2024
Artes Plásticas I
Nome: Artes Plásticas I
Cód.: VIS12748L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação,
análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade
e de modelos referenciais.
A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de iniciação e
adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística.
a. Capacidade de analisar imagens e identificar o significado dos conceitos abordados;
b. Saber interpretar e reinterpretar as referências, os processos e métodos;
c. Formular ideias de uma forma articulada;
d. Saber distinguir os processos e métodos explorados;
e. Desenvolver a capacidade operativa e de exploração dos diferentes suportes e instrumentos;
f. Desenvolver a capacidade de análise e de síntese;
g. Utilizar adequadamente o vocabulário das artes plásticas;
h. Saber argumentar e defender o seu trabalho;
i. Estimular a autonomia reflexiva, técnica e criativa.
análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade
e de modelos referenciais.
A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de iniciação e
adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística.
a. Capacidade de analisar imagens e identificar o significado dos conceitos abordados;
b. Saber interpretar e reinterpretar as referências, os processos e métodos;
c. Formular ideias de uma forma articulada;
d. Saber distinguir os processos e métodos explorados;
e. Desenvolver a capacidade operativa e de exploração dos diferentes suportes e instrumentos;
f. Desenvolver a capacidade de análise e de síntese;
g. Utilizar adequadamente o vocabulário das artes plásticas;
h. Saber argumentar e defender o seu trabalho;
i. Estimular a autonomia reflexiva, técnica e criativa.
Conteúdos Programáticos
Os conhecimentos, aptidões e competências a alcançar desenvolvem-se num patamar de iniciação e vão refletir
o grau de aprendizagem, cuja estratégia pedagógica incide sobre as áreas da pintura e da escultura.
Os discentes trabalharão matéria e técnicas diversas para a obtenção de objetos de pintura e de escultura, de
acordo com os conteúdos programáticos:
. Introdução às técnicas, suportes, formas e conteúdos, representação e abstração, aos meios operativos materiais
e conceptuais, ao papel da pintura e da escultura através da história da arte;
- Cor; composição e superfícies pictórica e escultórica e características do espaço por elas criado); velatura,
Grisaille; tramas; luminosidade; espaço negativo e espaço positivo; cheios e vazios; movimento; volumetria e
cenografia da representação; efeito secundário conceptual da utilização da pintura sobre objecto; forma; côncavos/
convexos; contorno; tensão/deformação; proporção; partes/todo; peso; escala; estabilidade; estrutura;
função.
o grau de aprendizagem, cuja estratégia pedagógica incide sobre as áreas da pintura e da escultura.
Os discentes trabalharão matéria e técnicas diversas para a obtenção de objetos de pintura e de escultura, de
acordo com os conteúdos programáticos:
. Introdução às técnicas, suportes, formas e conteúdos, representação e abstração, aos meios operativos materiais
e conceptuais, ao papel da pintura e da escultura através da história da arte;
- Cor; composição e superfícies pictórica e escultórica e características do espaço por elas criado); velatura,
Grisaille; tramas; luminosidade; espaço negativo e espaço positivo; cheios e vazios; movimento; volumetria e
cenografia da representação; efeito secundário conceptual da utilização da pintura sobre objecto; forma; côncavos/
convexos; contorno; tensão/deformação; proporção; partes/todo; peso; escala; estabilidade; estrutura;
função.
Métodos de Ensino
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou de Avaliação Final.
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta resulta da
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta resulta da
Bibliografia
Albers, J. (1982). La interacción del color. Madrid: Alianza Editorial.
Baudry, M.Therèse. (2000). La Sculpture: méthode et vocabulaire. Paris: Imprimerie Nationale.
Causey, Andrew (1998). Sculpture Since 1945. Oxford: Oxford History of Art.
Cage, J. (2000). Colour and Meaning: Art, Science and Symbolism. Oakland: University of California Press.
Elkins, J. (1999). What Painting is. London: Routledge.
Pedrosa, Adriano (2009). Vitamin 3-D : New Perspectives in Sculpture and Installation. England: Phaidon Press.
Schodek, Daniel (1993). Structure in Sculpture. Londres: The Mit Press Cambridge, London.
Sabino, Isabel, coord (2014), And painting : A pintura contemporânea em questão. Lisboa (BGUÉ).
Goetz, Ingvild, Jansen, Gregor, Urbaschek, Stephan (2007), Imagination becomes reality : an exhibition on the expanded concept of painting. ZKM: Karlsruhe ( BGUÉ).
Mayer, Ralph (1999) Manual do artista : de técnicas e materiais, São Paulo : Martins Fontes, 1999 ( BGUÉ).
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Pedrosa, Adriano (2009). Vitamin 3-D : New Perspectives in Sculpture and Installation. England: Phaidon Press.
Schodek, Daniel (1993). Structure in Sculpture. Londres: The Mit Press Cambridge, London.
Sabino, Isabel, coord (2014), And painting : A pintura contemporânea em questão. Lisboa (BGUÉ).
Goetz, Ingvild, Jansen, Gregor, Urbaschek, Stephan (2007), Imagination becomes reality : an exhibition on the expanded concept of painting. ZKM: Karlsruhe ( BGUÉ).
Mayer, Ralph (1999) Manual do artista : de técnicas e materiais, São Paulo : Martins Fontes, 1999 ( BGUÉ).