Presença.
Dixon, Steve (2015) Digital Performance: A History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Installation, Leonardo Book Series.
Heinich, N. (1999) Pour en finir avec la querelle de l'art contemporain. Paris, L'Echoppe.
Hobbs, Robert (2020) Robert Motherwell, Abstraction, and Philosophy (Routledge Focus on Art History and Visual Studies), Routledge.
Janevski, Ana, Roxana Marcoci, et al. (ed.) (2018) Art and Theory of Post-1989 Central and Eastern Europe, MoMA Primary Documents.
Kholeif, Omar (ed.) (2015) Moving Image. Documents of Contemporary Art, Whitechapel.
Krauss, R. (2000) A Voyage on the North Sea. Art in the Age of the Post-Medium Condition. London: Thames & Hudson.
Reiss, Julie (ed.) (2019) Art, Theory and Practice in the the Anthropocene, USA, Vernon Press.

Equipa Docente